xmlns:b='http://www.google.com/2005/gml/b'xmlns:data='http://www.google.com/2005/gml/data' xmlns:expr='http://www.google.com/2005/gml/expr'> Vida Cristã: ESPIRITUALIDADE COM CHEIRO DE SUOR.

domingo, 3 de julho de 2016

ESPIRITUALIDADE COM CHEIRO DE SUOR.



ESPIRITUALIDADE COM CHEIRO DE SUOR



“Só eles entrarão em meu santuário e se aproximarão da minha mesa para ministrar diante de mim e realizar o meu serviço. Quando entrarem pelas portas do pátio interno, estejam vestindo roupas de linho; não usem nenhuma veste de lã enquanto estiverem ministrando junto às portas do pátio interno ou dentro do templo. Usarão turbantes de linho na cabeça e calções de linho na cintura. Não vestirão nada que os faça transpirar” (Ezequiel 44.16-19).
Num tempo de reforma Deus levantou o profeta Ezequiel para falar sobre a postura dos sacerdotes no santuário. O próprio Deus deu com riquezas de detalhes a roupa que eles deveriam vestir. Neste texto podemos observar algumas características importantes.
Eles deveriam estar vestidos de linho As vestes de linho fino são comparadas na Bíblia aos atos de justiça dos santos (Apocalipse 19.8).


Algumas características sobre as vestes dos sacerdotes:

  • Não poderia haver mistura – Levitico 19.19.
  • O linho puro é um tecido duro. Seu manuseio não é fácil.
  • É um tecido permeável. A água passa por ele com facilidade e isto favorece a pele e evita o acúmulo de odores. Embora seja difícil escolher a santidade e a pureza – embora pareça tão duro – é o caminho para que sejamos maleáveis e sensíveis. Isto evita que nos corrompamos. Isto nos mantém mais limpos. O corpo não acumula odores.
  • O linho tem baixo poder de resiliência – amassa com facilidade.
Não poderiam vestir lã enquanto estivessem servindo.
Deus ainda especifica que eles não poderiam vestir lã no serviço nem na porta do átrio e nem dentro do templo. Por quê? Simplesmente porque Deus não queria que o serviço deles fosse fruto do desempenho humano. Lã representa a justiça humana. O linho representa a justiça de Deus. “Mas quando apareceu a benignidade e amor de Deus, nosso Salvador, para com os homens, Não pelas obras de justiça que houvéssemos feito, mas segundo a sua misericórdia, nos salvou pela lavagem da regeneração e da renovação do Espírito Santo, que abundantemente ele derramou sobre nós por Jesus Cristo nosso Salvador; Para que, sendo justificados pela sua graça, sejamos feitos herdeiros segundo a esperança da vida eterna” (Tito 3.4-7).

Tanto a mitra com os calções deveriam ser de linho. A mitra sobre a cabeça representa a autoridade e os calções representam o caráter. A mitra é vista pelos homens, o calção fica escondido por baixo da roupa. O que Deus quer nos ensinar é que precisamos ser coerentes entre o que é visível e o que não é. As pessoas só vêem o que está externo. Ele não conhece o que somos de fato. Às vezes falamos uma coisa e somos outra. A autopromoção é incoerente com a verdadeira santidade. A verdadeira santidade é um equilíbrio entre a teoria e a prática. É possível sermos corretos em nossa teologia, aceitos como santidade, mas permanecermos obstinados. Três pontos são fundamentais na vida de um discípulo de Jesus:

SUBMISSÃO, QUEBRANTAMENTO E ABNEGAÇÃO. Toda santidade é fruto de processos ou desdobramentos. Ou seja, Deus ainda não terminou conosco. A vida é como uma escola na qual uma lição aprendida prepara-nos para a seguinte, mas só para a seguinte. Foi exatamente isso que Deus disse a Tribo de Aser: “A tua força será como os teus dias” (Deuteronômio 33.25). À medida que a carga aumentasse mais força seria concedida.

Eles deveriam ter o cuidado de se vestirem com algo que os forçasse a transpirar durante o serviço. As roupas eram amarradas ao corpo naquela época. Um tipo de cinto era usado. Deus não entra em detalhes com respeito ao cinto. Ele apenas destaca que não era para cingir de forma a produzir suor. Uma das expressões mais lindas do Salmo 23 é esta: “Ele me faz repousar…”

O suor é um mecanismo usado pelo corpo para liberar as impurezas que estão na pele. Não podemos usar o serviço cristão a fim de esconder nossas impurezas. O suor nas partes íntimas – Impurezas onde ninguém vê. São as falhas de caráter. Existem áreas não tratadas em nossas vidas, que preferimos esconder atrás de uma capa de espiritualidade. Ninguém vê, mas Deus vê. O suor provoca odor. Tem muita espiritualidade com cheiro de suor. A febre que produz suor é sinal de infecção. Existe o suor do ativismo. Acaba comprometendo suas emoções e seu desempenho. (Ex. Marta e Maria – Lucas 10.38-42). Ser Marta é preciso, ser Maria é imprescindível. Existe az transpiração da euforia. A transpiração tem tomado o lugar da inspiração. O suor também provoca desidratação. O suor excessivo é extremamente perigoso. O suor excessivo resseca a pele.

O alerta de Deus para os sacerdotes é que eles não poderiam cingir-se ao ponto de provocar suor. O Senhor diz em Isaías 57.10: “Na multidão dos teus caminhos te cansaste, mas não disseste: Não há remédio; achaste novo vigor em tua mão, portanto, não te desanimaste”.
O apostolo Paulo ao escrever ao seu filho na fé Timóteo, ele disse as seguintes palavras:“Fortifica-te na graça que há em Cristo Jesus” (II Timóteo 2.1). O evangelho é para os cansados e não para os ativistas.Há muito mais de poderes latentes da alma do que poder da graça operando em nossas vidas.

O ativismo religioso não nos permite parar para beber a água da vida e refrescar-nos na ducha da Graça. Por causa disso, muitos estão sendo privados dos mananciais de águas vivas e perde a hidratação para a pele já cansada e seca de tanto suar. Existe um limite de água que a pele pode perder. Depois disto ela se torna tão seca que se fere com muita facilidade. Muitos cristãos estão desidratados. E os poros secos se obstruem como forma de defesa o que envelhece a pele. Nada sai, nada entra. Estão fechados em si mesmos. Estão enrugados. Não são mais flexíveis. De tanto estar secos, de tanto perder água e não repor envelheceu antes do tempo, perderam a elasticidade. Não interagem. Não se comunicam.

A vida cristã não começa com atividade, ela começa com descanso. Assim como o primeiro dia de Adão foi no Sábado, nós também fomos regenerados e assentados nos lugares celestiais em Cristo. Só depois é que começa a caminhada. Qualquer espiritualidade que não descansa na obra perfeita de Cristo é mera religiosidade, portanto, esforço e transpiração da carne. “Diz o Soberano Senhor, o Santo de Israel: “No arrependimento e no descanso está a salvação de vocês, na quietude e na confiança está o seu vigor, mas vocês não quiseram” (Isaías 30.15).

As últimas palavras de Jesus na cruz foram: “Está consumado!” No grego: “Tetelestai”significa “uma obra acabada”, “tarefa cumprida”, “objetivo alcançado”. Tudo o que vai além da obra completa de Cristo é heresia. Tudo o que fica aquém da obra redentora de Cristo é negligência.
No Amor de Jesus,

Nenhum comentário:

Postar um comentário

?????

Redes Sociail

..