O CORPO, A ALMA E O ESPÍRITO
E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.
Existe certa polêmica quando o assunto se trata de espírito e alma.
Já vimos algumas deduções diferentes a respeito deste assunto, sendo assim vamos tentar escrever este artigo nos atendo ao contido na Palavra de Deus.
Para isto iremos transcrever alguns versículos que tratam do tema, além do já contido no início do texto.
Hebreus 4.12 – Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante que espada alguma de dois gumes, e penetra até a divisão da alma e do espírito, das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração.
Lucas 1. 46 – 47 – Disse então Maria: A minha alma engrandece ao Senhor. E o meu espírito se alegra em Deus meu Salvador
Isaías 26.9 – Com minha alma te desejei de noite, e com o meu espírito, que está dentro de mim, madrugarei a buscar-te; porque, havendo os teus juízos na terra, os moradores do mundo aprendem justiça.
Eclesiastes 12.7 – E pó volte a terra, como era, e o espírito volte a Deus, que o deu.
Pelo que estamos vendo nestes versículos o ser humano é espírito, é alma e é corpo, ou seja, ele é divido em três partes. O homem, na realidade, é um espírito, que possui uma alma e mora num corpo.
O constante em Isaías 26.9, esclarece melhor isto para nós. Quando o versículo coloca que “… e com o meu espírito, que está dentro de mim, madrugarei a buscar-te…” ele está nos dando a informação de que é através do espírito que o homem faz contato com Deus, ou seja, é através dele que mantemos uma relação com o Senhor e isto é obvio, na medida que o Deus é Espírito, somente poderemos senti-Lo através do espírito.
Ainda dentro do mesmo versículo, em sua primeira parte, “ Com minha alma te desejei de noite …” estamos tendo informação de que a alma se refere as emoções do homem, ou seja, tem haver com os sentimentos do ser humano.
O corpo é a forma visível do ser humano. É com ele que o homem se relaciona com o mundo.
Então para podermos visualizar melhor o que estamos dizendo, podemos afirmar que:
O corpo nos dá a possibilidade de conviver com as pessoas, de trabalhar, de estudar, é ele que o responsável pelos cinco sentidos que o ser humano possui, fala, visão, audição, tato e olfato.
A alma traduz a personalidade do ser humano, isto é, seus pensamentos, sentimentos, seu coração, seu modo de ser.
O espírito é o elo entre o homem e Deus. É através dele que o ser humano consegue se aproximar do Senhor, buscá-Lo, invocá-Lo, clamar por Ele.
Resumindo:
A alma dá ao homem a consciência de si próprio. É através dela que o homem fica sabendo que possui uma personalidade.
O espírito dá ao homem a consciência de Deus. É ele que conduz o homem ao mundo espiritual, onde poderá manter relacionamento com Deus através da oração, do louvor, do jejum, da comunhão.
Para finalizar, gostaríamos de enfatizar que o homem, quando foi criado à semelhança de Deus, tinha plena comunhão com o Senhor em espírito, que governava a sua alma, que governava o seu corpo.
Após o pecado, o espírito do homem pereceu para Deus, perdendo a comunhão com Ele.
Então Jesus foi enviado em sacrifício pelos nossos pecados e nos livrou de toda a culpa, a partir daí voltamos a ter condições de ter comunhão com Deus, mas para que isto aconteça precisamos nos arrepender, aceitar Jesus como nosso Senhor e Salvador, dando condições do nosso espírito ser vivificado e a nossa alma ser curada, nascendo, então, uma nova criatura.
Pense nisso e deixe o seu comentário.
Nenhum comentário:
Postar um comentário