COMO MANTER O OTIMISMO DIANTE DA ADVERSIDADE
Salmos 11:1-4
No Senhor me refugio. Como então vocês podem dizer-me: “Fuja como um pássaro para os montes”? Vejam! Os ímpios preparam os seus arcos; colocam as flechas contra as cordas para das sombras as atirarem nos retos de coração. Quando os fundamentos estão sendo destruídos, que pode fazer o justo? O Senhor está no seu santo templo; o Senhor tem o seu trono nos céus. Seus olhos observam; seus olhos examinam os filhos dos homens.
Como manter o otimismo diante da adversidade tem sido um grande desafio para muitas pessoas, pois a vida é tão complicada e tão cheia de problemas que muitos não conseguem e acabam desanimando.“Leia também: Nada vale mais que a nossa dignidade”.
Entretanto, nestes versículos, Davi nos mostra que isto é possível, que existe um caminho que pode ser trilhado por qualquer um de nós e que mesmo diante das mais terríveis circunstâncias nós podemos continuar em frente crendo que dias melhores virão, que podemos superar todas as dificuldades e que não estamos sós nesta briga diária. “Sugerimos que você leia também: “Saiba dizer sim ou não no momento certo”.
Não sabemos ao certo quando Davi escreveu esse Salmo, pode ter sido quando estava sendo perseguido por Saul ou durante o tempo da rebelião de Absalão, porém ele diz que em Deus ele está seguro, por isso não adianta dizerem para ele fugir como pássaros para a montanha, porque os homens ruins já estão com os seus arcos preparados para atirar suas flechas nas pessoas direitas e arremata perguntando o que se pode fazer quando as leis não são observadas e conclui o seu pensamento afirmando que Deus está em seu trono, observando todas as pessoas e o que elas fazem.
O que gostaríamos de chamar a atenção é que Davi foi aconselhado a fugir tendo em vista as circunstâncias serem muito ruins, mas ele se recusou a aceitar aquela proposta e se mostrou otimista porque não tinha dúvidas de que estava seguro em Deus, apesar de o ambiente ser hostil.
O que Davi nos mostra nessa passagem é que todos nós passamos por adversidades, não é privilégio de ninguém viver momentos difíceis nessa vida e que temos dois caminhos a seguir, o primeiro seria fugir e tentar se esconder ou, uma segunda opção, acreditar que Deus está no controle de tudo e nos refugiarmos Nele. “Você também pode ler: Que adianta ganhar o mundo e perder a nossa alma”.
Você poderia dizer que existe uma terceira opção que seria enfrentar de frente o problema, mas esta depende do tamanho da adversidade, já que existem questões grandes demais para nós e, são geralmente estas, que levam o homem a se desesperar e fugir, uma vez que com as pequenas é claro que podemos. “Você não pode deixar de ler também: Como enfrentar as dificuldades da vida”.
Davi deixa muito claro que optou pela segunda hipótese, por isso afirmou que não fugiria de forma alguma e nós, como estamos nos comportando diante dos problemas que a vida nos coloca? Qual tem sido o nosso comportamento diante das adversidades? Estamos preferindo fugir, como os conselheiros de Davi estavam sugerindo? Estamos pessimistas? “Leia também: “Nós e as redes sociais”.
É evidente que somente cada um de nós tem as respostas a estas perguntas, porém a fórmula para mantermos o otimismo apesar das adversidades está em crermos de todo o coração, como Davi, que nada acontece sem o conhecimento e a permissão de Deus e no tempo determinado a justiça prevalecerá, razão pela qual devemos nos refugiar Nele e não fugirmos para onde quer que seja.Pense nisso e deixe o seu comentário.
Nenhum comentário:
Postar um comentário