xmlns:b='http://www.google.com/2005/gml/b'xmlns:data='http://www.google.com/2005/gml/data' xmlns:expr='http://www.google.com/2005/gml/expr'> Vida Cristã: O SERMÃO DO MONTE - AS BEM AVENTURANÇAS

quarta-feira, 28 de outubro de 2015

O SERMÃO DO MONTE - AS BEM AVENTURANÇAS

INTRODUÇÃO REFLEXIVA

 SOBRE O SERMÃO DO MONTE - AS BEM AVENTURANÇAS



Refletindo sobre a leitura de Mateus 5.1-12, entendemos que no Sermão do Monte Jesus ensina como o cristão deve viver neste mundo, uma vez que faz parte do Reino dos Céus. Estes ensinos foram proferidos por Jesus aos seus discípulos e a toda multidão que o acompanhava e dentro daquele contexto, estas palavras se chocaram contra o que estes pensavam sobre seguir o Mestre.

Hoje atentamos para estas palavras e percebemos o quanto elas foram deixadas de lado, elas parecem ter sido esquecidas pela igreja e seus líderes em tempos que esta orientava o pensamento humano.

Viver os princípios de Cristo continua evidentemente causando choques, pois os princípios da sociedade, ainda que numa busca por uma vivência ética, não se baseia na centralidade de Cristo, mas em uma prática humanista, antropocêntrica e hedonista, resultantes de pensamentos renascentistas, iluministas e outros que desenvolveram em séculos passados as grandes mudanças ideológicas centradas no homem (são muitos os movimentos, pensamentos, acontecimentos e seus resultados por todo o mundo ao longo dos mais recentes séculos da história humana). Grande parte de tais comportamentos nas sociedades em tempos passados, vem como resposta a abordagem incoerente, perversa e desprovida de Deus adotada pela igreja.

Podemos perceber que uma sociedade que não está centrada em Cristo, que não alcança a regeneração pela qual somente se pode cumprir os ensinamentos do Mestre, leva o homem destituído da glória de Deus, a se enganar cada vez mais caminhado por uma moral humana dependente dos costumes culturais.  

QUEM É E O QUE É SER BEM AVENTURADO?

Entendemos que ser bem aventurado é mais que simplesmente ser feliz, é ter em si uma felicidade que está fundamentada na fé em Deus e na obediência à sua palavra.

A fé despertada no homem, gera uma ação de Deus no seu coração trazendo esta felicidade, não proporcionada por acontecimentos externos, coisas naturais do homem, mas uma felicidade capaz somente a esta ação do próprio Eterno em favor do pecador.

Entendemos a ação do amor, da graça, da fé e do arrependimento e então regeneração e vida com Deus, não em uma ordem sistematizada de acontecimentos, mas uma realidade que somente por ela, o individuo consegue se encaixar nas profundas palavras ditas por Jesus: Bem Aventurado!

A felicidade (ser bem aventurado), não é um lugar o qual se deseja chegar, mas é um lugar que já estamos, é uma vivencia diária, um sentimento presente a todo tempo para o seguidor de Cristo. Ainda que sejam reais as circunstâncias adversas, momentos de choro e dor nesta vida, a felicidade que o cristão tem dentro de si, foi trazida pelo próprio Deus, nada e ninguém e maior do que este sentimento, nada e ninguém é capaz de tirá-la de dentro do coração daquele que a tem.

O cristão enfrenta problemas, tristezas e sofre sim as adversidades, mas estes são apenas momentos, pois a felicidade é uma realidade eterna e imutável em sua vida, isso quando entendemos que ela provém do Pai, trazendo a certeza que o cristão foi resgatado pelo sacrifício de Cristo na cruz, e assim como Ele venceu a morte, todo aquele que Nele crê, não perecerá, mas alcançara também a vida eterna.

Concluindo esta introdução reflexiva, entendemos que aqueles que obedecem aos ensinamentos de Jesus, que os cumpre com um coração sincero e dirigido pelo Espírito, estes são chamados bem aventurados, pois vivendo em obediência a estes pontos citados por Jesus nesta passagem, o cristão pratica uma vida de verdadeira felicidade.


No próximo post, destacaremos cada uma das bem aventuranças contidas neste texto e refletiremos sobre elas, assim concluiremos esta reflexão sobre o tema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

?????

Redes Sociail

..