Se a Bíblia diz que não há um justo sequer como os justos herdarão a vida eterna?
Postado em: #VocêPergunta
Você Pergunta: Estava fazendo minha leitura bíblica e fiquei meio confusa. Tem um verso na Bíblia que diz que não há um justo sequer. Ao mesmo tempo existe outro verso que diz que os justos herdarão a vida eterna. Se não existem justos como isso pode acontecer?
Cara leitora, foi muito bom você ter mencionado essa dúvida, pois será bem interessante explicar essa questão aos leitores. Na realidade a Bíblia realmente aponta que não existe um justo sequer e que somente os justos estarão nos céus com o Senhor. Isso pode parecer contradição e até confuso, porém, como o conhecimento de algumas verdades bíblicas a dúvida logo se resolve.
Em primeiro lugar a Bíblia é clara em mostrar que não existe mesmo um justo sequer: “Não há justo, nem um sequer” (Romanos 3.10). E por que não existem justos? Paulo nos dá essa resposta em Romanos 3. 23: “pois todos pecaram”. Assim, ninguém pode ser considerado justo diante de Deus, pois ninguém é justo, nenhum de nós é livre do pecado, pelo contrário, somos dominados por ele. Se somos dominados pelo pecado não podemos ser considerados justos, mas injustos. Nessa condição, o pagamento – justo – que teríamos da parte de Deus, é o descrito em Romanos 6. 23: “porque o salário do pecado é a morte”. Podemos considerar essa “morte” como sendo a total separação de Deus, comumente chamada de inferno pela Bíblia. Esse é o destino dos injustos pecadores.
Em segundo lugar, a pergunta que fica a partir daqui é: Quem, então, são os justos que serão salvos se não existem justos?
Aqui a graça de Deus inundada de misericórdia atinge a vida dos eleitos de Deus. Esses justos que herdarão a salvação são aqueles pecadores injustos que foram justificados pelo sacrifício de Jesus Cristo na cruz. Eu explico: Nós, por nós mesmos, não temos condições de nos fazermos justos diante de Deus, pois não o somos. Assim, o próprio Deus, o Senhor Jesus Cristo, veio e se entregou em nosso lugar, pagando os nossos pecados e, assim, nos transformando em justos diante de Deus. É o que nos ensina a Bíblia: “Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo” (Romanos 5. 1).
Se Jesus Cristo nos justificou, logo, somos agora justos diante de Deus e estamos aptos – não por nossos méritos, mas inteiramente pela graça de Deus – a herdar a salvação preparada por Deus aos Seus servos. Esse é o significado de sermos justificados por Cristo. E agora, justificados por Cristo, não somos mais dominados pelo pecado, mas somos dominados pelo Espírito Santo de Deus que nos foi dado. Então podemos viver uma nova vida – justa – pela fé: “O justo viverá por fé.” (Romanos 1.17 )
Porém, não são todos os injustos que serão transformados em justos, serão somente aqueles que crerem em Jesus Cristo: “Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna (…) Quem nele crê não é julgado; O QUE NÃO CRÊ já está julgado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus.” (João 3.16, 18)
Compartilhe a Bênção:
Nenhum comentário:
Postar um comentário