xmlns:b='http://www.google.com/2005/gml/b'xmlns:data='http://www.google.com/2005/gml/data' xmlns:expr='http://www.google.com/2005/gml/expr'> Vida Cristã: Liturgia Diária da Palavra de Deus Catolicos

quarta-feira, 19 de outubro de 2016

Liturgia Diária da Palavra de Deus Catolicos








Desejamos que este seja um local de reflexões sobre a Palavra de Deus. Não temos a intenção de ferir qual que seja a sua religião, credo ou verdade como fé, mas que aqui, seja um local de união entre todos, pois esta é a verdadeira vontade de Deus: sermos irmãos NELE! “Onde dois ou mais estiverem reunidos em meu Nome, ali eu estarei!”
Leitura retirada do Livro do Eclesiástico (Eclo 17,1-13).


Leitura do Livro do Eclesiástico.
1 Da terra Deus criou o homem, e o formou à sua imagem. 2 E à terra o faz voltar novamente, embora o tenha revestido de poder, semelhante ao seu. 3 Concedeu-lhe dias contados e tempo determinado, deu-lhe autoridade sobre tudo o que está sobre a terra. Em todo ser vivo infundiu o temor do homem, fazendo-o dominar sobre as feras e os pássaros. 5 Deu aos homens discernimento, língua, olhos, ouvidos, e um coração para pensar; encheu-os de inteligência e de sabedoria. 6 Deu-lhes ainda a ciência do espírito, encheu o seu coração de bom senso e mostrou-lhes o bem e o mal. Infundiu o seu temor em seus corações, mostrando-lhes as grandezas de suas obras. Concedeu-lhes que se gloriassem de suas maravilhas, louvassem o seu Nome Santo e proclamassem as grandezas de suas obras. 9 Concedeu-lhes ainda a instrução e entregou-lhes por herança a lei da vida. 10 Firmou com eles uma aliança eterna e mostrou-lhes sua justiça e seus julgamentos. 11 Seus olhos viram as grandezas da sua glória e seus ouvidos ouviram a glória da sua voz. Ele lhes disse: “Tomai cuidado com tudo o que é injusto!” 12 E a cada um deu mandamentos em relação a seu próximo. 13 Os caminhos dos homens estão sempre diante do Senhor e não podem ficar ocultos a seus olhos.
— Palavra do Senhor.
— Graças a Deus!

Salmo retirado do Livro dos Salmos (Sl 102, 13-14. 15-16. 17-18a (R. Cf. 17)).

— 17 O amor do Senhor por quem o respeita, / é de sempre e para sempre.
— 17 O amor do Senhor por quem o respeita, / é de sempre e para sempre.
— 13 Como um pai se compadece de seus filhos, / o Senhor tem compaixão dos que o temem. / 14 Porque sabe de que barro somos feitos, / e se lembra de que apenas somos pó.
— 15 Os dias do homem se parecem com a erva, / ela floresce como a flor dos verdes campos; / 16 mas apenas sopra o vento ela se esvai, / já nem sabemos onde era o seu lugar.
— 17 Mas o amor do Senhor Deus por quem o teme / é de sempre e perdura para sempre; e também sua justiça se estende  por gerações até os filhos de seus filhos, / 18a aos que guardam fielmente sua Aliança.


Leitura retirada do Livro do Evangelho de Jesus Cristo  segundo Marcos (Mc 10,13-16)


O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo  segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor!

Naquele tempo, 13 traziam crianças para que Jesus as tocasse. Mas os discípulos as repreendiam. 14 Vendo isso, Jesus se aborreceu e disse: “deixai vir a mim as crianças. Não as proibais, porque o Reino de Deus é dos que são como elas. 15 Em verdade vos digo: quem não receber o Reino de Deus como uma criança, não entrará nele”. 16 Ele abraçava as crianças e as abençoava, impondo-lhes as mãos.
— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor!

LEITURA ORANTE:

… Oração Inicial… (querer).
Preparo-me para a Leitura Orante, rezando, com todos os internautas:
Espírito de verdade, a ti consagro a mente e meus pensamentos: ilumina-me.
Que eu conheça Jesus Mestre e compreenda o seu Evangelho.
Ó Jesus Mestre, Verdade, Caminho e Vida, tem piedade de nós.

… Eu sou o CAMINHO… (ler…).
O que diz o texto do dia?
Leio atentamente, na Bíblia, o texto: Mc 10,13-16, e observo as atitudes e recomendações de Jesus.
relato da apresentação das crianças a Jesus, inicialmente repreendidas pelos discípulos, fazem refletir no sentido de que as crianças também fazem parte da família, assim como os idosos, os doentes. Jesus lhes responde com a frase: “Deixem que as crianças venham a mim”. As crianças também fazem parte da comunidade. Não só. Elas são modelo de transparência, pureza, de abandono nas mãos do Pai. E Jesus pôs as mãos sobre elas, ou seja, as abençoou.
… a VERDADE… (refletir e meditar…).

O que o texto diz para mim, hoje?
Fala-me de ensinamentos e gestos de Jesus que devem ser assumidos por mim e por toda pessoa cristã. Disseram os bispos, em Aparecida: “A resposta a seu chamado (de Jesus) exige entrar na dinâmica do Bom samaritano (cf. Lc 10,29-37), que nos dá o imperativo de nos fazer próximos, especialmente com o que sofre, e gerar uma sociedade sem excluídos, seguindo a prática de Jesus que come com publicanos e pecadores (cf. Lc 5,29-32), que acolhe os pequenos e as crianças (cf. Mc 10,13-16), que cura os leprosos (cf. Mc 1,40-45), que perdoa e liberta a mulher pecadora (cf. Lc 7,36-49; Jo 8,1-11), que fala com a Samaritana (cf. Jo 4,1-26).” (DAp 135).
… e a VIDA… (orar…).

O que o texto me leva a dizer a Deus?
Rezo, a canção: Amar como Jesus amou, Pe. Zezinho, scj
(clique aqui para ouvir a música)
Um dia uma criança me parou
Olhou-me nos meus olhos a sorrir
Caneta e papel na sua mão
Tarefa escolar para cumprir
E perguntou no meio de um sorriso
que é preciso para ser feliz?
***
Amar como Jesus amou
Sonhar como Jesus sonhou
Pensar como Jesus pensou
Viver como Jesus viveu
Sentir o que Jesus sentia
Sorrir como Jesus sorria
E ao chegar ao fim do dia
Eu sei que dormiria muito mais feliz.
***
Ouvindo o que eu falei ela me olhou
E disse que era lindo o que eu falei
Pediu que eu repetisse, por favor
Mas não dissesse tudo de uma vez
E perguntou de novo num sorriso
que é preciso para ser feliz?
***
Depois que eu terminei de repetir
Seus olhos não saíram do papel
Toquei no seu rostinho e a sorrir
Pedi que ao transmitir fosse fiel
E ela deu-me um beijo demorado
E ao meu lado foi dizendo assim:

Qual deve ser a MISSÃO em minha VIDA hoje? (contemplar e agir…).
Qual meu novo olhar a partir da Palavra? Meu novo olhar é orientado pelo que disseram os bispos na Conferência de Aparecida: “Jesus nos diz: “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida” (Jo 14,6). Ele é o verdadeiro caminho para o Pai, quem tanto amou ao mundo que deu a seu Filho único, para que todo aquele que nele creia tenha a vida eterna (cf. Jo 3,16)”. (DAp 101).

REFLEXÕES:

(4) – PAPEL DO DISCÍPULO É FACILITAR QUE AS PESSOAS SE APROXIMEM DE JESUS.

No tempo de Jesus, as crianças eram respeitadas, bem tratadas e acolhidas.
Há um contraste entre as crianças levadas a Jesus e a resistência dos discípulos.
É ocasião para Jesus esclarecer os discípulos: o Reino de Deus precisa ser acolhido como dom. Em primeiro lugar o Reino de Deus se manifesta e se aproxima de nós através da pessoa de Jesus Cristo, com seus gestos e suas palavras.
criança, talvez por causa de sua dependência, recebia tudo dos pais. O seu exemplo é usado para interpelar os discípulos a se abrirem ao novo e a superarem a teologia da retribuição. A resposta à gratuidade de Deus é a gratuidade: “… quem não receber o Reino de Deus como uma criança, não entrará nele!” (v. 15).
Papel do discípulo, escolhido pelo Senhor, é facilitar a que as pessoas se aproximem dele, Fonte de vida: “Deixai as crianças virem a mim. Não as impeçais…” (v. 14).
(Carlos Alberto Contieri).

(6) – TODAS AS CRIANÇAS SÃO A MANIFESTAÇÃO DO AMOR DIVINO.
No coração de um pequenino está o grande segredo dos céus. Todas as crianças são a manifestação do amor divino.
“Traziam crianças para que Jesus as tocasse. Mas os discípulos as repreendiam. Vendo isso, Jesus se aborreceu e disse: ‘Deixai vir a mim as crianças. Não as proibais, porque o Reino de Deus é dos que são como elas’” (Mc 10,13-14).
Reino de Deus pertence às crianças. Primeiro, porque elas não foram contaminadas com a maldade do mundo, pois os pequenos não conseguem fazer o mal do qual, infelizmente, o mundo está envolto. Para entrar no Reino dos Céus é preciso ser como elas. Nossas igrejas, nossas casas, nossas famílias precisam acolher as crianças como bênção do Senhor. Onde está uma criança, ali está o Reino do Pai acontecendo.
Precisamos, com todo amor do nosso mundo, acolher nossas crianças, pois elas são sinais de alegria, de bênção, da graça e da presença do Senhor nosso Deus. As crianças chamam a atenção dos pais, daqueles que já estão crescidos. Precisamos acolher, com muito amor, nossas crianças.
Maldito seja aquele que despreza nossas crianças, maldito seja aquele que abusa delas, faz qualquer mal a uma delas. Todas as crianças são a manifestação do amor divino.
segunda coisa é que precisamos aprender com elas, sugar delas o melhor que elas têm. No coração de um pequenino está o grande segredo dos céus, está a simplicidade, a inocência, mas, sobretudo, a pureza. Como nós precisamos da pureza para nos relacionarmos uns com os outros, para enxergamos Deus e a Sua vontade! Precisamos ser puros para dependermos do Senhor e de Sua graça.
À medida em que aprendemos a amar as crianças, a olhar para elas, aprendemos que em cada uma se esconde o segredo do Reino do Céus. Deus abençoe as crianças que estão próximas a você! Deus abençoe seus filhos!
Deus abençoe você.
(Pe. Roger Araújo).
(7) – O REINO É DAS CRIANÇAS.
Havia, no tempo de Jesus, várias categorias de pessoas vítimas da exclusão social. Entre elas, estavam as crianças. Juntamente com as mulheres, as crianças eram consideradas como propriedade dos pais. Sua dignidade de não passava disto.
Reino inaugurado por Jesus rejeitava este esquema social, descobrindo o valor que cada criança traz dentro de si. E, mais, encarnavam a atitude requerida de quem pensava fazer-se discípulo do Reino. Elas eram a parábola viva do discipulado. Como as crianças, o discípulo verdadeiro não tem malícia coração e acolhe o Reino com simplicidade. Confia plenamente em Deus e a ele se entrega, como as crianças em relação aos pais. As crianças são indefesas e despretensiosas, como devem ser os discípulos. Os discípulos têm que predispor-se para sofrer a mesma exclusão e marginalização, sofridas pelas crianças, por causa de sua opção pelo Reino. Por causa do Reino, também haveriam de ser considerados gente de segunda categoria, sem privilégios, vivendo como párias da sociedade.
Reduzido à condição social de uma criança, por causa de sua fé, o discípulo estaria em condições de voltar-se totalmente para Deus e só nele colocar sua esperança. O Reino, enquanto senhorio de Deus, se faz verdade na vida do discípulo, quando ele o recebe como uma criancinha. Assim, se estabelecem relações verdadeiras com Deus.
Oração: Senhor Jesus, dá-me a simplicidade de uma criancinha, para acolher o Reino com despretensão e colocar-me inteiramente nas mãos do Pai.
(Pe. Jaldemir Vitório).

(10) – BOA NOVA PARA CADA DIA.
… o Reino de Deus é dos que são como as crianças (Mc 10,14).
Sabemos muito bem o sentido que Jesus dá a estas palavras. Hoje é o dia de recordá-lo.
Ele não nos quer infantilizados, pois nem mesmo as crianças são infantilizadas. Ele nos quer simples, abertos e acessíveis à vontade de Deus, onde seu Reino se realiza com a adesão de homens e mulheres adultos e maduros.
Ser como criança significa isenção de malícia, falsidade, hipocrisia, interesses escusos, desconfiança, mentira, maquinações, enganos etc., tudo o que um coração impuro pode produzir para contaminar moralmente a pessoa e a sociedade.
Pessoas assim se sentem em direto contraste com a Vontade límpida de Deus, que com toda sinceridade e justiça governa o mundo. É por isso que tais pessoas estão fora do Reino de Deus. Neste Reino, no entanto, são milhares os que entram, pessoas de todas as faixas etárias, não só as crianças.
Sabendo o que somos para Deus, peçamos a Ele o que Jesus nos ensinou: Venha a nós o Vosso Reino.
(P. Valdir Marques).

(12) – DEIXAI VIR A MIM OS PEQUENINOS.
Cristo ama a infância que primeiro assumiu na Sua alma, tal como no Seu corpo. Cristo ama a infância, que ensina humildade, que é a norma da inocência e o modelo da mansidão. Cristo ama a infância: orienta para ela a conduta dos adultos, para ela encaminha os idosos, atrai ao seu exemplo aqueles que eleva ao reino eterno.
Mas, para compreendermos como é possível chegar a tão admirável conversão e qual a transformação que nos é necessária para termos uma atitude de crianças, deixemos São Paulo instruir-nos e dizer-nos: “Não sejais crianças quanto à maneira de julgar; sede, sim, crianças na malícia” (1Cor 14,20). Não se trata, portanto, de regressarmos aos jogos da infância, nem à falta de jeito dos inícios, mas de retirarmos da infância algumas coisas que convêm aos anos da maturidade, isto é, de apaziguarmos rapidamente as agitações interiores, de recuperarmos rapidamente a calma, de esquecermos totalmente as ofensas, de sermos completamente indiferentes às honras, de apreciarmos estar juntos, de mantermos a equanimidade do humor como coisa natural. Com efeito, é um grande bem não saber incomodar e não ter gosto pelo mal […]; não pagar a ninguém o mal com o mal (cf. Rm 12,17); é a paz interior das crianças que convém aos cristãos. […] É essa forma de humildade que nos ensina o Salvador Menino quando é adorado pelos magos.

(15) – REFLEXÃO.
O Reino de Deus é para aqueles que são como crianças. A criança é aquela que depende totalmente das outras pessoas e não tem nada a oferecer em troca daquilo que lhes dão. Assim devemos ser diante de Deus. Devemos ter plena consciência de que dependemos totalmente dele para que possamos entrar no Reino dos Céus e nada podemos oferecer em troca disso. A salvação nos é dada pelo amor gratuito de Deus e pelos méritos de Jesus Cristo. Ninguém pode se salvar. Jesus é o único salvador. Devemos, como as crianças diante dos adultos, colocar a nossa confiança em Deus, e viver em constante ação de graças porque ele, gratuitamente, nos salva.
(CNBB).

(20) – COMO UMA CRIANCINHA…
Enquanto abraçava uns pequenos que faziam estripulias e incomodavam os discípulos rabugentos, Jesus deu-nos o mapa do céu: “Quem não receber o Reino de Deus como uma criancinha, não entrará nele”.
em que consiste esta atitude?
Já gastaram muita tinta para explicar, falando de humildade, coração puro, etc. Ora, eu acredito que não se trata bem disto. Creio que é tudo bem mais simples. A atitude da criancinha pequena (podem perguntar à pequena Teresa do Menino Jesus!) consiste em ver a Deus como um Papai querido. Chamá-lo de Abbá, como Jesus fazia, e confiar cegamente no amor do Pai, certo de que nada nos faltará. Quando for necessário, Ele mesmo tomará a iniciativa e nos tomará em seus braços.
Os homens sérios, que gostam de ficar passando a mão na barba e olhando para o chão, têm muita dificuldade em ver as coisas deste modo. Acham que o caminho do céu é uma áspera escalada e só se “merece” o colo de Deus depois de muito sacrifício, intermináveis rosários rezados de joelhos, sobre grãos de milho, romarias penosas e rubras sessões de autoflagelação. Que pena!
Vou tentar convencer a você, que me lê, oferecendo-lhe um dos meus sonetos, intitulado “Aos Filhos”:
Fitai os lírios na amplidão celeste,
garça branca que nos ares vai…
Nem uma pena da plumagem cai
Sem permissão de Deus, que assim as veste…
***
Vede os lírios do campo: quem reveste
Seu ouro de lavor? Considerai
Que, lá no céu, tendes um Deus que é Pai,
faz chover amor no solo agreste…
***
Por que trazeis vossas feições tão graves?
Não valeis, porventura, mais que as aves?
Mais que os lírios do campo não valeis?
***
Desventura é viver sentindo o travo,
gosto amargo de um viver escravo,
Sem saber que sois filhos… que sois reis…
***
Orai sem cessar: “Provai e vede como o Senhor é bom!” (Sl 34,9).
(Antônio Carlos Santini).
CELEBRAÇÃO DE HOJE:



7ª SEMANA COMUM (VERDE – OFÍCIO DO DIA).
MONIÇÕES:
MONIÇÃO AMBIENTAL OU COMENTÁRIO INICIAL:

– 1ª: Periódico Deus Conosco; – 2ª: Periódico Liturgia Diária.


– 1ª:
criança é sinal da simplicidade, da despretensão do poder e de distinções sociais. Ela é imagem de quem está vazio de si e, em sua existência, só há lugar para Deus. São os pobres de Jesus. Por isso, ela é modelo de vida para o cristão e, com razão, nos diz Jesus: “Deixai vir a mim as criancinhas… quem não receber o Reino de Deus como uma criança, não entrará nele”.
MONIÇÃO PARA A(S) LEITURA(S) E O SALMO:
– 1ª: Periódico Deus Conosco; – 2ª: Periódico Liturgia Diária.
– 1ª:
ser humano é imagem e semelhança divinas, e a sabedoria divina revela-se através dele. Essa sabedoria nos atrai com suavidade, como a de uma criança, de que nos fala Jesus. É a simplicidade da presença do Reino. Devemos, pois, descobri-lo entre nós.
MONIÇÃO PARA O EVANGELHO.


— Aleluia, aleluia, aleluia.
— Aleluia, aleluia, aleluia.

— Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, pois revelaste os mistérios do teu Reino aos pequeninos, escondendo-os aos doutores! (Mt 11,25).
ANTÍFONAS:
Antífona da entrada.
Confiei, Senhor, na vossa misericórdia; meu coração exulta porque me salvais. Cantarei ao Senhor pelo bem que me fez (Sl 12,6).
Antífona da comunhão.
Senhor, de coração vos darei graças, as vossas maravilhas narrarei! Em vós exultarei de alegria, cantarei ao vosso nome, Deus altíssimo! (Sl 9,2s).
ORAÇÕES DO DIA:
Oração do dia ou Oração da coleta.
Concedei, ó Deus todo-poderoso, que, procurando conhecer sempre o que é reto, realizemos vossa vontade em nossas palavras e ações. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Oração sobre as oferendas.

Ao celebrar com reverência vossos mistérios, nós vos suplicamos, ó Deus, que os dons oferecidos em vossa honra sejam úteis à nossa salvação. Por Cristo, nosso Senhor.
Oração depois da comunhão.
Ó Deus todo-poderoso, concedei-nos alcançar a salvação eterna, cujo penhor recebemos neste sacramento. Por Cristo, nosso Senhor.

FONTES DE CONSULTAS E PESQUISAS:


Vamos expor a seguir de onde pertencem os textos que nos preenchem todos os dias, nos dando um caminho com mais sabedoria, simplicidade e amor.

† FONTE PRINCIPAL DE PESQUISA E INSPIRAÇÃO 

bc3adblia1
REFLITA:
O importante não é a pessoa que escreve, mas quem foi que inspirou essa pessoa a escrever.
O importante não é como se lê o que está escrito, mas como se age.
O importante não é sentar-se à direita ou a esquerda do Pai, mas sim, realizar o trabalho que Ele nos pede.
Ter conhecimento não é ter sabedoria, sabedoria é saber compartilhar o conhecimento.




MINHA MENSAGEM PESSOAL PARA MIM MESMO.
Mais vale o desconforto da VERDADE, do que a comodidade da MENTIRA.
E usando a essência da Oração da Serenidade, devo orar:
Ó meu Deus e Senhor, Pai de misericórdia e Salvação,
que em seu Filho Jesus perdoou os nossos pecados,
e com o seu Santo Espírito, paráclito nesse nosso mundo que caminha conosco,
apenas em Ti posso almejar a vida eterna, socorre-me e ouvi-me:
Se o ERRO está em mim, que DEUS possa me dar a HUMILDADE de aceitar que estou errado.
Que Jesus me dê a SERENIDADE, para aceitar que tem coisas que não posso mudar.
E que o Espírito Santo me dê a CORAGEM, suficiente para mudar aquelas coisas que dependem de mim, mesmo que sejam difíceis.
E para complementar os alicerces de orações da minha vida, faço como o santo Tomás de Aquino:
“Concede-me, Deus misericordioso, que deseje com ardor o que tu aprovas, que o procure com prudência, que o reconheça em verdade, que o cumpra na perfeição, para louvor e glória do teu nome.
Põe ordem na minha vida, ó meu Deus, e permite-me que conheça o que tu queres que eu faça, concede-me que o cumpra como é necessário e como é útil para a minha alma.
Concede-me, Senhor meu Deus, que não me perca no meio da prosperidade nem da adversidade; não deixes que a adversidade me deprima, nem que a prosperidade me exalte.
Que nada me alegre ou me entristeça para além do que conduz a ti.”
Viver CORRETO e falar a VERDADE hoje são tão difíceis quanto na época de Jesus, pois é muito mais fácil aceitar a MENTIRA e fazer o ERRADO.
Viver no CAMINHO, VERDADE E VIDA, que é o próprio Cristo Jesus, tem que ser uma caminhada diária.
O futuro é desejo e pensamento.
O passado é aprendizado e lembrança.
O hoje é realidade, isso quer dizer: CRISTO.

Meus amigos(as) de coração, meus irmãos(ãs) em Cristo Jesus, lembrem-se:
“Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas.”
“Não julgues para não seres julgados.”
“A quem é muito dado, muito será cobrado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

?????

Redes Sociail

..