xmlns:b='http://www.google.com/2005/gml/b'xmlns:data='http://www.google.com/2005/gml/data' xmlns:expr='http://www.google.com/2005/gml/expr'> Vida Cristã: 4 sinais de que você tem tudo para ser um ótimo líder

domingo, 24 de abril de 2016

4 sinais de que você tem tudo para ser um ótimo líder

(Imagem protegida por direitos autorais.)

4 sinais de que você tem tudo para ser um ótimo líder

Postado por Pastor Marco 
Algumas características são muito importantes para o exercício da administração eclesiástica e para o ministério da liderança eclesial. As responsabilidades que este ministério exige e o preparo que regem a boa vocação deste chamado divino são de enorme importância para o bom andamento da Igreja como instituição religiosa. Afinal, a administração humana, para que seja considerada boa, deve ser orientada não apenas por atributos espirituais, mas também por preparo intelectual.
A Bíblia reúne vários exemplos de bons e maus administradores. Isso nos ajuda a entender que a obra de Deus não inclui apenas peritos, mas pessoas despreparadas que são sujeitos a erros. Não faltam exemplos na Palavra de Deus de homens que foram vocacionados espiritualmente para o exercício do ministério sacerdotal, mas que falharam por não reunir atributos essenciais para que este ministério fosse mantido de forma prospera e coerente.
Veja o exemplo de Samuel e Eli. Ambos eram sacerdotes ungidos por Deus, mas isso não tornou Eli inerrante. E por conta de seus erros seu ministério foi um fracasso. Homens estão sujeitos a fazerem escolhas erradas, agindo contra a vontade de Deus. Além disso, muitos podem não ter vocação para a liderança eclesiástica. Vejamos a seguir 4 sinais de que você tem tudo para ser um ótimo líder:
  1. Amor – Pode parecer estranho que o amor seja um dos princípios de liderança mais importantes, mas se você pretende que as pessoas trabalhem entusiasticamente visando atingir objetivos comuns, precisa ter em mente que isso só é possível através do amor. Ninguém faz nada melhor como quem faz por amor. Mesmo que muitas vezes seja difícil exercer o amor diante de uma pessoa que não mereça nossa atenção ou cuidado, como líderes nosso comportamento deve ser de amor (Mateus 05:39). A obra de Deus está fundamentada neste princípio (João 3.16).  Lembre-se que Jesus disse para amar o próximo (Mateus 22.37-39), inclusive os que nos odeiam (Mateus 5.44). Isso não significa ignorar que uma pessoa seja ruim, mas sim demonstrar o lado do bem, influenciando através do nosso comportamento amoroso.
  2. Autoridade – A autoridade é a melhor forma de influenciar positivamente um grupo de pessoas. Essa característica não é evidenciada pela capacidade de coagir, constranger, forçar um grupo de pessoas a fazer o que queremos que façam, mas é evidenciada pela capacidade de convencer através do próprio exemplo. Se você é um exemplo e sabe se relacionar com os subordinados não terá problemas em adquirir autoridade. A persuasão através da autoridade pode ser uma das maiores demonstrações de liderança. Por que as pessoas fazem o que eu digo? Eu as ameaço? Eu as influencio?
  3. Disposição para ajudar e ouvir – Um bom líder sempre está disposto a ajudar e ouvir. Essa é uma característica que complementa a boa liderança. Quem é dono da verdade ou se preocupa apenas consigo mesmo não tem condições de liderar. Jesus disse para fazermos aos homens tudo aquilo que queremos que eles nos façam (Mateus 7:1). Se queremos pessoas dispostas a nos ajudar e desejamos ser ouvidos, precisamos fazer o mesmo. Estar disposto a ajudar é uma característica do caráter cristão, quanto mais para quem exerce ou quer exercer liderança ministerial.
  4. Senso de justiça – Uma pessoa injusta ou desonesta não pode exercer liderança empresarial, quanto mais liderança eclesiástica. Justiça, honra, boa fé e tantos outros critérios que salientam honestidade e princípios morais são alguns dos sinais mais importantes para quem tem vocação para a liderança eclesial

Nenhum comentário:

Postar um comentário

?????

Redes Sociail

..