Conhece os Factores de risco da depressão?
A depressão pode afetar qualquer pessoa em qualquer momento. Enquanto alguns factores de risco estão associados com risco aumentado de depressão, as pessoas que sofrem de depressão podem sofrer de diferentes tipos de depressão e até mesmo exibir diferentes sinais e sintomas, dependendo do sexo, idade, e grupos étnicos e culturais.
A maioria das pessoas assume que os problemas pessoais são as causas da depressão. No entanto a depressão é muitas vezes causada pela mistura de acontecimentos recentes e outros fatores de risco de longo prazo ou pessoais.
Pesquisas indicam que factores como dificuldades em curso, tais como desemprego de longa duração ou o facto de estar num relacionamento abusivo ou indiferente, são mais propensos a causar depressão do que eventos stressantes recentes.
Factores de risco da Depressão:
1. Historial da Família Ter um membro da família com depressão aumenta o risco de desenvolver depressão. Outras doenças mentais como alcoolismo em membros da família, também podem aumentar o risco de depressão.
2. Experiências traumáticas em criança Traumas como a perda de um dos pais antes da adolescência, negligência infantil, abuso físico, ou emocional, e o divórcio dos pais são todos ligados ao aumento do risco de depressão em adultos.
3. Stress Eventos de vida negativos, como o divórcio, a perda de um ente querido, perda de emprego, uma relação difícil, um problema financeiro, ou qualquer mudança nos padrões de vida stressante (seja indesejável ou desejado) estão associados a depressão.
4. Não ter apoio suficiente Quando se trata de saúde física e mental é bom ter amigos e família por perto quando você precisar deles. Não ter apoio suficiente é um fator de risco de depressão.
5. Abuso de álcool, drogas ou nicotina. As pessoas com depressão muitas vezes utilizam drogas e álcool para se sentir melhor, mas o abuso dessas substâncias pode aumentar o risco de depressão. Especialistas acham que o abuso de drogas pode diminuir a capacidade do cérebro de lidar com o stress, tornando-o mais vulnerável à depressão.
6. Viver na cidade A depressão é maior na população urbana do que na população rural. De fato, um estudo descobriu que a depressão era duas vezes mais comum entre os moradores da cidade do que entre aqueles que viviam em áreas rurais.
7. Estado Civil A depressão é maior entre pessoas divorciadas e separadas. Pessoas que vivem sozinhas têm taxas mais probabilidade de depressão do que aqueles que vivem com outras pessoas.
8. Personalidade Preocupações, perfeccionismo, sensível a críticas pessoais, auto critico, timidez e baixa auto-estima são factores de risco que podem levar a depressão.
9. Desemprego Pesquisas mostram que as pessoas desempregadas há seis meses ou mais nos últimos cinco anos tiveram uma taxa de depressão três vezes maior do que a população em geral.
10. Ser mulher As mulheres são 70% mais propensas do que os homens de ter depressão durante a sua vida, e para as mulheres entre os 25 e 44 anos, o risco é ainda maior. Especialistas acreditam que isso se deve a uma combinação de alterações hormonais, problemas sociais e culturais que afetam as mulheres, e acrescentou o stress do trabalho, e cuidados paternais.
11. Medicamentos Muitos tipos de medicamentos podem causar depressão e ansiedade
12. Doenças Certas doenças são associadas à depressão, como tireoide, anemia, desequilíbrios hormonais, traumatismos cerebrais, infecções virais cronicas, cancro e doenças cardíacas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário