O que significa sacerdote?
Primeiramente separaremos a história em três momentos: O primeiro momento é o tempo antes de Moisés e da saída do povo israelita do Egito. Nesse tempo, [antes de Deus ter dado ao povo uma lei escrita], a Bíblia menciona que já havia sacerdotes, mas com poucos detalhes.
“Porque este Melquisedeque, rei de Salém, sacerdote do Deus Altíssimo, que saiu ao encontro de Abraão, quando voltava da matança dos reis, e o abençoou…” (Hb 7.1).
Não se sabe muito dos sacerdotes nesse tempo, mas eram religiosos que guiavam o povo na direção do que se sabia [certamente por revelações especiais de Deus] da vontade de Deus na época.
No segundo momento temos a instituição do “cargo” de sacerdote feita por Deus através da Lei dada a Moisés. Os primeiros sacerdotes foram Arão e seus filhos. Arão ocupou o cargo de sumo-sacerdote [uma espécie de chefe dos sacerdotes] e seus filhos o cargo de sacerdotes. A função deles era servir como líderes no culto a Deus. O sacerdote era um mediador entre Deus e o povo. Sua função era também a de oferecer os sacrifícios e orar em favor do povo. Essa forma de sacerdócio foi praticada no tabernáculo e também no templo de Jerusalém.
No terceiro momento temos o tempo da vinda de Jesus Cristo. Os sacerdotes deixam de ser mediadores e dão lugar ao mediador perfeito entre Deus e os homens, Jesus. Assim, não há mais necessidade de sacerdotes nos moldes do Antigo Testamento. No Novo Testamento temos a menção de que todos os cristãos são sacerdotes, no sentido de que através de Jesus Cristo tem livre acesso a Deus.
“… Àquele que nos ama, e, pelo seu sangue, nos libertou dos nossos pecados, e nos constituiu reino, sacerdotes para o seu Deus e Pai, a ele a glória e o domínio pelos séculos dos séculos. Amém!” (Ap 1. 5-6), e:
“também vós mesmos, como pedras que vivem, sois edificados casa espiritual para serdes sacerdócio santo, a fim de oferecerdes sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por intermédio de Jesus Cristo.” (1Pe 2. 5)
Nenhum comentário:
Postar um comentário