ISAÍAS [ 8 ]- Isaías 11
Porque brotará um rebento do tronco de Jessé, e das suas raízes um renovo frutificará.Isaías 11.1,5
E repousará sobre ele o Espírito do YHWH (Senhor), o espírito de sabedoria e de entendimento, o espírito de conselho e de fortaleza, o espírito de conhecimento e de temor do Senhor. E deleitar-se-á no temor do Senhor; e não julgará segundo a vista dos seus olhos, nem repreenderá segundo o ouvir dos seus ouvidos.Mas julgará com justiça aos pobres, e repreenderá com eqüidade aos mansos da terra; e ferirá a terra com a vara de sua boca, e com o sopro dos seus lábios matará ao ímpio, E a justiça será o cinto dos seus lombos, e a fidelidade o cinto dos seus rins.” (Yeshayahu/ Isaías 11.1-5)
Se analisarmos o texto de Isaías 11.1-5, iremos notar que se trata de uma profecia que faz referência ao Messias, que é chamado de renovo em Isaías 11.1, faz referência ao renovo que veio da raiz de Jessé, que é o Filho de Deus, o Messias/Mashiach, o Ungido e escolhido.
A palavra tronco em Isaías 11.1 pode ser substituída por tora, que no hebraico é “geza”. Como eu disse, o renovo de Isaías 11.1 é o Messias, mas antes de se aprofundar no assunto, nós iremos ler alguns textos da palavra do Eterno: “E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.” (Gênesis 3.15). Lendo o texto de Gênesis 3.15, veremos que o YHWY ( SENHOR) faz referência a alguém que viria da semente de Eva, que nesse caso é o Messias (leiamos outros textos).
Judá é um leãozinho, da presa subiste, filho meu; encurva-se, e deita-se como um leão, e como um leão velho; quem o despertará?
O cetro não se arredará de Judá, nem o legislador dentre seus pés, até que venha Siló; e a ele se congregarão os povos.” (Gênesis 49.9 e 10). Lendo o texto de Isaías 49.9 e 10, iremos notar que o texto está se referindo a alguém que viria de Judá que fará com que o cetro não se afaste de Judá e nos revela que essa pessoa será uma pessoa que à ela os povos irão se ajuntar. Agora, para entendermos quem é essa pessoa, precisamos de nos perguntar: Quem é que veio de Judá, que fará com que o cetro não se afaste de Judá e que se ajuntem para congregarem com ele? Agora essa pergunta será respondida, mesmo sendo óbvio a reposta, eu analisarei a pergunta detalhadamente.
O texto faz referência a alguém importante que veio de Judá (Mateus 1.1-16) e da linhagem de Eva ( Gênesis 3)
“Este é o livro das gerações de Adão. No dia em que YHWH (Deus) criou o homem, à semelhança de Deus o fez.Homem e mulher os criou; e os abençoou e chamou o seu nome Adão, no dia em que foram criados.
E foram os dias de Adão, depois que gerou a Sete, oitocentos anos, e gerou filhos e filhas.
E foram todos os dias que Adão viveu, novecentos e trinta anos, e morreu.
E viveu Sete cento e cinco anos, e gerou a Enos.
E viveu Sete, depois que gerou a Enos, oitocentos e sete anos, e gerou filhos e filhas.
E foram todos os dias de Sete novecentos e doze anos, e morreu.
E viveu Enos noventa anos, e gerou a Cainã.
E viveu Enos, depois que gerou a Cainã, oitocentos e quinze anos, e gerou filhos e filhas.
E foram todos os dias de Enos novecentos e cinco anos, e morreu.
E viveu Cainã setenta anos, e gerou a Maalaleel.
E viveu Cainã, depois que gerou a Maalaleel, oitocentos e quarenta anos, e gerou filhos e filhas.
E foram todos os dias de Cainã novecentos e dez anos, e morreu.
E viveu Maalaleel sessenta e cinco anos, e gerou a Jerede.
E viveu Maalaleel, depois que gerou a Jerede, oitocentos e trinta anos, e gerou filhos e filhas.
E foram todos os dias de Maalaleel oitocentos e noventa e cinco anos, e morreu.
E viveu Jerede cento e sessenta e dois anos, e gerou a Enoque.
E viveu Jerede, depois que gerou a Enoque, oitocentos anos, e gerou filhos e filhas.
E foram todos os dias de Jerede novecentos e sessenta e dois anos, e morreu.E viveu Enoque sessenta e cinco anos, e gerou a Matusalém.
E andou Enoque com Deus, depois que gerou a Matusalém, trezentos anos, e gerou filhos e filhas.
E foram todos os dias de Enoque trezentos e sessenta e cinco anos.
E andou Enoque com Deus; e não apareceu mais, porquanto Deus para si o tomou.
E viveu Matusalém cento e oitenta e sete anos, e gerou a Lameque.
E viveu Matusalém, depois que gerou a Lameque, setecentos e oitenta e dois anos, e gerou filhos e filhas.
E foram todos os dias de Matusalém novecentos e sessenta e nove anos, e morreu.
E viveu Lameque cento e oitenta e dois anos, e gerou um filho,
A quem chamou Noé, dizendo: Este nos consolará acerca de nossas obras e do trabalho de nossas mãos, por causa da terra que o Senhor amaldiçoou.
E viveu Lameque, depois que gerou a Noé, quinhentos e noventa e cinco anos, e gerou filhos e filhas.
E foram todos os dias de Lameque setecentos e setenta e sete anos, e morreu.
E era Noé da idade de quinhentos anos, e gerou Noé a Sem, Cão e Jafé.” (Gênesis 5)
Posteriormente, Sem gerou a alguns filhos até chegar em Abrão:
“E viveu Sem, depois que gerou a Arfaxade, quinhentos anos, e gerou filhos e filhas.
E viveu Arfaxade trinta e cinco anos, e gerou a Selá.
E viveu Arfaxade depois que gerou a Selá, quatrocentos e três anos, e gerou filhos e filhas.
E viveu Selá trinta anos, e gerou a Éber;
E viveu Selá, depois que gerou a Éber, quatrocentos e três anos, e gerou filhos e filhas.
E viveu Éber trinta e quatro anos, e gerou a Pelegue.
E viveu Éber, depois que gerou a Pelegue, quatrocentos e trinta anos, e gerou filhos e filhas.
E viveu Pelegue trinta anos, e gerou a Reú.
E viveu Pelegue, depois que gerou a Reú, duzentos e nove anos, e gerou filhos e filhas.
E viveu Reú trinta e dois anos, e gerou a Serugue.
E viveu Reú, depois que gerou a Serugue, duzentos e sete anos, e gerou filhos e filhas.
E viveu Serugue trinta anos, e gerou a Naor.
E viveu Serugue, depois que gerou a Naor, duzentos anos, e gerou filhos e filhas.
E viveu Naor vinte e nove anos, e gerou a Terá.
E viveu Naor, depois que gerou a Terá, cento e dezenove anos, e gerou filhos e filhas.
E viveu Terá setenta anos, e gerou a Abrão, a Naor, e a Harã.
E estas são as gerações de Terá: Terá gerou a Abrão, a Naor, e a Harã; e Harã gerou a Ló.”
(Gênesis 11.11-27). Em seguida, Deus mudou o nome de Abrão para Abraão:
“E não se chamará mais o teu nome Abrão, mas Abraão será o teu nome; porque por pai de muitas nações te tenho posto;”(Gênesis 17.5). Lendo o texto de Mateus 1.1-16 veremos a geração de Abraão até Jesus:
“Livro da geração de Jesus Cristo, filho de Davi, filho de Abraão.
Abraão gerou a Isaque; e Isaque gerou a Jacó; e Jacó gerou a Judá e a seus irmãos;
E Judá gerou, de Tamar, a Perez e a Zerá; e Perez gerou a Esrom; e Esrom gerou a Arão;
E Arão gerou a Aminadabe; e Aminadabe gerou a Naassom; e Naassom gerou a Salmom
E Salmom gerou, de Raabe, a Boaz; e Boaz gerou de Rute a Obede; e Obede gerou a Jessé
E Jessé gerou ao rei Davi; e o rei Davi gerou a Salomão da que foi mulher de Urias.
E Salomão gerou a Roboão; e Roboão gerou a Abias; e Abias gerou a Asa;
E Asa gerou a Josafá; e Josafá gerou a Jorão; e Jorão gerou a Uzias;
E Uzias gerou a Jotão; e Jotão gerou a Acaz; e Acaz gerou a Ezequias;
E Ezequias gerou a Manassés; e Manassés gerou a Amom; e Amom gerou a Josias;
E Josias gerou a Jeconias e a seus irmãos na deportação para babilônia.
E, depois da deportação p/a babilônia, Jeconias gerou a Salatiel;e Salatiel gerou Zorobabel
E Zorobabel gerou a Abiúde; e Abiúde gerou a Eliaquim; e Eliaquim gerou a Azor;
E Azor gerou a Sadoque; e Sadoque gerou a Aquim; e Aquim gerou a Eliúde;
E Eliúde gerou a Eleazar; e Eleazar gerou a Matã; e Matã gerou a Jacó; (Mateus1.1-16).
E Jacó gerou a José, marido de Maria, da qual nasceu JESUS, que se chama o Cristo
Então quem é essa pessoa importante que veio de Judá (Mateus 1.1-16) e da linhagem de Eva (Gênesis 3)? É Jesus, com veemência e certeza!
E viveu Arfaxade depois que gerou a Selá, quatrocentos e três anos, e gerou filhos e filhas.
E viveu Selá trinta anos, e gerou a Éber;
E viveu Selá, depois que gerou a Éber, quatrocentos e três anos, e gerou filhos e filhas.
E viveu Éber trinta e quatro anos, e gerou a Pelegue.
E viveu Éber, depois que gerou a Pelegue, quatrocentos e trinta anos, e gerou filhos e filhas.
E viveu Pelegue trinta anos, e gerou a Reú.
E viveu Pelegue, depois que gerou a Reú, duzentos e nove anos, e gerou filhos e filhas.
E viveu Reú trinta e dois anos, e gerou a Serugue.
E viveu Reú, depois que gerou a Serugue, duzentos e sete anos, e gerou filhos e filhas.
E viveu Serugue trinta anos, e gerou a Naor.
E viveu Serugue, depois que gerou a Naor, duzentos anos, e gerou filhos e filhas.
E viveu Naor vinte e nove anos, e gerou a Terá.
E viveu Naor, depois que gerou a Terá, cento e dezenove anos, e gerou filhos e filhas.
E viveu Terá setenta anos, e gerou a Abrão, a Naor, e a Harã.
E estas são as gerações de Terá: Terá gerou a Abrão, a Naor, e a Harã; e Harã gerou a Ló.”
(Gênesis 11.11-27). Em seguida, Deus mudou o nome de Abrão para Abraão:
“E não se chamará mais o teu nome Abrão, mas Abraão será o teu nome; porque por pai de muitas nações te tenho posto;”(Gênesis 17.5). Lendo o texto de Mateus 1.1-16 veremos a geração de Abraão até Jesus:
“Livro da geração de Jesus Cristo, filho de Davi, filho de Abraão.
Abraão gerou a Isaque; e Isaque gerou a Jacó; e Jacó gerou a Judá e a seus irmãos;
E Judá gerou, de Tamar, a Perez e a Zerá; e Perez gerou a Esrom; e Esrom gerou a Arão;
E Arão gerou a Aminadabe; e Aminadabe gerou a Naassom; e Naassom gerou a Salmom
E Salmom gerou, de Raabe, a Boaz; e Boaz gerou de Rute a Obede; e Obede gerou a Jessé
E Jessé gerou ao rei Davi; e o rei Davi gerou a Salomão da que foi mulher de Urias.
E Salomão gerou a Roboão; e Roboão gerou a Abias; e Abias gerou a Asa;
E Asa gerou a Josafá; e Josafá gerou a Jorão; e Jorão gerou a Uzias;
E Uzias gerou a Jotão; e Jotão gerou a Acaz; e Acaz gerou a Ezequias;
E Ezequias gerou a Manassés; e Manassés gerou a Amom; e Amom gerou a Josias;
E Josias gerou a Jeconias e a seus irmãos na deportação para babilônia.
E, depois da deportação p/a babilônia, Jeconias gerou a Salatiel;e Salatiel gerou Zorobabel
E Zorobabel gerou a Abiúde; e Abiúde gerou a Eliaquim; e Eliaquim gerou a Azor;
E Azor gerou a Sadoque; e Sadoque gerou a Aquim; e Aquim gerou a Eliúde;
E Eliúde gerou a Eleazar; e Eleazar gerou a Matã; e Matã gerou a Jacó; (Mateus1.1-16).
E Jacó gerou a José, marido de Maria, da qual nasceu JESUS, que se chama o Cristo
Então quem é essa pessoa importante que veio de Judá (Mateus 1.1-16) e da linhagem de Eva (Gênesis 3)? É Jesus, com veemência e certeza!
“Ora, o nascimento de Jesus Cristo foi assim:
Que estando Maria, sua mãe, desposada com José, antes de se ajuntarem, achou-se ter concebido do Espírito Santo. Então José, seu marido, como era justo, e a não queria infamar, intentou deixá-la secretamente. E, projetando ele isto, eis que em sonho lhe apareceu um anjo do Senhor, dizendo: José, filho de Davi, não temas receber a Maria, tua mulher, porque o que nela está gerado é do Espírito Santo; E dará à luz um filho e chamarás o seu nome JESUS; porque ele salvará o seu povo dos seus pecados. Tudo isto aconteceu para que se cumprisse o que foi dito da parte do Senhor, pelo profeta, que diz; Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, E chamá-lo-ão pelo nome de EMANUEL, Que traduzido é: Deus conosco. E José, despertando do sono, fez como o anjo do Senhor lhe ordenara, e recebeu a sua mulher; E não a conheceu até que deu à luz seu filho, o primogênito; e pôs-lhe por nome Jesus.” (Mateus 1.18-25).
Para confirmar que os textos de Isaías 11.1-5; Gênesis 3.15; Gênesis 49.9 e 10 fazem referência ao Messias, precisamos de nos perguntar se Jesus irá reger as pessoas com cetro de ferro, se sim, os textos de Gênesis 3.15; Gênesis 49.9 e 10; Isaías 11.1-5 fazem referência ao Messias. Leiamos o texto de Apocalipse 19.11-21: “E vi o céu aberto, e eis um cavalo branco; e o que estava assentado sobre ele chama-se Fiel e Verdadeiro; e julga e peleja com justiça. E os seus olhos eram como chama de fogo; e sobre a sua cabeça havia muitos diademas; e tinha um nome escrito, que ninguém sabia senão ele mesmo.E estava vestido de veste tingida em sangue; e o nome pelo qual se chama é A Palavra de Deus.
E seguiam-no os exércitos no céu em cavalos brancos, e vestidos de linho fino, branco e puro.E da sua boca saía uma aguda espada, para ferir com ela as nações; e ele as regerá com vara de ferro; e ele mesmo é o que pisa o lagar do vinho do furor e da ira do Deus Todo-Poderoso.E no manto e na sua coxa tem escrito este nome: Rei dos reis, e Senhor dos senhores.E vi um anjo que estava no sol, e clamou com grande voz, dizendo a todas as aves que voavam pelo meio do céu: Vinde, e ajuntai-vos à ceia do grande Deus; Para que comais a carne dos reis, e a carne dos tribunos, e a carne dos fortes, e a carne dos cavalos e dos que sobre eles se assentam; e a carne de todos os homens, livres e servos, pequenos e grandes.
E vi a besta, e os reis da terra, e os seus exércitos reunidos, para fazerem guerra àquele que estava assentado sobre o cavalo, e ao seu exército.E a besta foi presa, e com ela o falso profeta, que diante dela fizera os sinais, com que enganou os que receberam o sinal da besta, e adoraram a sua imagem. Estes dois foram lançados vivos no lago de fogo que arde com enxofre.E os demais foram mortos com a espada que saía da boca do que estava assentado sobre o cavalo, e todas as aves se fartaram das suas carnes.”(Apocalipse 19.11-21).
O texto faz referência ao Verbo de Deus ( Jesus- João 1.1-14) que regerá Judá com cetro de ferro, ou seja, Jesus fará isso, cumprindo a profecia de Gênesis 49.9 e 10, isso prova que os textos de Gênesis 3.15; Gênesis 49.9 e 10; Isaías 11.1-5 fazem referência ao Messias que veio da tribo de Judá, que é a raiz de Jessé de Isaías 11.
Agora que eu provei que o Messias é da raiz de Jessé e veio de Judá, eu irei começar a se aprofundar no texto, para isso, eu pus o seguinte texto Bíblico:
“Ora, o nascimento de Jesus Cristo foi assim: Que estando Maria, sua mãe, desposada com José, antes de se ajuntarem, achou-se ter concebido do Espírito Santo.Então José, seu marido, como era justo, e a não queria infamar, intentou deixá-la secretamente. E, projetando ele isto, eis que em sonho lhe apareceu um anjo do Senhor, dizendo: José, filho de Davi, não temas receber a Maria, tua mulher, porque o que nela está gerado é do Espírito Santo;
E dará à luz um filho e chamarás o seu nome JESUS; porque ele salvará o seu povo dos seus pecados. Tudo isto aconteceu para que se cumprisse o que foi dito da parte do Senhor, pelo profeta, que diz; Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, E chamá-lo-ão pelo nome de EMANUEL, Que traduzido é: Deus conosco. E José, despertando do sono, fez como o anjo do Senhor lhe ordenara, e recebeu a sua mulher; E não a conheceu até que deu à luz seu filho, o primogênito; e pôs-lhe por nome Jesus.” (Mateus 1.18-25).
Lendo o texto de Mateus 1.18-25, iremos ver que o texto nos mostra que o Messias veio da raiz de Jessé, mas não veio literalmente da semente de José, com esse texto ligado a Isaías 11, iremos notar que o Messias veio da raiz de Jessé vindo de Judá, mas não veio literalmente da semente (espermatozoide) de um homem do povo de Judá. Jesus é conhecido como Filho de José, porém, ele é filho de José no sentido figurado, porque ele estava com Maria que deu à luz a Jesus,mas Jesus, foi nascido do Espírito Santo (Mateus 1.18-25).
“E morará o lobo com o cordeiro, e o leopardo com o cabrito se deitará, e o bezerro, e o filho de leão e o animal cevado andarão juntos, e um menino pequeno os guiará.A vaca e a ursa pastarão juntas, seus filhos se deitarão juntos, e o leão comerá palha como o boi.E brincará a criança de peito sobre a toca da áspide, e a desmamada colocará a sua mão na cova do basilisco.Não se fará mal nem dano algum em todo o meu santo monte, porque a terra se encherá do conhecimento do Senhor, como as águas cobrem o mar.E acontecerá naquele dia que a raiz de Jessé, a qual estará posta por estandarte dos povos, será buscada pelos gentios; e o lugar do seu repouso será glorioso.”(Yeshayahu/ Isaías 11.6-10)
Lendo o texto, chegamos a conclusão q o milênio será um reinado de muita paz, assim como outros textos que falam do milênio.
Isaías 11.11-16: “E há de ser que naquele dia o Senhor tornará a pôr a sua mão para adquirir outra vez o remanescente do seu povo, que for deixado, da Assíria, e do Egito, e de Patros, e da Etiópia, e de Elã, e de Sinar, e de Hamate, e das ilhas do mar. E levantará um estandarte entre as nações, e ajuntará os desterrados de Israel, e os dispersos de Judá congregará desde os quatro confins da terra.E afastar-se-á a inveja de Efraim, e os adversários de Judá serão desarraigados; Efraim não invejará a Judá, e Judá não oprimirá a Efraim.
Antes voarão sobre os ombros dos filisteus ao ocidente; juntos despojarão aos do oriente; em Edom e Moabe porão as suas mãos, e os filhos de Amom lhes obedecerão.E o YHWH(Senhor) destruirá totalmente a língua do mar do Egito, e moverá a sua mão contra o rio com a força do seu vento e, ferindo-o, dividi-lo-á em sete correntes e fará que por ele passem com os pés secos.E haverá caminho plano para o remanescente do seu povo, que for deixado da Assíria, como sucedeu a Israel no dia em que subiu da terra do Egito.(Yeshayahu/Isaías 11.11,16)
Se analisarmos o texto de Isaías 11.11-16, iremos notar que se trata do reinado milenar do Messias (Leiamos: Gn 49.9-10; Is 2.1-5; 4.4; 12.1-6; 14.1-3; 26.1-4; 65.11-16, 18-25; 66.15-21; Jr 3.15; Jr 16.15-19; Jr 31.33-37; Os 11.9; 1.10-11; Ez 37), porém, o texto de Isaías 11.11-16 está se referindo especificamente ao ajuntamento do remanescente fiel e justo dos israelitas, dos cidadãos de Judá, dos assírios, dos egípcios, dos cidadãos de Patros, dos cidadãos de Elão, dos cidadãos da Etiópia, dos cidadãos de Sinar, dos cidadãos de Hamate e de outros continentes, ajuntamento que acontecerá no reinado do Messias (Isaías 11.11-12), onde Judá não oprimirá a Efrayim, e Efrayim não oprimirá a Judá. Judá e Efrayim serão respeitados pelos amonitas e por outros povos (Isaías 11.13-16).
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