xmlns:b='http://www.google.com/2005/gml/b'xmlns:data='http://www.google.com/2005/gml/data' xmlns:expr='http://www.google.com/2005/gml/expr'> Vida Cristã: JUSTIÇA E HONESTIDADE

quinta-feira, 11 de maio de 2017

JUSTIÇA E HONESTIDADE

















JUSTIÇA E HONESTIDADE


Êxodo 23. 1 – 3 
“Não faça declarações falsas e não seja cúmplice do ímpio, sendo-lhe testemunha mal-intencionada. “Não  acompanhe a maioria para fazer o mal. Ao testemunhar num processo, não perverta a justiça para apoiar a maioria, nem para favorecer o pobre num processo.
Palavra de Deus está nos dizendo para que não venhamos a espalhar notícias mentirosas e que não devemos mentir para ajudar a alguém. Diz, também, para que não acompanhemos a maioria nas coisas erradas, bem como que não venhamos a faltar com a verdade na intenção de proteger essas pessoas e complementa dizendo que não devemos ser injustos, mesmo que seja com a motivação de ajudar a alguém pobre.
Resumindo,  o texto fala de mentira, cumplicidade e justiça.  Ao olharmos para os versos, chegamos a achar completamente desnecessário eles estarem na Palavra, na medida em que todos nós sabemos que não devemos fazer essas coisas, entretanto, infelizmente, apesar de sabermos disso, muitos de nós praticamos esses atos, por isso o alerta.
Vemos, de uma forma quase corriqueira, pessoas ouvindo alguma coisa e, sem ter a menor certeza se é verdade, sair contando para outras e mais outras, o que é lamentável, pois essa atitude, também chamada de “fofoca”, tem o poder devastador de se disseminar e, mesmo se tratando de uma calúnia, acaba virando uma “verdade”. Isso mesmo, se pegarmos um grupo de pessoas e contarmos uma mentira a respeito de alguém, essa notícia falsa se espalhará e, mesmo que venhamos a desmentir, muita gente que ouviu não acreditará mais no desmentido, pois ficarão com a versão que passaram a considerar a verídica. Esse é o poder da calúnia, de transformar mentiras em verdades absolutas.
O segundo tema abordado trata-se da cumplicidade. Precisamos ter muito cuidado para não sermos enredados em determinados situações e acabarmos nos tornando cúmplices de determinadas pessoas em atos ilícitos. Você que está lendo esse texto, pode estar pensando que com você isso jamais acontecerá. Glória a Deus por isso, porém, a cumplicidade, muitas vezes não se concretiza somente na prática do ato em si, ou seja, o  simples fato de sabermos de determinadas coisas e permanecermos calados, já nos coloca em situação de estarmos prestando ajuda ao ato errado. Sendo assim, a forma segura de evitar que nos coloquemos nessa situação é nos afastar das pessoas que podem nos levar a cometer esse erro, pois caso contrário, acabaremos ajudando a quem não deveríamos.
O terceiro ponto apontado trata de justiça e esse é um assunto por demais importante, pois se existe uma coisa pela qual clamamos em nossas vidas é que  ela seja justa para conosco, muito embora, muitas vezes não temos esse comportamento com outras pessoas, por isso o texto chama a atenção  para o fato  de que não devemos ser injustos nem que seja para ajudar os pobres, ou seja, não podemos esquecer isso em hipótese nenhuma, já que não existe nenhuma desculpa para que não hajamos com retidão em todos os momentos  de nossa vida, seja porque motivo for.
Se dermos uma boa olhada neste artigo, poderemos ver que a Palavra de Deus está  chamando a atenção para determinados valores básicos que deveriam estar internalizados no coração das pessoas e fazer parte do seu dia a dia, entretanto estamos vivendo um tempo onde relatividade das coisas tomou uma dimensão tal que, infelizmente,  o que está sendo colocado precisa ser lembrado como se fosse algo do outro mundo.
Voltamos ao velho ponto de que colhemos aquilo que plantamos, isto é, se plantarmos abacaxi, colheremos abacaxi, então, se levarmos uma vida de mentiras, sendo cúmplices em coisas que não deveríamos e  injustos para com os outros, por qual motivo seríamos tratados pela vida de forma diferente, é claro que teremos tratamento que merecemos. Pense nisso e deixe o seu comentário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

?????

Redes Sociail

..