O nome de Deus é Jeová?
YHWH. A Bíblia dá-nos conta de muitos nomes usados pelos Seus servos para o adorarem e exaltarem os Seus atributos:
EL, ELOAH: Deus “poderoso, forte, proeminente” (Génesis 7:1, Isaías 9:6) – etimologicamente, El parece significar “poder”, como se lê em “Tenho o poder para prejudicá-los” (Génesis 31:29). El é associado com outras qualidades, tais como integridade (Números 23:19), zelo (Deuteronómio 5:9) e compaixão (Neemias 9:31), mas a raiz original de ‘poder’ continua.
ELOHIM: Deus “Criador, Poderoso e Forte” (Génesis 17:7; Jeremias 31:33) – a forma plural de Eloah, a qual acomoda a doutrina da Trindade. Da primeira frase da Bíblia, a natureza superlativa do poder de Deus é evidente quando Deus (Elohim) fala para que o mundo exista (Génesis 1:1).
EL SHADDAI: “Deus Todo-Poderoso”, “O Poderoso de Jacó” (Génesis 49:24; Salmo 132:2,5) – fala do poder supremo de Deus sobre todos.
ADONAI: “Senhor” (Génesis 15:2; Juízes 6:15) – usado no lugar de YHWH, que os judeus achavam ser sagrado demais para ser pronunciado por homens pecadores. No Antigo Testamento, YHWH é mais utilizado em tratamentos de Deus com o Seu povo, enquanto que Adonai é mais utilizado quando Ele lida com os gentios.
YHWH / YAHWEH traduzido por JEOVÁ: “SENHOR” (Deuteronómio 6:4, Daniel 9:14) – a rigor, o único nome próprio para Deus. Traduzido nas bíblias em português como “SENHOR” (com letras maiúsculas) para distingui-lo de Adonai, “Senhor”. A revelação do nome é primeiramente dada a Moisés “Eu sou quem eu sou” (Êxodo 3:14). Este nome especifica um imediatismo, uma presença. Yahweh está presente, acessível, perto dos que o invocam por livramento (Salmo 107:13), perdão (Salmo 25:11) e orientação (Salmo 31:3).
JEOVÁ-JIRÉ: “O Senhor proverá” (Génesis 22:14) – o nome utilizado por Abraão quando Deus proveu o carneiro para ser sacrificado no lugar de Isaque.
JEOVÁ-RAFA: “O Senhor que sara” (Êxodo 15:26) – “Eu sou o Senhor que te sara”, tanto no corpo na alma. No corpo, através da preservação e da cura de doenças, e na alma, pelo perdão das iniquidades.
JEOVÁ-NISSI: “O Senhor é minha bandeira” (Êxodo 17:15), onde por bandeira se entende um lugar de reunião antes de uma batalha. Esse nome comemora a vitória sobre os amalequitas no deserto em Êxodo 17.
JEOVÁ-MAKADESH: “O Senhor que santifica, torna santo” (Levítico 20:8, Ezequiel 37:28) – Deus deixa claro que apenas Ele, e não a lei, pode purificar o Seu povo e fazê-los santos.
JEOVÁ-SHALOM: “O Senhor nossa paz” (Juízes 6:24) – o nome dado por Gideão ao altar que ele construiu após o Anjo do Senhor lhe ter assegurado que não morreria como achava que morreria depois de O ver.
JEOVÁ-ELOIM: “Senhor Deus” (Génesis 2:4, Salmo 59:5) – uma combinação do singular nome YHWH e o nome genérico “Senhor”, significando que Ele é o Senhor dos senhores.
JEOVÁ-TSIDIKENU: “O Senhor nossa justiça” (Jeremias 33:16) – Tal como acontece com Jeová-Makadesh, só Deus proporciona a justiça para o homem, em última instância, na pessoa do Seu Filho, Jesus Cristo, o qual se tornou pecado por nós “para que nele fôssemos feitos justiça de Deus” (2 Coríntios 5:21).
JEOVÁ-ROHI: “O Senhor nosso Pastor” (Salmo 23:1) – Depois de David ponderar sobre seu relacionamento como um pastor de ovelhas, ele percebeu que era exactamente a mesma relação de Deus com ele, e assim declara: “Yahweh-Rohi é o meu Pastor. Nada me faltará” (Salmo 23:1).
JEOVÁ-SHAMMAH: “O Senhor está ali” (Ezequiel 48:35) – o nome atribuído a Jerusalém e ao templo, indicando a glória do Senhor que tinha saído do templo (Ezequiel 8-11) havia retornado (Ezequiel 44:1-4).
JEOVÁ-SABAOTH: “O Senhor dos Exércitos” (Isaías 1:24, Salmos 46:7) – Exércitos significam “hordas”, tanto de anjos quanto dos homens. Ele é o Senhor dos exércitos dos céus e dos habitantes da terra, dos judeus e dos gentios, dos ricos e dos pobres, mestres e escravos. O nome expressa a majestade, o poder e a autoridade de Deus e mostra que Ele é capaz de realizar o que determina fazer.
EL ELIOM: “Altíssimo” (Deuteronómio 26:19) – derivado da raiz hebraica para “subir” ou “ascender”, então a implicação refere-se a algo que é muito alto. El Eliom denota a exaltação e fala de um direito absoluto ao senhorio.
EL ROI: “Deus que vê” (Génesis 16:13) – o nome atribuído a Deus por Agar, sozinha e desesperada no deserto depois de ter sido expulsa por Sara (Génesis 16:1-14). Quando Agar encontrou o Anjo do Senhor, ela percebeu que tinha visto o próprio Deus numa teofania. Ela também percebeu que El Roi a viu na sua angústia e testemunhou ser um Deus que vive e vê tudo.
EL-OLAM: “Deus eterno” (Salmo 90:1-3) – A natureza de Deus não tem princípio, fim e nem quaisquer limitações de tempo. Deus contém dentro de Si mesmo a causa do próprio tempo. “De eternidade a eternidade, tu és Deus.” EL-GIBOR: “Deus Poderoso” (Isaías 9:6) – o nome que descreve o Messias, Jesus Cristo, nesta porção profética de Isaías. Como um guerreiro forte e poderoso, o Messias, o Deus Forte, vai realizar a destruição dos inimigos de Deus e governar com ceptro de ferro (Apocalipse 19:15).
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