Quando o pecado domina a sua vida
“Se procederes bem, não serás aceito? E se não procederes bem, o pecado jaz à porta, e sobre ti será o seu desejo, mas sobre ele deves dominar.” Génesis 4:7
Este versículo é bastante explícito sobre o nosso proceder perante o pecado. Ele não nasce, ou acontece do nada. Não é o satanás que nos faz pecar ou os seus demónios. O pecado surge por etapas na vida da pessoa:Os procedimentos da pessoas, nomeadamente os maus, são o que cria as bases para que o pecado possa acontecer.
- Depois de existir as bases, através dos procedimentos, começa a desenvolver-se o desejo. O desejo é como um fogo que à medida que vai aumentando, ficará descontrolado. Quando o fogo não é mais controlável, então as pessoas permitem que o pecado reine e domine sobre a vida delas.
É assim que o pecado surge na vida das pessoas: pelos seus procedimentos, pelo desejo e pela falta de domínio. E à medida que o tempo passa o que era só um pecado, vai se multiplicado em outros pecados. Funciona como uma semente. E, na grande parte das vezes, um pecado não acontece apenas uma vez, mas, duas, três, até que a pessoa se torne viciada em pecados. Sim, é verdade, existem pessoas viciadas em pecados, necessitam tanto de cometer aquele pecado como do ar que respiram.
No entanto, o pecado é algo que prejudica a vida espiritual e física. Temos muitos exemplos bíblicos como o de Caim e Abel – depois de Deus se ter agradado da oferta de Abel, o semblante de Caim caiu, ou seja, o coração dele ao irar-se, afetou também a sua personalidade e aspeto, acabando por matar o seu irmão (leia Génesis 4) – e do paralítico que foi descido pelo telhado do templo até Jesus e que foi curado pelo perdão dos seus pecados (leia Mateus 9:1-8). Estes exemplos mostram como o pecado trás consequências para a vida da pessoa.
É com frequência que pessoa perguntam porque é que a minha vida está assim castigada?
Bem, a sua vida não está a ser castigada por Deus, mas, é a própria pessoa que se castiga a si mesmo. Porque Deus não impede de pecar? Na verdade, Ele avisa, mas, a pessoa ouve e prefere ignorar, ou não o ouve o que O Senhor lhe diz, infelizmente. Se quer mudar a sua vida, tanto espiritual como física, tem que começar pelo perdão de Deus, reconhecer os seus pecados e confessá-los a Jesus unicamente. Foi Ele quem morreu por si de modo a que pudesse lhe conceder o perdão dos pecados perante o Pai e lhe dar vida eterna. Depois, peça ao Espírito Santo para lhe dar forças e domínio próprio sobre o pecado, para que possa resistir ao desejo.
(Se deseja receber orientação para a sua vida, pode entrar em contato comigo,
que terei o maior prazer em oração e orientação bíblica através do menu contato no topo).
By: Marco Arrifano
Nenhum comentário:
Postar um comentário