HÁ UMA DISCORDÂNCIA ENTRE ISAÍAS 16.1-5; APOCALIPSE 13.7 E JEREMIAS 30.7 OU É FALTA DE ENTENDIMENTO?
Isaías 16.1-5: "Enviai o cordeiro ao governador da terra, desde Sela, no deserto, até ao monte da filha de Sião.
De outro modo sucederá que serão as filhas de Moabe junto aos vaus de Arnom como o pássaro vagueante, lançado fora do ninho. Toma conselho, executa juízo, põe a tua sombra no pino do meio-dia como a noite; esconde os desterrados, e não descubras os fugitivos. Habitem contigo os meus desterrados, ó Moabe; serve-lhes de refúgio perante a face do destruidor; porque o homem violento terá fim; a destruição é desfeita, e os opressores são consumidos sobre a terra. Porque o trono se firmará em benignidade, e sobre ele no tabernáculo de Davi se assentará em verdade um que julgue, e busque o juízo, e se apresse a fazer justiça." (Yeshayahu /Isaías 16.1-5).
O texto de Isaías 16.1-5 nos mostra que Moabe, inimigo de Israel, irá ser o refúgio para o remanescente do povo de Israel na Tribulação, e vemos que Moabe irá proteger o povo de Israel do assolador, ou seja, do Anticristo (Isaías 16.1-5). Esse remanescente, é o mesmo que temos em Apocalipse 13.7, que será um remanescente que será assolado pelo Anticristo (provavelmente é mesmo de Apocalipse 13.7):
(Apocalipse 13.7-7). Então, provavelmente, esse remanescente de Apocalipse 13.7, que é um remanescente que passará pela Tribulação, é o mesmo remanescente do texto de Isaías 16.1-5, que será protegido por Moabe, porém, a besta os matará. Mas talvez você se pergunte: Porque o remanescente ISRAELITA passará pela Tribulação se vemos em Jeremias 30.7 que não passará?
A resposta para essa pergunta é simples, mas para isso, precisamos de saber um pouco das setenta semanas de Daniel.
AS 70 SEMANAS DE DANIEL
7 SEMANAS(49 ANOS) PARA A RECONSTRUÇÃO DO TEMPLO:
O rei Ciro (rei da Pérsa) libertou Israel das mãos dos babilônios, depois disso, Judá começou a reconstruir o templo.(Neemias 6.7 e 14).
A reconstrução de Jerusalém começou em 457 a.c, ela só terminou em 408 a.c, ou seja, a reconstrução de Jerusalém durou 49 anos (49 anos = 7 semanas proféticas).
62 SEMANAS (434 ANOS) DESDE O TÉRMINO DA RECONSTRUÇÃO DO TEMPLO ATÉ A CRUCIFICAÇÃO DO MESSIAS:
Desde o término da reconstrução do templo (408 a.c) até a crucificação do Messias demoraram 434 anos (434 anos LITERAIS = 62 semanas proféticas).
1 SEMANA DE TRIBULAÇÃO:
1 DIA= 1 ANO(OU UMA SEMANA= 1 ANO):
O fato da reconstrução do templo demorar 49 anos e não 7 semanas como está escrito em Daniel(9.25) não significa que a visão de Daniel está errada, pelo contrário, a visão de Daniel está certa, pois as 70 SEMANAS NÃO SÃO 70 SEMANAS LITERAIS, ELAS SÃO 70 SEMANAS PROFÉTICAS.
VEJA PROVAS QUE “ CADA DIA= 1 ANO(OU 1 SEMANA = 7 ANOS:
1-Das 70 semanas de Daniel, 69 semanas se cumpriram e demorou 483 anos, para descobrirmos quantos anos corresponde a cada semana basta dividir 483 por 69, dividindo teremos o número 7.
Então 7 anos=Uma semana. Falar que 7 anos= Uma semana é a mesma coisa que falar que 7 anos = 7 dias, e falar que 7 anos=7 dias é a mesma coisa que falar que 1 ano= 1dia. Então 1 dia=1 Ano(ou 1 semana = 7 anos).
2-Se lermos Gênesis(29.25-27; 31.41), iremos notar que a expressão “Uma semana” ás vezes no Hebraico é uma expressão que na verdade não é “Uma semana” literal, mas é 7 anos.
QUANTOS ANOS IRÁ DURAR A TRIBULAÇÃO(A 70ª SEMANA DE DANIEL):
A tribulação de Daniel(9.27) durará uma semana profética, para saber quantos anos literais ela irá durar é só transformar semanas em dias e depois tirar a palavra “dia(as)” e colocar a palavra “ano(os)”:
1 SEMANA = 7 DIAS
ENTÃO A TRIBULAÇÃO IRÁ DURAR 7 ANOS LITERAIS.
A Tribulação: Existem mais de uma forma de provar que o arrebatamento acontecerá antes da grande tribulação, mas antes de provar, devemos saber o que é a grande tribulação.
MARCOS(13.5-13) = APOCALIPSE(6.1-8):
Em Marcos(13.5-13) está falando da tribulação(princípio das dores). Muitas pessoas acreditam que estamos vivendo no princípio das dores, Jesus não está fazendo referência ao tempo que estamos vivendo(mesmo que estamos vivendo), mas ele está falando da Tribulação. Em Marcos(13.5-13) está falando de peste, FOMES, GUERRAS. Em Apocalipse(6.1-8) está falando do mesmo.
Então Apocalipse (6.1-8) = Marcos (13.5-13).
POR QUE O QUE JESUS FEZ REFERÊNCIA A TRIBULAÇÃO E NÃO AO TEMPO QUE ESTAMOS VIVENDO?
Os fatos de Apocalipse(4.2-3) em diante são coisas que vão acontecer depois do arrebatamento da igreja (Apocalipse 4.1-2). Então se os fatos de Apocalipse 6 irá acontecer, os fatos de Marcos(13.5-13) vai acontecer na Tribulação
-Então os fatos de Marcos(13.5-13) são coisas QUE HÃO DE ACONTECER na Tribulação.
GRANDE TRIBULAÇÃO:
Ora, quando vós virdes a abominação do assolamento, que foi predita por Daniel o profeta, estar onde não deve estar (quem lê, entenda), então os que estiverem na Judéia fujam para os montes.
E o que estiver sobre o telhado não desça para casa, nem entre a tomar coisa alguma de sua casa;
E o que estiver no campo não volte atrás, para tomar as suas vestes.
Mas ai das grávidas, e das que criarem naqueles dias!
Orai, pois, para que a vossa fuga não suceda no inverno.
Porque naqueles dias haverá uma aflição tal, qual nunca houve desde o princípio da criação, que Deus criou, até agora, nem jamais haverá. (Marcos 13:14-19)
Então o que está escrito em Marcos (13.14-23) faz referência a GRANDE TRIBULAÇÃO. DE APOCALIPSE.
(ENTÃO TRIBULAÇÃO = PRIMEIRA PARTE DA TRIBULAÇÃO + GRANDE TRIBULAÇÃO).
QUANTO TEMPO IRÁ DURAR?
E ele firmará aliança com muitos por uma semana; e na metade da semana fará cessar o sacrifício e a oblação; e sobre a asa das abominações virá o assolador, e isso até à consumação; e o que está determinado será derramado sobre o assolador. (Daniel 9:27)
Daniel(9.27) faz referência ao Anticristo que irá fazer uma aliança com muitos(Israel) durante os primeiros 3,5 dias e depois irá quebrar essa aliança e perseguirá a Israel, pois Jesus está falando com Israel e será LOGO na metade de uma semana(Os últimos 3,5 dias da Grande Tribulação= (Mc 13.19-23), nós não passaremos pela Tribulação, mas parte de Israel passará.
A TRIBULAÇÃO DURARÁ 3,5 DIAS DA TRIBULAÇÃO + 3,5 DIAS DA GRANDE TRIBULAÇÃO?
VEJA OS VERSÍCULOS: "Setenta semanas estão decretadas para o seu povo e sua santa cidade para acabar com a transgressão, para dar fim ao pecado, para expiar as culpas, para trazer justiça eterna, para cumprir a visão e a profecia, e para ungir o santíssimo.
"Saiba e entenda que a partir da promulgação do decreto que manda restaurar e reconstruir Jerusalém até que o Ungido, o líder, venha, haverá sete semanas, e sessenta e duas semanas. Ela será reconstruída com ruas e muros, mas em tempos difíceis.
Depois das sessenta e duas semanas, o Ungido será morto, e já não haverá lugar para ele. A cidade e o lugar santo serão destruídos pelo povo do governante que virá. O fim virá como uma inundação: Guerras continuarão até o fim, e desolações foram decretadas.
Com muitos ele fará uma aliança que durará uma semana. No meio da semana ele dará fim ao sacrifício e à oferta. E numa ala do templo será colocado o sacrilégio terrível, até que chegue sobre ele o fim que lhe está decretado". Daniel 9:24-27
Em Daniel (9.27) está falando de 70 SEMANAS PROFÉTICAS E NÃO LITERAIS.
Das 70 se cumpriram 69 e demorou 483 Anos
para essas 69 semanas se cumprirem, então é só dividir 483 por 69
para descobrirmos quantos anos dura cada semana profética, se dividirmos teremos o resultado de 7 anos,
então cada semana dura 7 anos (CADA SEMANA DURA 7 ANOS = 7 DIAS DURA 7 ANOS = CADA DIA DURA 1 ANO. Veja Ezequiel 4.6-7).
Se alguns israelitas vão passar pela Tribulação (Apocalipse 13.7; Isaías 16.1-5) e o texto de Jeremias 16.1-5 nos diz que Israel será livre de um tempo de muita aflição que nunca houve antes, então, podemos interpretar da seguinte forma:
Israel passará pelos primeiros 3,5 anos de Tribulação, porém, não passará pelos outros 3,5 anos da Grande Tribulação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário