xmlns:b='http://www.google.com/2005/gml/b'xmlns:data='http://www.google.com/2005/gml/data' xmlns:expr='http://www.google.com/2005/gml/expr'> Vida Cristã: O SENHOR falou para Jeremias comprar um cinto de linho

domingo, 28 de fevereiro de 2016

O SENHOR falou para Jeremias comprar um cinto de linho

   JEREMIAS 13:
   

O SENHOR falou para Jeremias comprar um cinto de linho


    O SENHOR falou para Jeremias comprar um cinto de linho para Jeremias colocá-lo sobre os lombos, mas não o metê-lo na água (Jr 13.1), Jeremias obedeceu ao SENHOR e comprou o sinto de linho e pôs sobre os seus ombros (Jr 13.2),

o SENHOR se dirigiu a Jeremias mais outra vez, ele disse (Jr 13.3), para Jeremias tomar o cinto que ele comprou, o cinto que ele pôs sobre os lombos e falou para Jeremias ir até ao Eufrates para esconder o cinto de linho em uma fenda de uma rocha (Jr 13.4),
então Yirmeyahu/Jeremias fez o que Deus falou que ele fizesse (Jr 12.5). Depois que se passou muitos dias, o SENHOR falou para Jeremias ir até o lugar que ele pôs o cinto de linho fino e falou para Jeremias tomar o linho fino (Jr 13.6),

Jeremias foi ao Eufrates e tomou o cinto de linho fino de onde ele escondeu, o cinto se apodreceu e para nada prestava(Jr 13.7), então a palavra do SENHOR veio a Jeremias outra vez dizendo (Jr 13.8) que assim como o cinto apodreceu, da mesma forma ele fará apodrecer a soberba de Judá (Yahudah) e fará apodrecer a muita soberba de Yahrushalayim (Jerusalém), isto foi o que Deus falou (Jr 13.9). O povo de Judá (Yahudah) e Jerusalém (Yahrushalatim) é um povo maligno, o  povo na época de Yirmeyahu (Jeremias) se recusava a ouvir as palavras de YHWH (SENHOR), que é Deus, eles caminhavam segundo a dureza dos seus corações, e praticavam o politeísmo e a idolatria, o SENHOR falou que eles serão como o cinto de Jeremias (Yirmeyahu), que para nada presta (Jr 12.10). O SENHOR falou muitas vezes sobre arrependimento:

“Mas não deram ouvidos, nem atenderam, porém andaram nos seus próprios conselhos e na dureza do seus coração maligno; andaram para trás e não para diante.”(Yirmeyahu/Jeremias 7.24).

“Mas não me destes ouvidos, nem me atendestes; endurecestes a cerviz e fizestes pior do que vossos pais.”
(Yirmeyahu/Jeremias 7.26).

“Assim diz o SENHOR: Ponde-vos a margem no caminho e vede, perguntai pelas veredas antigas, qual é o bom caminho; andai por ele e achareis descanso para a vossa alma; mas eles dizem: Não endaremos.”
(Yirmeyahu/Jeremias 6.16).
 
    ISRAEL E JUDÁ E O MILÊNIO:
   
Em seguida, no versículo (11) o SENHOR fala sobre o que ele queria que acontecesse com Israel Judá e Ele, mas falou que Israel e Judá não quis isto, que é servir à YHWH ele ser o Elohim de Israel/Yisrael e Judá/Yahudah (Jr 13.11). Israel e Judá serão 1 nas mãos do SENHOR e servirá a ele quando o Mashiach/Messias voltar para reinar, nesse tempo haverá paz e cumprir-se-á o que diz as escrituras, leiamos alguns textos que falam sobre o reinados do Mashiach/Messias:

“E vi tronos; e assentaram-se sobre eles, e foi-lhes dado o poder de julgar; e vi as almas daqueles que foram degolados pelo testemunho de Jesus, e pela palavra de Deus, e que não adoraram a besta, nem a sua imagem, e não receberam o sinal em suas testas nem em suas mãos; e viveram, e reinaram com Cristo durante mil anos.


Mas os outros mortos não reviveram, até que os mil anos se acabaram.
Esta é a primeira ressurreição.
Bem-aventurado e santo aquele que tem parte na primeira ressurreição;
sobre estes não tem poder a segunda morte; mas serão sacerdotes de Deus
e de Cristo, e reinarão com ele mil anos.
E, acabando-se os mil anos, Satanás será solto da sua prisão,”(Apocalipse 20.4-7).


O versículo de Apocalipse (20.4-7) fala que haverá o reinado do Messias que durará 1000 anos, ele  tomará para si os santos que não foram para o lago de fogo, para eles reinarem com ele por 1000 anos, os que não tem parte na 2ª morte(morte espiritual/os que não são salvos), então os salvos irão reinar com Yeshua por 1000 anos, o resto irá ficará  no lago de fogo por estes 1000 anos, com satanás, O Filho de Deus tomará para si sacerdotes, este é o resumo do milênio. Vamos ler outro versículo para entender o reinado de 1000 anos:

“O cetro não se arredará de Judá, nem o legislador dentre seus pés, até que venha Siló; e a ele se congregarão os povos.”(Gênesis 49.10). Se analisarmos o texto de Gênesis (Bereshit 49.10), iremos notar que o cetro não se arredará de Judá/Yahudah, fala que os povos obedecerão a Deus, então está se referindo à um reinado de paz que as nações obedecerão a Deus, como em Apocalipse (20.4-7) que fala de um reinado de paz, pois O Filho de Deus estará na terra e satanás preso, então há uma boa possibilidade deste texto falar sobre o reinado de 1000 anos, o milênio, o reinado do Filho de Deus. Vamos ler outro texto para aprendermos mais sobre o milênio:

“Vinde então, e argüi-me, diz o SENHOR: ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão como a branca lã.”(Yeshayahu/Isaías 1.18). O versículo de Isaías (1.18) tem mais de uma interpretação, uma delas é que Deus irá purificar as imundícias de seu povo no milênio, o reinado de paz. O SENHOR fala em Yeshayahu(Isaías 1.25) que ele purificará o seu povo e tirará dele todos os metais impuros, em Isaías (1.25) fala de purificação, que pode ser quando o SENHOR começar o seu reinado. Leiamos o texto:

“E voltarei contra ti a minha mão, e purificarei inteiramente as tuas escórias; e tirar-te-ei toda a impureza.”(Yeshayahu/Isaías 1.25).Vamos ler outro versículo que explique bem o reinado do Mashiach/Messias:

“E te restituirei os teus juízes, como foram dantes; e os teus conselheiros, como antigamente; e então te chamarão cidade de justiça, cidade fiel.”(Isaías 1.26). Provavelmente o versículo de Isaías (1.26) fala sobre o milênio, quando o SENHOR restituir os juízes de seu povo, não haverá só sacerdotes, mas também haverá juízes no milênio, também haverá conselheiros e fala que chamarão Jerusalém de cidade fiel e cidade de justiça (Isaías 1.26). Então o milênio será um reinado que haverá muita paz, os santos irão reinar com O Filho de Deus, Ele tomará para si sacerdotes, haverá juízes e conselheiros, o Senhor purificará as imundícias de Yahrushalayim/Jerusalém, chamarão Jerusalém de “cidade de justiça” e “cidade fiel”, será um reinado de paz, o cetro não se arredará de Judá/Yahudah, nem o bastão de seus pés, o povo obedecerá a Deus (Apocalipse 20.4-4;Gênesis 49.10; Isaías 1.18, 25-26).

“Sião será remida com juízo, e os que voltam para ela com justiça. Mas os transgressores e os pecadores serão juntamente destruídos; e os que deixarem o SENHOR serão consumidos. Porque vos envergonhareis pelos carvalhos que cobiçastes, e sereis confundidos pelos jardins que escolhestes. Porque sereis como o carvalho, ao qual caem as folhas, e como o jardim que não tem água.E o forte se tornará em estopa, e a sua obra em faísca; e ambos arderão juntamente, e não haverá quem os apague.”(Isaías 1.27-31).

Se analisarmos o texto de Isaías(1.27-31), iremos notar que o nosso Deus irá voltar e julgar as pessoas, sendo que os ímpios irão para o fogo (que no texto é “faísca”) e os justos, os salvos que ficarão em Sião (Tzion) serão remidos com justiça, diferentemente dos pecadores que serão destruídos, serão consumidos, o SENHOR caracteriza fazendo comparações, ele fala que os ímpios que não serão salvos serão como o carvalho que ao qual caem as folhas, o SENHOR compara o ímpio ao jardim que não tem água (Yeshayahu/Isaías 1.27-32). Para sabermos mais sobre o milênio, é só lermos os profetas, principalmente Isaías, Jeremias, Lamentações de Jeremias, Ezequiel e Daniel.
  
    Vamos voltar para o texto de Jeremias (Yirmeyahu 13), vamos para o versículo(12).
Em Jeremias(13.12), temos o texto sobre o jarro. Leiamos o texto de Jeremias(13.12-14):


“Portanto, dize-lhes esta palavra: Assim diz o Senhor Deus de Israel:
Todo o odre se encherá de vinho; e dir-te-ão: Porventura não sabemos nós muito bem que todo o odre se encherá de vinho?
Mas tu dize-lhes: Assim diz o Senhor: Eis que eu encherei de embriaguez a todos os habitantes desta terra, e aos reis da estirpe de Davi, que estão assentados sobre o seu trono, e aos sacerdotes, e aos profetas, e a todos os habitantes de Jerusalém.
E fá-los-ei em pedaços atirando uns contra os outros, e juntamente os pais com os filhos, diz o Senhor; não perdoarei, nem pouparei, nem terei deles compaixão, para que não os destrua.”(Yirmeyahu/Jeremias 13.12-14).


    Depois, em Jeremias (13.15-27) temos os apelos do SENHOR para o povo e temos as ameaças do SENHOR para o povo, vamos analisar versículos por versículos. Em Jeremias (13.15) o SENHOR fala para o povo ouvir o que Jeremias falar, por causa que o que Jeremias disser é o que Deus falou para ele falar, o SENHOR também falou para o povo não se ensoberbecer (Jr 13.15). O SENHOR falou para o povo dar glória ao SENHOR antes que ele faça vir trevas e antes que os pés do povo de Israel e Judá tropecem nos montes tenebrosos, antes que eles esperem a luz(coisas boas) ela mude em sombra de morte(castigos do SENHOR sobre o povo), isto está escrito em Jeremias (13.16). O SENHOR falou que se o povo não ouvir suas palavras, a Sua alma chorará em segredo, por causa da soberba do povo, os olhos de Deus chorarão amargamente e se desfarão em lágrimas, pois o rebanho do SENHOR foi levado cativo (Jr 13.17), este versículo prova que o SENHOR se sente triste quando o seu povo se esquece dEle, Ele não fica só irado, mas Também fica triste, o SENHOR fazia o seu povo passar por uma situação difícil para eles se lembrarem dEle. O SENHOR falou para Jeremias falar para o rei e para a rainha-mãe se humilharem, pois a coroa de suas glórias já caíram, o SENHOR falou para eles se humilharem assentados no chão (Jr 13.18). Em seguida vemos características da terra de Judá enquanto os habitantes de Judá foram levados para o exílio, as cidades do Sul fechadas, e ninguém havia que as abrisse, pois os habitantes de Judá foram levados cativos (Jr 13.19).

“Levantai os vossos olhos, e vede os que vêm do norte; onde está o rebanho que se te deu, o rebanho da tua glória? Que dirás, quando ele te castigar porque os ensinaste a serem capitães, e chefe sobre ti?
Porventura não te tomarão as dores, como à mulher que está de parto?”(Jeremias 13.20-21).

Depois vemos o fato que levou a consequência do povo de Judá serem levados cativos, o povo foi levado cativo por causa das multidões das suas maldades (Jr 13.22). Depois temos a seguinte pergunta:

“Porventura pode o etíope mudar a sua pele, ou o leopardo as suas manchas? Então podereis vós fazer o bem, sendo ensinados a fazer o mal.”(Jeremias 13.23).

O SENHOR fala que espalhou o seu povo como restolho, como restolho que é arrebatado pelo vento do deserto (Jr 13.24).
O SENHOR falou que a sorte de seu povo é a porção que será medida por Ele, pois o povo se esqueceu do SENHOR e confiou em mentiras (Jr 13.25). O SENHOR falou que levantará as fraldas de seu povo sobre o rosto do próprio povo, e assim o SENHOR envergonhará o povo (Jr 13.26), este versículo não está no sentido literal, este versículo está no sentido figurado, o SENHOR quis dizer através deste versículo que Ele irá envergonhar o seu povo (Jr 13.26). O SENHOR falou que viu os pecados de Jerusalém que são luxúria, prostituição, adultérios e rinchos, o SENHOR perguntou para Jerusalém sobre até quando ela ainda não se purificará (Jr 13.27).

“Já vi as tuas abominações, e os teus adultérios, e os teus rinchos, e a enormidade da tua prostituição sobre os outeiros no campo; ai de ti, Jerusalém! Até quando ainda não te purificarás?”

(Yirmeyahu/Jeremias 13.27).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

?????

Redes Sociail

..