Se você usa este tipo de pensamento, proponho-lhe que faça um esforço para de forma intencional enfatizar cenários positivos quando está a “analisar”. Provavelmente, nem sequer pensa nos melhores cenários possíveis que possam acontecer, ou pensa? Nem sempre tudo acontece como pensamos que venha a acontecer, se você se enquadra no tipo de pessoa que usa o pensamento catastrófico na grande maioria das vezes,  nem tudo está perdido. você pode simplesmente reverter esse tipo de pensamento com treino, dedicação e muita repetição de pensamentos orientados para a solução, pensamentos positivos. Pense positivo, insista no pensamento positivo.
Atenção: Relembre-se, intelectualização excessiva não quer dizer necessariamente que esteja a descobrir/perceber/resolver alguma coisa. Da próxima vez que perceber que está a accionar o pensamento catastrófico, accione também o pensamento positivo e tente encontrar alguns cenários favoráveis.
Evite ficar refém do seu próprio pensamento, crie o hábito de pensar  em soluções e agir, crie o hábito de pensar em soluções que possam contribuir para a melhoria do seu estado de humor.Deixe de dizer: Desculpe, eu não sei, eu não consigo.

DESESPERANÇA = INFELICIDADE

Acredito que uma das maiores causas para que as pessoas se sintam infelizes é quando elas se sentem impotentes para fazerem as coisas acontecerem como desejam. Por outras palavras, quando se torna óbvio para essas pessoas que não estão no controlo da sua vida. Mais uma vez talvez lhe pareça uma explicação muito simples, mas não é. Aborda a questão da perda de controlo, quando temos um grau de percepção de controlo reduzido sobre as nossas ações e/ou acontecimentos de vida, sentimo-nos impotentes, incapazes de levar a vida para a frente.

Por exemplo, digamos que a sua vida está  _______ e você está infeliz por causa disso. Não é por estar _______ que você está infeliz. Você está infeliz porque a sua vida está _______ e você pensa que não consegue fazer nada para alterar a situação. Se conseguisse fazer algo acerca do assunto, a sua infelicidade seria apenas um desconforto momentâneo.  Se você conseguir reconhecer que a razão pela qual está infeliz é porque pensa que é impotente e incapaz, será apenas uma questão de tempo até a sua confiança crescer. Pondere ler: 3 passos e 10 formas para construir a sua auto-confiança.

QUANDO SE SENTIR EM BAIXO E DESESPERANÇADO, TENTE FAZER O SEGUINTE:

  • Mantenha a calma e avalie bem a situação (com cenários positivos e construtivos)
  • Tente perceber porque razão se sente impotente
  • Pense sobre o que pode fazer para mudar e melhorar a situação
  • Formule um plano
  • Coloque o plano em acção
Ainda que no início algumas das coisas a que se propõe possam não dar certo, não desespere. Agora, já sabe algumas coisas que pode fazer (fazer um esforço para mudar as coisas), persista, certamente irá encontrar uma forma de melhorar a situação. Não lhe quero transmitir a ideia que é fácil, mas pode eventualmente não ser tão difícil como pensa.
Opinião: Se conseguir ultrapassar os seus sentimentos de impotência, você será capaz de vencer a sua infelicidade.
Todos nós nos sentimos mal acerca de alguma coisa em determinada altura da nossa vida. Este sentimento é humano. A diferença é que algumas pessoas sabem que não é permanente. Estas são as pessoas que aumentam a probabilidade de serem felizes. Aceite que por vezes as coisas na sua vida complicam-se e tornam-se um fardo, mas também por vezes as coisas correm de feição e tornam-se maravilhosas. Agora que sabe quais os sentimentos que estão na raiz da infelicidade, não há nada que o possa impedir de seguir em frente. Seja feliz.
Não esqueça: Você só não tem esperança para mudar a sua situação a não ser que se permite a isso.
 “Motivação, Equilíbrio Emocional e Felicidade” apresento uma perspectiva construtiva do que pode fazer, como pode fazer e o que pode contribuir na ajuda aos seus problemas através de um processo inovador de regulação emocional.

E VOCÊ, O QUE O IMPEDE DE SER FELIZ?

O que  impedem de ser feliz. ? Com as respostas dos leitores, criarei um artigo com as coisas que mais impossibilitam a felicidade, e teria todo o gosto em compartilhar os seus pensamentos, ainda que de forma anônima. Pretendo depois partilhar também os meus conhecimentos e as estratégias que considero serem mais indicadas para a resolução desses problemas!
Abraço