A Reforma Protestante
Disse-lhes ele: Por causa da vossa pouca fé; pois em verdade vos digo que, se tiverdes fé como um grão de mostarda direis a este monte: Passa daqui para acolá, e ele há de passar; e nada vos será impossível Mateus 17:20
Quando se pensa em Reforma Protestante, logo nos lembramos do monge Martinho Lutero que tem sua grande parcela de contribuição na Reforma Protestante, Lutero nasceu em novembro de 1483, na cidade de Eisleben, filho de Hans e Margareth Luther.
No período da Idade Média a Igreja era o órgão mais rico e poderoso da época, por meio dela todos os conflitos vivenciados pelas autoridades a Igreja intermediava, chegando até a interferirem nas escolhas dos reis.
A reforma protestante iniciada no século XVI foi um movimento de ruptura com a Igreja Católica, que deu origem a outras igrejas cristãs, a reforma aconteceu, inicialmente, em três países: Alemanha, Suíça, Inglaterra.
Um grande destaque que temos é o Monge Católico Martinho Lutero, ele foi o primeiro reformador a ter desenvolvimento.
Lutero protestava contra a ação da igreja, fazendo duras críticas ao comércio que se formou, destacando-se a venda de indulgências, e de relíquias sagradas.
A Igreja passou a perseguir Lutero por causa de suas convicções, foi então que o príncipe da Saxônia forneceu exilio a Lutero em seu palácio.
Com o exílio Lutero passou a formular as suas ideias as quais deram origem a Reforma, além disso, ele traduziu a Bíblia na linguagem do povo, uma vez que na época a linguagem da bíblia era o latim.
No ano de 1517, Lutero afixou na porta da Igreja do Castelo em onde ele era Monge as 95 teses contra as ordens do papa Leão X.
Abaixo temos algumas das 95 teses fixadas por Martilho Lutero na porta da igreja do Castelo em 31 de outubro de 1517 que são as seguintes:
“1. Quando o nosso Senhor e Mestre jesus Cristo disse: “Arrependei-vos!”, ele quis que toda a vida dos crentes fosse um só arrependimento.
- Pregam futilidades humanas quantos afirmam que, tão logo a moeda tinir na caixa, a alma se eleva do purgatório.
- Serão eternamente condenados juntamente com seus mestres, aqueles que julgam obter certeza da salvação mediante cartas de indulgência.
- Todo e qualquer cristão verdadeiramente compungido tem pleno perdão da pena e da culpa, o qual lhe pertence mesmo sem carta de indulgência.
- Deve-se ensinar os cristãos que, se o Papa tivesse conhecimento das extorsões dos pregadores de indulgência, preferiria ver a catedral de São Pedro ser reduzida a cinzas a ser edificada com a pele, a carne e os ossos de suas ovelhas.
- O verdadeiro tesouro da Igreja é o santíssimo Evangelho da glória e da graça de Deus.
- Admoestem-se os cristãos a que se empenhem em seguir seu cabeça, Cristo, através de padecimento, morte e inferno.
- E assim esperem mais entrar no reino dos céus através de muitas tribulações do que facilitados mediante consolações infundadas.
As teses de Lutero em pouco tempo espalharam-se por todo o mundo, sendo traduzidas em pouco tempo para outras línguas além do alemão. Lutero e suas teses ficaram conhecidos em toda a Alemanha, o Papa por um longo período do tempo exigiu que as teses fossem retiradas por Lutero, e anuladas, entretanto ele as manteve. No ano de 1521 Martinho Lutero Monge Católico foi excomungado pela Igreja Católica, e chegou a ser considerado por parte do rei Carlos I da Espanha, como sendo fora da lei.
A obra promovida por Lutero ficou conhecida em todo o mundo, como Reforma Religiosa, pois teve como objetivo mudar as práticas pecaminosas em que a Igreja Católica promoveu. Por meio da Reforma inúmeras Igrejas surgiram ao longo de todo o tempo, e até hoje tem se desenvolvido em todo o mundo, inclusive o luteranismo, Igreja proveniente da reforma promovida por Lutero e outros reformadores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário