OS LIVROS DE I e II REIS.
A primeira metade do livro I Reis relata a vida de Salomão. Sob sua liderança, Israel chegou ao ápice de sua glória. A fama e o respeito do mundo da época se fizeram sentir no reinado de Salomão. A opulência dos seus palácios, o magnífico templo edificado em Jerusalém, os cavalos e seus fabulosos estábulos, bem assim como todo esplendor de sua vida palaciana tiveram repercussão internacional.
Com o passar dos anos, a devoção de Salomão ao Deus de seu pai Davi, foi diminuindo. Suas mulheres perverteram o seu coração para aceitar o culto a outros deuses. Estabeleceu-se o culto idolatra, importante nas nações vizinhas, com as quais Salomão havia se aparentado, casou-se com mulheres estrangeiras (hetéias, cananéias, fenícias, edomitas, moabitas, amomitas, etc). Como conseqüência de sua apostasia, seu filho imaturo promove a divisão do reino de Israel em dois: Judá ao sul (com dois reinos), e Israel ao norte (com 10 tribos). A partir de então o livro prossegue narrando os reinados da coroa da casa de Davi (Judá e Jerusalém capital) e as dinastias do reino do norte, Israel (tendo Samaria como capital).
O TÍTULO DO LIVRO:
O nome hebraico foi originalmente extraído da primeira palavra do livro (1:1): “sendo o rei” ou “Vehamelech”.
A Septuaginta (Nossa Bíblia Cristã Evangélica), dividiu o livro no meio da história de Acazias, transformando-o em dois livros.
O livro de Samuel foi denominado “O primeiro e o Segundo Reinados”
e os livros de I e II Reis formam o “Terceiro e Quarto Reinados”.
É bem possível que essa divisão na tradução para o grego se dava ao fato de se gastar mais rolos de escrita grega do que na hebraica.
O LIVRO DE II REIS:
O livro de II Reis continua a narração de tragédias históricas do reino fracionado de Israel em franca descida, caminhando para o cativeiro. O autor conta as histórias dos monarcas de ambas às nações, ora falando acerca de Judá, ora falando acerca de Israel.
Israel foi governado por 19 reis que foram maus e levaram o país ao cativeiro assírio. Em Judá, entretanto, surgiram alguns reis piedosos que consertavam os males feitos por seus antecessores. Finalmente o pecado se impõe à justiça, Judá também vai para o cativeiro em Babilônia.
O AUTOR DE I REIS:
O autor de I e II Reis é desconhecido, mais as evidências apóiam a tradução do Talmude de que I e II Reis foram escritos por Jeremias. O autor claramente um historiador ou profeta, conforme se percebe na exposição profética da apostasia do povo de Israel. Em ambos os livros há ênfase ao julgamento de Deus sobre a idolatria e a imoralidade. O estilo é bem semelhante ao livro do profeta Jeremias.
A frase “até o dia de hoje” (I Re 8:8) presume um tempo de autoria anterior ao cativeiro babilônico (586 A/C). Os últimos dois capítulos do livro de II Reis foram escritos após o cativeiro, provavelmente por um judeu cativo na Babilônia. Fica evidente que a maior parte de I e II Reis foi escrita antes de 586 A/C, por um copilador que teve acesso a diversos documentos históricos.
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