xmlns:b='http://www.google.com/2005/gml/b'xmlns:data='http://www.google.com/2005/gml/data' xmlns:expr='http://www.google.com/2005/gml/expr'> Vida Cristã: O SERMÃO DO MONTE – AS BEM AVENTURANÇAS

terça-feira, 27 de outubro de 2015

O SERMÃO DO MONTE – AS BEM AVENTURANÇAS






















O SERMÃO DO MONTE – AS BEM AVENTURANÇAS



Compartilhamos anteriormente uma introdução sobre as Bem Aventuranças (Mt. 5.1-12), agora passaremos a uma breve reflexão sobre os pontos que Jesus ensina nesta mesma passagem para todo aquele que o segue na pratica da vida cristã.

Bem Aventurados:

Os Humildes de espírito

É necessário reconhecer as próprias fraquezas, a necessidade de caminhar na força do Espírito Santo e dependente Dele.  Ser humilde aqui se relaciona com viver praticando o respeito, humildade de espirito no trato com o próximo, agir despido do orgulho (orgulho: cheio de si mesmo, dono da verdade).
É necessário ter em mente que ter um espírito humilde em nada se relaciona com ser miserável ou desprovido do essencial, nem mesmo andar com aparência e fala de humildade, pois esta humildade não se revela no campo material, mas na exposição de um espírito regenerado produzindo frutos bons.
A estes pertence o Reino dos Céus!

Os que choram

Quando aceitos por Cristo, o Espírito habita no cristão despertando uma sensibilidade que em partes, permite que se sinta as circunstancias ao redor assim como Deus as sente. Ao ser regenerado, se faz novo o coração, e ao vivenciar injustiças diversas, o nascido de novo chora lamentando a ausência de Deus na humanidade.
Este chorar se relaciona com a realidade de que uma vez alcançado pela Graça Salvadora, o cristão ainda permanece neste mundo, sujeito as adversidades. Se tornar seguidor de Cristo sendo eleito para a vida eterna, não significa estar isento dos acontecimentos diversos da vida, pelo contrario, haverá momentos de choro.
Estes serão consolados!

Os mansos

 Ser manso se relaciona com não ser violento, é agir com calma e afeto no que diz respeito ao trato com o próximo. Esta bem aventurança se mostra quando existe um amor fraternal para com os outros, um trato sincero e decidido por acolher e agir com humildade e justiça. Ser manso é estar imerso na confiança em Deus, mesmo em momentos críticos, o Espírito direciona o cristão para como deve agir e falar.
Estes herdarão a terra!

Os que tem fome e sede de Justiça

 Esta não é uma justiça humana, pois de uma ótica humana, fazer justiça é simplesmente dar o que se deve a quem merece, mas a justiça de Deus excede esta compreensão, ela se estende a ponto de fazer justo (livre de culpa) o pecador que por mérito receberia o castigo eterno.
O cristão agir com justiça é o fato de este fazer a vontade de Deus. Aquele que tem fome e sede de justiça caminha em retidão, age com legalidade e legitimidade, se mostra com um caráter integro e procede com sinceridade.
A natureza do homem se contrapõe a tudo que citamos aqui, por isto entendemos que somente cheios do Santo Espírito é que se pode praticar este ensinamento, pois a justiça faz parte da natureza de Deus.
Como se sente alguém que fica um longo tempo sem comer ou beber? O que esse faria para se saciar? No que diz respeito a fome e sede de justiça, este é o estado que o cristão deveria estar diariamente durante sua caminhada.
Estes serão fartos!

Os misericordiosos

Ser misericordioso se relaciona com ser compassivo, ter compaixão,  sentir a dor ou situação qualquer do outro como sendo sua.
Agir com misericórdia, vai além de praticar o bem de acordo com as situações que cruzam o caminho do cristão, se estende a ir em busca de oportunidades para realizar este ato, estar com um coração voluntario para assistir os que vivem calamidades tanto físicas como espirituais.
Estes alcançarão misericórdia!

Os limpos de coração

Ser limpo de coração é fruto da Graça salvadora que regenera o homem, pelo sangue de Cristo o individuo e purificado, tem o seu coração limpo no sentido de que pelo Espírito Santo que nele habita, agora pode buscar a pratica da santidade, escolhas por uma vivencia integra e desgarrada das vontades da carne.
Na luta diária dentro do cristão, renunciando a natureza pecaminosa que instiga o coração a pratica do mau, ser limpo de coração é possível somente pelo favor imerecido do Pai Eterno.
Estes verão a Deus!

Os pacificadores

Os pacificadores promovem a paz, a reconciliação, muito mais que um desejo simples de viver em paz é amar a paz, pois esta é necessária para uma vida cristã saudável.  
Viver de forma pacífica é expressar o vinculo do amor fraternal, comungando sem disputas ou competições, sem se envolver em vãs discussões, é viver buscando e proporcionando a reconciliação, é viver a paz que excede todo o entendimento.
O corpo de Cristo formado pela multiforme Graça de Deus cresce e se edifica quando pacificamente se relaciona centrado em Jesus Cristo.
Estes serão chamados filhos de Deus!

Os perseguidos por causa da justiça

Obedecer ao ensinamento bíblico causa rejeição, impopularidade e crítica, viver a doutrina do Mestre gera choques diante dos princípios da sociedade. Estes desacordos de princípios não acontecem apenas meio a sociedade desprovida da Graça salvadora, mas meio a comunidade  cristã onde muitos se perdem na pratica de um pseudo evangelho.
Já refletimos sobre a justiça de Deus, e neste ponto Jesus deixa claro que praticar esta justiça levará o cristão a enfrentar perseguição, em momentos levará a morte, não nos falta exemplos bíblicos e históricos sobre acontecimentos assim.
Esta perseguição se dá desde o mais extremo até a simplicidade da vida diária em trabalho, estudo e vida em sociedade.
Destacamos o fato de que aqui, Jesus ensina sobre aquele que é perseguido por praticar a justiça, não por achismos, manias de perseguição ou conveniência própria.
Destes é o Reino dos Céus!

Os que são injuriados

Ser injuriado é o mesmo que ser ofendido, insultado e censurado por suas práticas, em muito se relaciona com ser perseguido, uma vez que ambos colaboram para a censura da pratica cristã.
Cristo ensina que foi assim com os profetas no passado, e na presente era não será diferente. Jesus completa deixando claro que a recompensa por confessar o seu nome está na eternidade.
A estes: exultai e alegrai, grande é o vosso galardão nos céus!

CONCLUSÃO

Tudo que o cristão precisa para saber como viver neste mundo esta contido em Cristo Jesus, na sua doutrina, no seu evangelho. Encontramos nas palavras do Mestre os mais profundos ensinos, palavras que atravessam a alma.
É necessário dedicarmos muito mais tempo ao estudo dos ensinamentos de Cristo do que a qualquer outra literatura cristã escrita seja por quem for.
Sigamos e prossigamos na prática dos ensinos do Eterno!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

?????

Redes Sociail

..