xmlns:b='http://www.google.com/2005/gml/b'xmlns:data='http://www.google.com/2005/gml/data' xmlns:expr='http://www.google.com/2005/gml/expr'> Vida Cristã: Introdução ao estudo da Escatologia

quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

Introdução ao estudo da Escatologia

Introdução ao estudo da Escatologia

A palavra Escatologia é um termo constituído de duas palavras gregas: escathos (do original εσχατος) que se traduz por “últimas coisas” e logos que quer dizer “estudo”. Portanto, o estudo escatológico pode ser definido como sendo um conjunto de verdades a respeito do futuro da humanidade.
Essa ciência é uma parte da Teologia que trata dos últimos eventos na história do mundo como conhecemos ou o destino final da humanidade segundo os designíos de Deus. De forma mais ampla, Escatologia costuma ter relação com o plano de redenção da humanidade e as profecias cumpridas e futuras.
Tecnicamente, Escatologia é uma ciência que abrange o campo de Teologia Sistemática e estuda os temas relacionados à morte, ao estado intermediário dos mortos, o destino da Igreja, o Juízo Final, o Céu e o Inferno e os assuntos concernentes ao destino da humanidade.
Como a preocupação principal do estudo escatológico é a interpretação dos textos bíblicos e acontecimentos que remetem ao futuro da humanidade e a comprovação do cumprimento profético das revelações divinas, sua importância se torna fundamental para os estudiosos da Bíblia.
O cuidado da interpretação da revelação profética é evidenciado pelo apóstolo Pedro, quando afirma: “E temos mui firme, a palavra dos profetas, à qual bem fazeis em estar atentos, como a uma luz que alumia em lugar escuro, até que o dia esclareça, e a estrela da alva apareça em vosso coração”, 2 Pedro 1:19.
As principais fontes da Doutrina das Últimas coisas, forma moderna como se define a Escatologia, são:
  1. A Bíblia Sagrada – O reconhecimento litúrgico das escrituras como sendo a revelação da vontade de Deus à humanidade torna a Bíblia a principal fonte da Escatologia Bíblica. Por sua vez, a Escatologia Bíblia é destinada aos estudos e interpretações do futuro da humanidade segunda as tradições cristãs.
  1. Dogmas e declarações doutrinárias – Os dogmas e declarações doutrinárias também são fontes de estudo escatológico. Porém, desde que estejam em conformidade absoluta com a Bíblia Sagrada.
  1. A história – As fontes históricas e relatos comprovados são fontes da Doutrina das Últimas coisas, pois comprovam o cumprimento profético da Escritura e nos ajudam a compreender os planos do Criador para o estabelecimento pleno de seu Reino.
Apesar do campo e o objetivo da Escatologia seja a interpretação das profecias bíblicas, existem divergências quanto a sua posição em diversos temas. Por exemplo, nas ideias sobre o arrebatamento da Igreja e a Grande Tribulação. Alguns admitem que o arrebatamento se dará antes da Grande Tribulação, enquanto outros dizem que poderá se dar após a Grande Tribulação.
Neste sentido, existem métodos de interpretação escatológico. O método alegórico ou figurado e o método literal e textual. O primeiro aponta a alegoria como qualquer declaração de fatos supostos que admitem interpretação literal, mas que requer a interpretação figurada da mesma forma.
O método alegórico ou figurado, procura dar significado as profecias, o que pode resultar na perda de significado para a revelação de Deus. Ao interpretar alegoricamente uma profecia de sentido literal, se está, de fato, distorcendo as Escrituras.
A interpretação literal e textual é um método gramático-histórico e se preocupa em dar um sentido literal às palavras da profecia, interpretando-as conforme o significado textual, segundo as especificações nas Escrituras Sagradas. Essa procura dar sentido literal ao texto, interpretando conforme o seu significado profético.
Mas ao crermos na revelação espiritual das Escrituras, devemos ter em mente que nem sempre seja possível uma revelação literal ou figurada dos textos, pois há alguns que apenas trazem sentido espiritual. Desta forma, qualquer um dos métodos é válido, mas sempre com precauções e cuidados.

Você gosta de estudar a Palavra de Deus? Então leia no meu blog uma introdução ao estudo da Escatologia:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

?????

Redes Sociail

..