A depressão não tratada é um problema grave.
Se não for tratada a depressão aumenta a probabilidade de comportamentos de risco, porblemas de saude, drogas, álcool e outros.
Para alem disso quando a depressão não é tratada também pode:
- Causar problemas no trabalho
- Estragar relacionamentos
- Tornar mais complicado superar doenças graves
E pode ser uma doença devastora:
A depressão clínica é uma doença que envolve o corpo, humor e pensamentos.
A depressão afeta a maneira como você come e dorme, afeta a maneira como você se sente sobre si mesmo e aqueles ao seu redor, e afeta os seus pensamentos.
As pessoas que estão deprimidas não podem simplesmente “se acalmar” e se curarem.
Não tratar a depressão e não ter tratamento adequado, incluindo antidepressivos e / ou psicoterapia, faz com que a depressão clínica não tratada dure semanas, meses ou anos. No entanto o tratamento adequado, pode ajudar a maioria das pessoas com depressão.
Principais consequências da depressão não tratada
As consequências de uma depressão não tratada pode fazer que se torne numa doença grave e pode causar danos adicionais, se deixada sem tratamento.
Efeitos a longo prazo da depressão não curada:
- Agravamento da depressão. Não há dúvida de que a depressão não tratada pode levar a que a depressão se prolongue durante mais tempo.
- Pensamentos de suicídio. Um sintoma comum da depressão são os pensamentos suicidas, e o risco de que você vai agir sobre eles é maior se você não procurar tratamento. Quando a depressão é tratada com sucesso com medicamentos e psicoterapia, os pensamentos de suicídio vão embora.
- Outras condições médicas. A depressão pode fazer outras condições médicas serem mais difíceis de tratar. Pesquisas mostram que as pessoas que têm depressão morrem em maior número do que pessoas que nunca foram deprimidas.
Danos Cardiovasculares
Quando os níveis de serotonina no cérebro estão desequilibrados afetam outros produtos químicos do cérebro e metabolitos, bem como, que por sua vez afeta a capacidade do sistema nervoso central para funcionar corretamente.
Esta consequência atrapalha a resposta natural “luta ou fuga” do corpo, e o sistema nervoso central vai entrar aleatoriamente no modo “luta ou fuga” e libera adrenalina extra, que ao longo do tempo provoca danos irreversíveis ao sistema cardiovascular.
A depressão também aumenta a inflamação endotelial, o que faz com que a tensão das artérias e vasos sanguíneos aumente a viscosidade de plaquetas, o que por sua vez aumenta o risco de formação de coágulos sanguíneos e ataques cardíacos.
Aumento da Mortalidade
De acordo com os Centros para Controle e Prevenção de Doenças, as pessoas que sofrem de depressão não tratada podem morrer até 25 anos mais cedo do que a média de vida.
Isto é principalmente devido a mudanças químicas no cérebro e efeitos a longo prazo sobre o corpo devido a essas mudanças químicas e abuso de substâncias.
Danos Cerebrais
Pesquisas usando exames de ressonância magnética do cérebro surgiram com resultados perturbadores.
Não tratar a depressão pode fazer com que uma parte do cérebro conhecida como hipocampo diminua de tamanho. Ao recuperar, o hipocampo retorna ao tamanho normal.
No entanto, se for uma depressão de longa duração, ou mal tratada por muito tempo, o cérebro não consegue se recuperar, e a pessoa está em maior risco de doença permanente, ou ataques frequentes de depressão.
Como é que a depressão não tratada pode afetar a saúde física?
Há evidências crescentes de que a depressão cobra um preço grande na saúde física.
Os estudos mais recentes que exploram a saúde e a depressão têm olhado para pacientes com acidente vascular cerebral ou doença arterial coronariana.
Os resultados mostraram que as pessoas com depressão que estão se recuperando de acidentes vasculares cerebrais ou ataques cardíacos têm um tempo acham que é mais difícil de seguir as instruções do seu médico e lidar com os desafios da doença.
Outro estudo descobriu que pacientes com depressão têm um maior risco de morte nos primeiros meses após um ataque cardíaco.
Como a depressão não tratada pode levar ao isolamento social?
A serotonina é uma substância química no cérebro que faz com que as pessoas se sintam felizes e sociais.
Quando esta substância química fundamental está fora de equilíbrio no cérebro, a pessoa vai parar de participar em atividades que costumavam ter prazer.
Podem sentir que estas atividades não vale o esforço de sair de casa.
Não é incomum para as pessoas com depressão não tratada ficarem na cama o dia todo, perder dias ou mesmo semanas de trabalho, e parar de participar em atividades familiares.
Um sintoma comum é sentir a necessidade de ficar em casa com as persianas e cortinas fechadas, e ignorar telefonemas e e-mails de amigos e entes queridos.
Como o sono é interrompido pela depressão não tratada?
Um dos efeitos a longo prazo da depressão mais claros é uma mudança nos padrões de sono.
Embora o problema mais comum seja a insonia (dificuldade para conseguir sono adequado), as pessoas sentem, por vezes, uma maior necessidade de sono e têm perda de energia excessiva.
Falta de sono pode causar alguns dos mesmos sintomas como a depressão – cansaço extremo, perda de energia e dificuldade de concentração ou de tomar decisões.
Além disso, a depressão não tratada pode resultar em perda ou ganho de peso, sentimentos de desesperança e impotência, e irritabilidade. Tratar a depressão ajuda a pessoa a obter controlo sobre todos estes sintomas de depressão.
Quais são os sinais comuns de insonias em pessoas com depressão não tratada?
Os sinais mais comuns de insonias são:
- Fadiga durante o dia
- Irritabilidade e dificuldade de concentração
- Sono que nunca se sente como “suficiente”
- Dificuldade em adormecer
- Dificuldade de voltar a dormir após acordar durante a noite
- Acordar todas as horas da noite
- Acordar antes de o despertador tocar
Quais são os sinais de abuso de drogas e álcool com depressão não tratada?
Abuso de álcool e drogas são comuns quando a depressão não é tratada. É especialmente comum entre adolescentes e entre os jovens de meia-idade do sexo masculino. É muito importante encorajar essas pessoas a pedir ajuda, porque eles são mais propensos a tentar o suicídio.
Os sinais de abuso de drogas e álcool são:
- Incapacidade de manter amizades e relacionamentos
- Beber álcool às escondidas
- Tremores
- Inexplicável perda de memória
- Falta de vontade de falar sobre drogas ou álcool
Aqueles que sofrem de depressão e abuso de drogas ou álcool podem necessitar de tratamento especializado.
Os sinais de depressão não tratada nos homens são diferentes das mulheres?
Homens que sofrem de depressão não tratada podem apresentar mais raiva, frustração e comportamento violento do que as mulheres.
Além disso, homens com depressão não tratada podem ter comportamentos perigosos, tais como condução imprudente e ter sexo inseguro.
Os homens não estão cientes de que os sintomas físicos, como dores de cabeça, distúrbios digestivos e dor crônica, podem ser sintomas de depressão .
Porque é que a depressão não tratada é considerada uma incapacidade?
A depressão pode tornar as pessoas com incapacidade na sua vida profissional, vida familiar e na vida social.
A depressão não tratada, é tão cara como uma doença cardíaca ou AIDS para a economia dos do país.
A depressão não tratada é responsável por mais de 200 milhões de dias perdidos de trabalho a cada ano. O custo anual da depressão não tratada é mais do que 39,83 € bilhões com a perda de produtividade e custos de tratamento diretos.
Como a depressão não tratada afeta a minha família?
Viver com uma pessoa deprimida pode ser mais complicado e stressante para familiares e amigos.
Muitas vezes é útil ter um membro da família envolvido na avaliação e tratamento de um parente deprimido.
Às vezes, a terapia familiar é mais indicada.
A depressão não tratada pode levar ao suicídio?
Depressão carrega um alto risco de suicídio. Este é o resultado pior mas muito real da depressão não tratado ou sub-tratada.
Qualquer um que expressa pensamentos suicidas ou intenções deve ser levado muito, muito a sério.
Não hesite em chamar o socorro imediatamente.
A maioria das pessoas que sofrem de depressão clínica não tentam o suicídio.
Mas de acordo com o Instituto Nacional de Saúde Mental, mais de 90% das pessoas que morrem de suicídio têm depressão e outros transtornos mentais, ou um transtorno de abuso de substâncias.
Os homens cometem quase 75% dos suicídios, embora o dobro das mulheres tentem fazê-lo.
Deve agir e não deixar a doença avançar
Não curar uma depressão pode vários efeito negativos, por isso não demore mais a procurar tratamento.
Procure ajuda especializada se estiver a sofrer de depressão ou se tiver um familiar ou amigo nesta situação ajude-o procurando tratamento.
Leia mais:
Nenhum comentário:
Postar um comentário