Efrata
BELÉM EFRATA
Heb. Bêth-lechem, "casa de pão".
Uma cidade na região rural de Judá. Aparentemente pertenceu a Jerusalém antes dos israelitas terem invadido o país, como uma referência a Bît-Lahmi nas cartas de Amarna parecem indicar. Era algumas vezes chamada Efrata (Gn 35:19), e para distingui-la da Belém em Zebulom era chamada Belém de Judá e Belém Efrata (Jz 17:7; Mq 5:2). No período patriarcal é primeiro mencionada como o local para onde Jacob viajava quando Raquel morreu (Gn 35:16, 19; Gn 48:7). Se o texto da LXX de Js 15:59 é fiável aparentemente foi entregue a Judá aquando da divisão do país, mas o texto masorético não a inclui na lista das cidades de Judá. Era a localidade onde viviam algumas personagens bíblicas famosas: Boaz (Rt 2:4), Jessé (1Sm 16:1), os filhos de Zeruia (2Sm 2:32), e David (1Sm 17:12; etc.). De acordo com a profecia de Miquéias (Mq 5:2) o Messias viria de Belém. No tempo de David era uma cidade murada e por algum tempo foi ocupada pelos filisteus (2Sm 23:14, 15). Roboão voltou a fortificá-la (2Cr 11:6). Depois do exílio babilónico os judeus reocuparam-na (Ed 2:1, 21; Ne 7:26).
Belém é especialmente bem conhecida como a cidade em que Jesus nasceu, e onde uma série de eventos teve lugar relacionados com o Seu nascimento: o anúncio do seu nascimento aos pastores, a visita dos magos do oriente, e o extermínio das crianças da cidade por Herodes o Grande (Mt 2:1-18; Lc 2:4-20).
Efrata, ou Efrate, é uma tribo ou lugar bíblico. A primeira menção de Efrata ocorre em Gênesis 35:16 e 48:7 em referência ao local onde Raquel morreu ao dar à luz a Benjamim e ser enterrada na estrada de Betel. Wikipédia
Efrata
Efrata, ou Efrate, (em hebraico: אפרת \ ה) é uma tribo ou lugar bíblico.
A primeira menção de Efrata ocorre em Gênesis 35:16 e 48:7 em referência ao local onde Raquel morreu ao dar à luz a Benjamim e ser enterrada na estrada de Betel. Uma tradição muito antiga é a Efrata que se refere a Belém[1] e, portanto, onde morreu no caminho até lá, refletida pelo antigo túmulo de Raquel na entrada da cidade.
No entanto, alguns estudiosos modernos têm situado este local mais próximo a Betel, nos arredores de Ramala, baseado em versos de I Samuel e Jeremias. O principal candidato de acordo com este ponto de vista é um local conhecido em árabe como "kubur Israil beni"("enterro dos filhos de Israel"), e fica ao lado do uádi de Fará, cujo nome lembra "Efrata".
Durante grande parte da bíblia, Efrata é uma descrição dos membros da tribo israelita de Efraim, assim como para os possíveis fundadores de Belém.
O nascimento de Jesus em Belém, nas proximidades do território de ou "para Efrata" (Belém Efrata) sempre foi considerado pelos cristãos como o cumprimento da profecia de Miquéias (5:2) [5:1 na contagem judaica:
- "E tu, Belém Efrata, posto que pequena entre os milhares de Judá, de ti me sairá o que governará em Israel, e cujas saídas são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade."
Efrata era a esposa de Calebe (filho de Hezrom) e mãe de Hur (I Crônicas 2:19; I Crônicas 2:50 e I Crônicas 4:4). Segundo a tradição judaica este era um outro nome para Miriam.
Nenhum comentário:
Postar um comentário