xmlns:b='http://www.google.com/2005/gml/b'xmlns:data='http://www.google.com/2005/gml/data' xmlns:expr='http://www.google.com/2005/gml/expr'> Vida Cristã: Atreva-se a crer: o caminho para a fé restaurada

sábado, 23 de julho de 2016

Atreva-se a crer: o caminho para a fé restaurada




Atreva-se a crer: o caminho para a fé restaurada



Introdução:  Texto: Lucas 24:1-6
• A Páscoa é o dia em que os cristãos celebram a ressurreição do Senhor Jesus Cristo.
• Este é o evento mais importante que já ocorreu na história da nossa fé.
• É um evento que nos deu a medição do tempo como nós o conhecemos.
• O tempo como o conhecemos hoje foi dividido por esse grande e importante evento.
• Por isso, vamos comemorar este dia e dar glória a quem venceu a morte por todos os homens, porque é na ressurreição de Jesus Cristo que a nossa fé se baseia.

Nesta mensagem, eu quero que você veja a esperança que nós, como cristãos temos em Jesus Cristo. A mensagem da ressurreição de Cristo tem algo para todos, crentes e descrentes igualmente.

A ressurreição de Jesus... 
• É uma mensagem de salvação a todos aqueles que estão perdidos e sem esperança na vida.
• É uma mensagem de esperança a todos os que falharam com Deus de uma forma ou de outra.
• É uma mensagem de fé restaurada e crença para aqueles que tenham desistido.
• É uma mensagem de alegria e paz para aqueles que estão afundando na lama da autocompaixão e desespero.
• É uma mensagem de propósito e destino para aqueles que estão sem sentido e significado na vida.
• É uma mensagem de compaixão e misericórdia de Cristo em Seu trato com a humanidade.
• É uma mensagem de quem Cristo verdadeiramente é. Como os discípulos não conseguiram perceber a verdadeira natureza de Cristo antes de Sua ressurreição, Ele usa o poder da sua ressurreição para revelar sua natureza integral.
Os discípulos e seguidores de Jesus que tinham estado com ele antes de sua crucificação experimentaram todos esses sentimentos e emoções que mencionamos por causa de sua morte e os acontecimentos que levaram a ela.
Estas são também emoções comuns que cada um dos nós lida ao longo do tempo.

Que tipo de emoções extremas você já experimentou?

A. Desespero total e amargura proveniente de um sentimento de perda ou fracasso.
B. Um sentimento de desespero e perda da fé.
C. Depressão e desespero devido à perda de propósito e destino.
D. Todas as alternativas citadas

Meu desejo é que você permita que a mensagem da ressurreição de Cristo ministre e cure a área em sua vida que precisa de atenção. Através do poder da Sua ressurreição Ele é capaz de tocá-lo hoje, porque Ele está vivo para todo o sempre! Minha oração é que através desta mensagem, você seja capaz de compreender o significado do que aconteceu neste dia importante na história do cristianismo - tão importante que o tempo como nós o conhecemos foi dividido por este acontecimento histórico.

• A semana da morte, sepultamento e ressurreição de Cristo foi uma semana que começou com enorme entusiasmo e grandes expectativas para os primeiros seguidores de Cristo.
• Os seguidores de Jesus estavam dispostos a coroá-lo como rei, e de repente todas as suas esperanças e expectativas são esmagadas por causa de sua morte.
• Eles foram incapazes de compreender o significado do que estava ocorrendo. A fé deles em Cristo estava tão destroçada que, mesmo após a Sua ressurreição eles foram lentos para crer.
Todos os discípulos de Jesus e outros seguidores O abandonaram, um traiu e um o negou. Mateus 26:56 diz“...que todos o abandonaram”.
Eles haviam perdido a esperança Naquele que veio para redimi-los da maldição da lei.
Pedro estava atolado na autocompaixão e desespero. Mateus 26:75 diz que ele “... saiu e chorou amargamente”.
Eles tinham desistido de tudo para seguir a Cristo e agora eles estavam cheios de amargura e desilusão total.
Eles não tinham mais sentido ou significado para a vida que eles tinham experimentado durante os 3 anos e meio que eles tinham estado com Jesus.
Eles estavam agora perdidos e sem esperança. Eles estavam necessitados de um Salvador. Mas tudo isso estava prestes a mudar por causa da ressurreição de Cristo - se eles tão somente se atrevessem a crer mais uma vez. O título desta mensagem é Atreva-se a crer, O Caminho para a Fé Restaurada. A coisa bonita sobre a ressurreição de Cristo é que Jesus entendia e simpatizava com a condição debilitada deles. Seu propósito imediato após Sua ressurreição foi restaurar a fé deles em Deus.

I. O caminho para a fé restaurada.

Quando começamos a olhar como Jesus agiu para restaurar a fé e a confiança dos discípulos; eu vejo a compaixão e a compreensão que Cristo exerceu na restauração de suas almas frágeis.
1. Ele começou a plantar e replantar as sementes da verdade.
O túmulo vazio fala e planta as sementes da fé e da crença. Eles são lembrados de que Jesus lhes havia dito a respeito de ressuscitar dos mortos.
Lucas 24:5-8 “e ficando elas atemorizadas e abaixando o rosto para o chão, eles lhes disseram: Por que buscais entre os mortos aquele que vive? Ele não está aqui, mas ressurgiu. Lembrai-vos de como vos falou, estando ainda na Galiléia. dizendo: Importa que o Filho do homem seja entregue nas mãos de homens pecadores, e seja crucificado, e ao terceiro dia ressurja. Lembraram-se, então, das suas palavras”.
Marcos 16:7 "Mas ide, dizei a seus discípulos, e a Pedro, que ele vai adiante de vós para a Galiléia; ali o vereis, como ele vos disse"
As mulheres vão compartilhar com os discípulos, mas suas palavras pareciam contos ociosos. Eles ainda não acreditavam; mas, o suficiente de uma semente foi plantado para que eles começassem a investigar a verdade sobre a ressurreição de Jesus.
Lucas 24:9-11 “e, voltando do sepulcro, anunciaram todas estas coisas aos onze e a todos os demais. E eram Maria Madalena, e Joana, e Maria, mãe de Tiago; também as outras que estavam com elas relataram estas coisas aos apóstolos. E pareceram-lhes como um delírio as palavras das mulheres e não lhes deram crédito”.
Lucas 24:12 “Mas Pedro, levantando-se, correu ao sepulcro; e, abaixando-se, viu somente os panos de linho; e retirou-se, admirando consigo o que havia acontecido”.

Sempre que a verdade da Palavra de Deus entra em nossos ouvidos, seja pela primeira vez ou para uma situação particular em nossa vida, temos a opção de ouvir a voz da dúvida e da descrença ou começar uma investigação buscando a fonte do que ouvimos. Pedro poderia ter escutado as suas dúvidas, mas ele escolheu investigar mais. Por exemplo: Os bereanos.• É preciso atrever-se a crer, mesmo em meio às circunstâncias mais intensas e severas e amarga desilusão. O que teria acontecido a Pedro se ele não se atrevesse crer? Sua vida teria terminado em amargura intensa e ressentimento. Mas ele resistiu suas dúvidas e se atreveu a crer, assim como nós devemos fazer às vezes. Quando fazemos isso, Deus é fiel para nos recompensar abrindo as escrituras, mais uma vez para o nosso entendimento para que possamos ver através dos olhos da fé para onde estamos indo.

2. Jesus começou a abrir o entendimento deles acerca das Escrituras. Vemos isso com os dois homens no caminho de Emaús que as escrituras se lhes abriu por Jesus - Lucas 24:13-27. Lucas 24:27 “E, começando por Moisés, e por todos os profetas, explicou-lhes o que dele se achava em todas as Escrituras”.  Estes homens estavam com os discípulos, quando as mulheres foram a eles com o relatório que Jesus tinha ressuscitado dos mortos. As sementes da crença e da fé restaurada haviam sido plantadas em seus corações e agora Jesus está abrindo a sua compreensão da palavra. Quando temos uma abertura em nosso coração que nos coloca no caminho da investigação, Deus é fiel para abrir nosso entendimento a Sua Palavra. Para ver e crer em Jesus ou em uma revelação mais completa Dele e de Sua vontade para nossas vidas é preciso primeiro ter o nosso entendimento aberto na Palavra. É isto o que sustenta a nossa fé mais do que qualquer experiência pessoal. As experiências podem se desvanecer, mas a palavra de Deus nunca se desvanece ou escurece em nosso entendimento.

3. Jesus se torna real - podemos vê-lo como o Cristo vivo ressuscitado. Quanto mais experimentamos a realidade de Jesus Cristo através de Sua Palavra escrita; mais experimentamos Sua presença manifesta em nossas vidas através do Espírito Santo. Lucas 24:36 “Enquanto ainda falavam nisso, o próprio Jesus se apresentou no meio deles, e disse-lhes: Paz seja convosco".

4. Recebemos o quadro completo e a revelação de quem Cristo verdadeiramente é. Lucas 24:45-46 “Então lhes abriu o entendimento para compreenderem as Escrituras; e disse-lhes: Assim está escrito que o Cristo padecesse, e ao terceiro dia ressurgisse dentre os mortos”.O desejo de Deus é abrir o nosso entendimento para que possamos ver e experimentar a Sua plenitude, para que possamos ser totalmente equipados com todas as coisas boas para cumprir tudo o que Ele nos chamou para fazer nesta vida. Quando somos capazes de ver a revelação plena de todos os atributos de Deus, somos não apenas curados do desespero e desesperança, como também estaremos em condições de cumprir o propósito divino e o destino que Ele traçou para nossas vidas. Não há nada mais gratificante do que isso! Os discípulos saíram no poder do Espírito Santo, em uma atitude de conquista depois que a fé deles foi restaurada. Nós podemos fazer o mesmo.

Efésios 1:17-23 “para que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos dê o espírito de sabedoria e de revelação no pleno conhecimento dele; sendo iluminados os olhos do vosso coração, para que saibais qual seja a esperança da sua vocação, e quais as riquezas da glória da sua herança nos santos, e qual a suprema grandeza do seu poder para conosco, os que cremos, segundo a operação da força do seu poder, que operou em Cristo, ressuscitando-o dentre os mortos e fazendo-o sentar-se à sua direita nos céus, muito acima de todo principado, e autoridade, e poder, e domínio, e de todo nome que se nomeia, não só neste século, mas também no vindouro; e sujeitou todas as coisas debaixo dos seus pés, e para ser cabeça sobre todas as coisas o deu à igreja, que é o seu corpo, o complemento daquele que cumpre tudo em todas as coisas”.


Conclusão: 

Eu quero encorajá-lo a se atrever a crer em Deus para o que é necessário a mais em sua vida. Não importa o quanto você pecou, quantas vezes você falhou com Deus ou quantas vezes você fechou seu coração para ele. Abra seu coração para Ele hoje e se atreva a crer, porque Ele ressuscitou dos mortos e está vivo para sempre. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

?????

Redes Sociail

..