"A MULHER CANANEIA"
Um dos episódios do ministério de Yahushua é marcante pelo profundo significado que assume o diálogo que Ele um dia teve com uma mulher cananeia que tinha ido junto Dele em busca de auxílio/cura para sua filha. Como sabemos, os Yahudim/Judeus daquele tempo não se misturavam/conviviam com outros povos por os considerarem impuros, e muito menos com os que viviam no território do antigo Reino do Norte (Israel/Efrayim), os de Samaria, podendo estes ser samaritanos ou, no caso vertente, cananeus. Por outro lado, também os homens de Yahudah/Judá não falavam com mulheres (lembremos a admiração dos discípulos de Yahushua quando o encontraram a falar com uma mulher samaritana junto ao poço), e muito menos com os de Canaã. Mas, como sabemos Yahushua não veio para os sãos, mas para todos os que se encontravam espiritualmente doentes, isto é, sim O Yahwh de Avraham/Abraão, Yitzchak/Isaac e Yaakov/Jacó. Vamos então detalhar o conteúdo do que nos é dito na passagem abaixo, intercalando os comentários necessários para uma melhor compreensão, enquanto relacionamos este episódio com as palavras dos profetas, uma vez que este oferece uma grande profundidade de conhecimentos quando o relacionamos com a Casa de Israel/Efrayim que foi expulsa da sua terra (O Reino do Norte) por volta dos anos 722 AEC :
“E, partindo Yahushua dali, foi para as partes de Tiro e de Sidom. E eis que uma mulher cananeia,
que saíra daquelas cercanias, clamou, dizendo: Mestre, Filho de David, tem misericórdia de mim, que minha filha está miseravelmente endemoninhada. Mas ele não lhe respondeu palavra. E os seus discípulos, chegando ao pé dele, rogaram-lhe, dizendo: Despede-a, que vem gritando atrás de nós. E Ele, respondendo, disse: Eu não fui enviado senão às ovelhas perdidas da Casa de Yashuru/Israel. Então chegou ela, e adorou-o, dizendo: Mestre, socorre-me! Ele, porém, respondendo, disse: Não é bom pegar no pão dos filhos [as Duas Casas de Israel: Efraim e Yahudah] e deitá-lo aos cachorrinhos. E ela disse: Sim, amo, mas também os cachorrinhos comem das migalhas que caem da mesa dos seus donos. Então respondeu Yahushua, e disse-lhe: Ó mulher, grande é a tua fé! Seja isso feito para contigo como tu desejas. E desde aquela hora a sua filha ficou sã”. Mattityahu/Mateus 15:21-28
No imediato, o que retiramos deste episódio é uma grande lição de humildade e fé que esta mulher nos dá.
Tal fé genuína foi reconhecida pelo próprio Yahushua. Ela bem sabia que não tinha parte em Yisrael (a não ser que se chegasse ao Yahwh de Yashuru/Israel para O servir, tal como fizeram outras mulheres não nascidas em Yashuru/Israel, como, por exemplo, Rute, a Moabita). Como podia ele recusar tão grande oportunidade de ver sua filha curada de um mal espiritual cuja cura estava na mão de Yahushua? Mas, vamos agora ver o conteúdo deste diálogo. No verso 22, ela clama insistentemente por misericórdia, mas Yahushua continua o seu caminho sem lhe responder, (aparentemente) ignorando a presença dela. Ele depois explica porque: porque “não é bom dar o pão dos filhos aos cachorrinhos…”, em que o pão é a Sua Palavra de vida, a Sua Lei/Torá, as bênçãos reservadas a Yashuru/Israel, à qual Ele veio dar maior ênfase, ensinando a Lei/Torá do Pai e andando em obediência em todos os Seus preceitos. Na sua frase, os filhos são as doze tribos de Yaakov/Israel. Ao manifestar ignorá-la ostensivamente, Ele não estava de forma alguma a ignorar a aflição daquela mulher, nem o sentimento de amor que ela demonstrava por sua filha. Antes está a aproveitar a ocasião para dar um ensinamento de grande profundidade que perdurou no tempo e ainda hoje nos toca interiormente. Pela Sua atitude, Ele comprovou o que está escrito em: Mishle(Provérbios) 1:28-29 – “Então clamarão a Mim, mas Eu não responderei; de madrugada Me buscarão, porém não Me acharão. Porquanto odiaram o conhecimento; e não preferiram o temor de YAHWH”. Não há nada nas atitudes, episódios de ministério ou ensinamentos de Yahushua cujas raízes não estejam firmadas nos ensinamentos e profecias do erradamente chamado Antigo Testamento – a Lei/Torá, os profetas, os escritos e os salmos. Se pesquisarmos um pouco ficamos bem cientes da raiz dos ensinamentos de Yahushua e dos Seus apóstolos. Exemplo: Devarim(Deuteronômio) 32:20 – “E disse: Esconderei o Meu rosto deles, verei qual será o seu fim; porque são geração perversa, filhos em quem não há lealdade”. Depois, no mesmo verso 23, os discípulos insistiam para que Yahushua a despedisse (mandasse a mulher embora), uma vez que consideravam, estar a importunar O Mestre: “Despede-a, que vem gritando atrás de nós”. Os próprios discípulos se sentiam incomodados…mas sem compaixão pelo sofrimento da mulher. Porém, Yahushua não acedeu a tal coisa, pois compreendeu que quem ali gritava era um ser humano que estava desesperadamente pedindo ajuda... que só Ele podia dar. Vamos ver também que este episódio aponta para a carta de repúdio que foi dada aos filhos idólatras (Israel/Efraim) e, também à sua irmã, a aleivosa Yahudah (Judá) como nos é apontado em:
Yirmeyahu (Jeremias) 3:7-8 – “E Eu disse [falando de Israel/Efraim]: Depois que fizer tudo isto, voltará para Mim; mas não voltou; e viu isto a sua aleivosa irmã Yahudah(Judá). E vi que, por causa de tudo isto, por ter cometido adultério a rebelde Israel [Efrayim, o Reino do Norte], a despedi [as espalhei entre as nações rebeldes], e lhe dei a sua carta de divórcio [o contrato de casamento tivesse sido celebrado no Monte Sinai], que a aleivosa Yahudah(Judá), sua irmã, não temeu; mas se foi e também ela mesma se prostituiu [andando após outros “deuses”]”. Por estas palavras vemos que Yahushua, era O Esposo que foi esquecido pela Sua esposa, a nação de Yashuru/Israel, a qual cometeu adultério perante O seu Yahwh com Quem havia sido esposada. Por isso mesmo Ele repudiou a nação que deveria ter sido uma nação santa, um povo adquirido…e não o foi, confirmando-se assim as palavras de: Yeshayahu (Isaías) 50:1 – “Assim diz YAHWH: Onde está a carta de divórcio de vossa mãe [Yashuru/Israel], pela qual Eu a repudiei? Ou quem é o meu credor a quem eu vos tenha vendido? Eis que por vossas maldades fostes vendidos, e por vossas transgressões vossa mãe foi repudiada”. Vemos então no episódio da mulher cananeia muito mais ensinamento do que simplesmente o relato da cura de uma jovem endemoninhada por cuja cura sua mãe insistentemente intercede junto de Yahushua. Continuando a leitura, o verso 24 vem-nos dizer que uma das principais missões de Yahushua era a de resgatar a Casa de Israel/Efraim, pois Ele mesmo o afirma: “Eu não fui enviado senão às ovelhas perdidas da Casa de Yashuru/Israel”, por isso Ele mesmo diz acerca da Casa de israel/Efraim, o Reino do Norte que havia sido expulso pelos Assírios e espalhado entre as nações: Yochanan (João) 10:16 – “Ainda tenho outras ovelhas que não são deste aprisco; também me convém agregar estas, e elas ouvirão a Minha voz, e haverá um [só] rebanho e um [só] Pastor". Estas ovelhas (a sua descendência) são as que ainda hoje se encontram espalhadas entre as nações, pelos quatro cantos da Terra, em que algumas delas ouvirão a voz Daquele que as chama e voltarão para o aprisco seguro. Sim. Ele não foi enviado senão às ovelhas perdidas da Casa de Yashuru/Israel, pois Ele mesmo diz – este é o mesmo conselho que Ele dá a Seus discípulos: “Ide antes às ovelhas perdidas da Casa de Israel” – Mattityahu/Mateus 10:6. Em Lucas, Yahushua insiste: Lucas 19:10 – “Porque o Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido”.
E o que se havia perdido era a Casa de Israel/Efraim, o filho pródigo, a dracma perdida, confirmando assim a profecia de: Yechezkel (Ezequiel) 34:16a – “A perdida buscarei, e a desgarrada tornarei a trazer, e a quebrada ligarei, e a enferma fortalecerei”.
Quando no verso 26 Ele diz “Não é bom pegar no pão dos filhos e deitá-lo aos cachorrinhos”, Yahushua acaba motivando a resposta inteligente e cheia de fé da mulher que junto Dele buscava auxílio. As palavras de Yahushua confirmam, uma vez mais, a profecia dada através de Yeshayahu (Isaías)56:8. Sim. Muitos mais ouvirão a Sua voz, a voz do Pastor de Yisrael, Aquele que congrega os perdidos das Casas de Israel/Efraim e da Casa de Yahudah/Judá e os fará voltar à Terra Prometida. Quando Ele vier para reinar eternamente, estas duas varas se farão uma só na Sua mão, para não mais voltarem se separar-se, conforme nos diz a profecia Yechezkel (Ezequiel) 37:19. E o resto da promessa (que será cumprida após a vinda gloriosa do Rei Yahushua) é: Yechezkel (Ezequiel) 37:21-23 – “Dize-lhes pois: Assim diz UL YHWH: Eis que Eu tomarei os filhos de Israel dentre os gentios [as 12 tribos], para onde eles foram, e os congregarei de todas as partes, e os levarei à sua terra. E deles farei uma nação na terra, nos montes de Israel, e Um Rei será rei de todos eles, e NUNCA MAIS SERÃO DUAS NAÇÕES; NUNCA MAIS PARA O FUTURO SE DIVIDIRÃO EM DOIS REINOS. E nunca mais se contaminarão com os seus ídolos, nem com as suas abominações, nem com as suas transgressões, e os livrarei de todas as suas habitações, em que pecaram, e os purificarei. Assim eles serão o Meu povo, e Eu serei o seu Yahwh”.
Nos dias vindouros do Reino Milenar de Yahushua, acabar-se-á então o opróbrio dos dias em que YAHWH disse, figurativamente, através dos filhos de prostituições, nos dias em que mandou o profeta Hoshea/Oseias casar com uma prostituta (representativa da nação de Israel) e ter filhos/as dela, a que mandou colocar os nomes de “Lo-Ruama” (“Não Misericórdia” de Israel/Efraim) e “Lo-Ami” (“Não Meu povo”). Sim. Dias virão em que YAHWH voltará a ter misericórdia do Seu povo e voltará a chamá-lo de “Meu Povo”(Ami). Esses dias serão aqueles em que Israel se há-de voltar para O Eterno Yahuh e clamar: “YAHWH é o meu UL”. Esses dias estão pela frente. Eis como podemos ligar a cura de uma mulher cananeia com as promessas de restauração das duas Casas de Israel: Efrayim e Yahudah/Judá.
HALLELUYAH...
VEJA TAMBEM
Nenhum comentário:
Postar um comentário