I. A APARIÇÃO NA CAVERNA DE ENDOR
- ACIMA DE SUSPEITAS, SE VOCÊ NÃO OLHAR DETALHES.
1º Samuel 28:13 Ao que o rei lhe disse: Não temas; que é que vês? Então a mulher respondeu a Saul: Vejo um deus que vem subindo de dentro da terra.14 Perguntou-lhe ele: Como é a sua figura? E disse ela: Vem subindo um ancião, e está envolto numa capa. Entendendo Saul que era Samuel, inclinou-se com o rosto em terra, e lhe fez reverência.15 Samuel disse a Saul: Por que me inquietaste, fazendo-me subir? Então disse Saul: Estou muito angustiado, porque os filisteus guerreiam contra mim, e Deus se tem desviado de mim, e já não me responde, nem por intermédio dos profetas nem por sonhos; por isso te chamei, para que me faças saber o que hei de fazer.16Então disse Samuel: Por que, pois, me perguntas a mim, visto que o Senhor se tem desviado de ti, e se tem feito teu inimigo? 17 O Senhor te fez como por meu intermédio te disse; pois o Senhor rasgou o reino da tua mão, e o deu ao teu próximo, a Davi.18 Porquanto não deste ouvidos à voz do Senhor, e não executaste o furor da sua ira contra Amaleque, por isso o Senhor te fez hoje isto.19 E o Senhor entregará também a Israel contigo na mão dos filisteus. Amanhã tu e teus filhos estareis comigo, e o Senhor entregará o arraial de Israel na mão dos filisteus.20 Imediatamente Saul caiu estendido por terra, tomado de grande medo por causa das palavras de Samuel; e não houve força nele, porque nada havia comido todo aquele dia e toda aquela noite.
A. A Cena desenrolou-se diante do rei Saul e seus guardas
B. A Médium invocou uma pessoa falecida e “Ela” apareceu -
foi incrível!
1. A aparência era igual
2. A voz era igual
3. O vocabulário era igual
4. Até as roupas eram iguais
5. A mensagem recebida parecia seguir o padrão
C. Tudo foi perfeito, menos o final da história –
Um trágico suicídio! Era muito tarde para Saul!
I Samuel 31: 3 A peleja se agravou contra Saul, e os flecheiros o alcançaram, e o feriram gravemente. 4 Pelo que disse Saul ao seu escudeiro: Arranca a tua espada, e atravessa-me com ela, para que porventura não venham esses incircuncisos, e me atravessem e escarneçam de mim. Mas o seu escudeiro não quis, porque temia muito. Então Saul tomou a espada, e se lançou sobre ela.5Vendo, pois, o seu escudeiro que Saul já era morto, também ele se lançou sobre a sua espada, e morreu com ele.
II. EXAMINANDO OS DETALHES DA HISTÓRIA -
A. Saul – Um irreverente, teimoso e rejeitado rei –
I Samuel 15: 22 Samuel, porém, disse: Tem, porventura, o Senhor tanto prazer em holocaustos e sacrifícios, como em que se obedeça à voz do Senhor? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar, e o atender, do que a gordura de carneiros23 porque a rebelião é como o pecado de adivinhação, e a obstinação é como a iniquidade de idolatria. Porquanto rejeitaste a palavra do Senhor, ele também te rejeitou, a ti, para que não sejas rei.
B. O Profeta Samuel havia morrido –
I Samuel 28: 3 Ora, Samuel já havia morrido, e todo o Israel o tinha chorado, e o tinha sepultado em Ramá, que era a sua cidade. E Saul tinha desterrado os necromantes e os adivinhos.
C. Deus já rejeitara e recusava-se a responder a Saul, por todos os meios lícitos – Vs.6 Pelo que consultou Saul ao Senhor, porém o Senhor não lhe respondeu, nem por sonhos, nem por Urim, nem por profetas.
D. Tentar obter informações dos mortos era e é terminantemente proibido por Deus –
Deuteronaõmio. 18: 10 Não se achará no meio de ti quem faça passar pelo fogo o seu filho ou a sua filha, nem adivinhador, nem prognosticador, nem agoureiro, nem feiticeiro,11 nem encantador, nem quem consulte um espírito adivinhador, nem mágico, nem quem consulte os mortos;
E. Era um absurdo e equivalia a abandonar a Deus –
Isaias 8: 19 Quando vos disserem: Consultai os que têm espíritos familiares e os feiticeiros, que chilreiam e murmuram, respondei: Acaso não consultará um povo a seu Deus? acaso a favor dos vivos consultará os mortos?
F. Porque os mortos estão inconscientes e não têm o que informar
Eclesiastes 9: 5 Pois os vivos sabem que morrerão, mas os mortos não sabem coisa nenhuma, nem tampouco têm eles daí em diante recompensa; porque a sua memória ficou entregue ao esquecimento.6 Tanto o seu amor como o seu ódio e a sua inveja já pereceram; nem têm eles daí em diante parte para sempre em coisa alguma do que se faz debaixo do sol.
G. Mas, os espíritos imitadores podem assumir até a forma de um anjo bom –
II Corintios 11: 14 E não é de admirar, porquanto o próprio Satanás se disfarça em anjo de luz.15Não é muito, pois, que também os seus ministros se disfarcem em ministros da justiça; o fim dos quais será conforme as suas obras.– Por isso a severa proibição.
H. Eles têm poder de alterar sua aparência até para um animal e operar milagres –
Apocalipse 16: 13 E da boca do dragão, e da boca da besta, e da boca do falso profeta, vi saírem três espíritos imundos, semelhantes a rãs.14 Pois são espíritos de demônios, que operam sinais; os quais vão ao encontro dos reis de todo o mundo, para os congregar para a batalha do grande dia do Deus Todo-Poderoso.
I. Desafiando todas as advertências divinas, Saul vai em busca de uma médium, como que desejando forçar Deus a lhe responder – I Samuel 28: 6 Pelo que consultou Saul ao Senhor, porém o Senhor não lhe respondeu, nem por sonhos, nem por Urim, nem por profetas.7Então disse Saul aos seus servos: Buscai-me uma necromante, para que eu vá a ela e a consulte. Disseram-lhe os seus servos: Eis que em En-Dor há uma mulher que é necromante.
II–Mas, teria uma médium o poder de forçar Deus a responder???Entraria Deus em contradição, respondendo por um meio que ele próprio definira como inútil e proibido???
Em toda a História bíblica, Deus nunca se comunicou por um médium, embora tenha “falado de muitas maneiras” (Heb. 1: 1 Havendo Deus antigamente falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas,)
III. SAUL VIU O QUE QUIS VER, MAS, NÃO ERA HUMANO O QUE LHE APARECEU, PORÉM, A OPERAÇÃO DOS ANJOS MAUS E ENGANADORES !
Como resultado da misteriosa entrevista, Saul enlouquecido, suicida-se –
I Sam. 31: 3 A peleja se agravou contra Saul, e os flecheiros o alcançaram, e o feriram gravemente.4Pelo que disse Saul ao seu escudeiro: Arranca a tua espada, e atravessa-me com ela, para que porventura não venham esses incircuncisos, e me atravessem e escarneçam de mim. Mas o seu escudeiro não quis, porque temia muito. Então Saul tomou a espada, e se lançou sobre ela.5 Vendo, pois, o seu escudeiro que Saul já era morto, também ele se lançou sobre a sua espada, e morreu com ele.
A avaliação profética do que ocorreu a Saul –
I Crôn. 10: 13 Assim morreu Saul por causa da sua infidelidade para com o Senhor, porque não havia guardado a palavra do Senhor; e também porque buscou a adivinhadora para a consultar,14 e não buscou ao Senhor; pelo que ele o matou, e transferiu o reino a Davi, filho de Jessé.
- A obra dos Espíritos enganadores hoje, foi predita –
I Timóteo 4: 1 Mas o Espírito expressamente diz que em tempos posteriores alguns apostatarão da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios,
1. Núm. 25:1-31 Ora, Israel demorava-se em Sitim, e o povo começou a prostituir-se com as filhas de Moabe,2 pois elas convidaram o povo aos sacrifícios dos seus deuses; e o povo comeu, e inclinou-se aos seus deuses3 Porquanto Israel se juntou a Baal-Peor, a ira do Senhor acendeu-se contra ele.
Salmos 106:28 Também se apegaram a Baal-Peor, e comeram sacrifícios oferecidos aos mortos.– Os “Deuses” pagãos eram supostos espíritos de heróis mortos.
2. Lev. 20:6 Quanto àquele que se voltar para os que consultam os mortos e para os feiticeiros, prostituindo-se após eles, porei o meu rosto contra aquele homem, e o extirparei do meio do seu povo.– Uma terrível ameaça divina contra quem consulta bruxos.
3. Salmos 106:36 Serviram aos seus ídolos, que vieram a ser-lhes um laço;37 sacrificaram seus filhos e suas filhas aos demônios;38 e derramaram sangue inocente, o sangue de seus filhos e de suas filhas, que eles sacrificaram aos ídolos de Canaã; e a terra foi manchada com sangue./ 1º Coríntios 10:20Antes digo que as coisas que eles sacrificam, sacrificam-nas a demônios, e não a Deus. E não quero que sejais participantes com os demônios.– A razão, é que a consulta aos supostos espíritos deificados de heróis mortos (deuses), era e é atendida por espíritos maus, espíritos de demônios.
A aparição de “Espíritos” é uma realidade, mas, não é uma verdade, pois, trata-se de um engano satânico, inadvertidamente aceito pelas pessoas:
DEZ CRENÇAS POPULARES COMPARADAS COM A BÍBLIA
PENSAMENTO POPULAR
|
BÍBLIA SAGRADA
|
1. O mortos estão conscientes e sofrendo
|
Ecl. 9:5,6 – Os mortos estão Inconscientes
|
2. Morre-se e vive-se várias vezes
|
Heb. 9:27 – Antes do julgamento. Morre-se apenas uma vez.
|
3. Você não é responsável por seus atos, afinal, você pode ser outro reencarnado.
|
Apoc. 22:12 – Jesus retribuirá a cada umconforme as suas obras.
|
4. Arrepender-se só, não basta, é preciso reencarnar-se para purificar-se.
|
Prov. 28:13 / Atos 3:19 / I S. Jo. 1:7 – O arrependimento pela fé no sangue de Jesus, é bastante..
|
5. Os mortos voltam e comunicam-se com os vivos.
|
Ecl. 9:6 – Os mortos não têm parte em nada desta terra.
|
6. Os mortos bons estão no céu.
|
S. Jo. 5: 28 – Todos os mortos sairão dos túmulos na volta de Jesus.
|
7. Eu posso estar pagando a culpa de alguém.
|
Ezeq. 18:20 – Nem de familiares pagamos as culpas, cada um é responsável pelos atos de sua vida.
|
8. O Ser humano tem alma imortal.
|
I Tim. 1:17 / 6:16 – Deus é Imortal, só Ele.
|
9. Recebe-se logo após a morte a recompensa.
|
S. Lc. 14:14 – a recompensa só é dada na ressurreição.
|
10. Deus vai salvar a todos no final.
|
I Tim. 2:3,4 / S. Mat. 25:34,41 – Quer que todos sejam salvos mas, no final, haverá condenação para muitos.
|
COMPARTILHE:
Nenhum comentário:
Postar um comentário