xmlns:b='http://www.google.com/2005/gml/b'xmlns:data='http://www.google.com/2005/gml/data' xmlns:expr='http://www.google.com/2005/gml/expr'> Vida Cristã: Biblioteca de Poesia Evangélica PARTE 5

sábado, 10 de dezembro de 2016

Biblioteca de Poesia Evangélica PARTE 5



Biblioteca de Poesia Evangélica




Reunimos aqui diversos livros de Poesia evangélica/cristã, além de muitas outras publicações de interesse cristão, para download gratuito. São obras disponibilizadas pelos próprios autores (como, por exemplo, os livros que eu escrevi ou organizei), ou ainda que estão em domínio público, ou liberadas por licenças Creative Commons. Caso você queira disponibilizar seu livro nesta página, entre em contato comigo. E caso não consiga realizar o download, solicite-me o envio da obra desejada por e-mail:
Leia e compartilhe!




 Certo Homem Tinha Dois Filhos - Proposições sobre o Filho Pródigo - J.T.Parreira - Das diversas parábolas relatadas por Jesus, talvez nenhuma outra tenha tido tanta repercussão, e consequentemente sido alvo de mais representações artísticas quanto a Parábola do Filho Pródigo (Lc 15:11-32). E, em apoio à sua singularidade, note-se que, ao contrário de outras parábolas, esta aparece apenas no livro de Lucas. Sua mensagem, por ser perfeitamente evangélica, é de simples, universal compreensão; seu impacto é duradouro. Talvez porque diante de um Deus santo de quem nos afastamos e fomos afastados pelo pecado, sejamos todos pródigos a priori (e tantas e tantas vezes, a rematar nossa rebelião, a posteriori).
       É essa figura arquetípica do pródigo que é o Homem, inserida nesta parábola também arquetípica sobre o incomensurável e incondicional amor do Deus-Pai, que JTP elege para objeto de sua reflexão poética.
       Este pequeno e-book colige textos escritos em períodos diversos, mas que em comum trazem a marca da economia e extrema expressividade, tão características da poesia do autor.
Sammis Reachers
Para baixar pelo site 4Shared, CLIQUE AQUI.
Para baixar ou ler online pelo site Scribd, CLIQUE AQUI.




Extensão dos Lábios - Rui Miguel Duarte - Depois de Muta uox e Subida (ambos de 2011), eis que o poeta evangélico lusitano Rui Miguel Duarte acaba de nos brindar com seu novo livro, Extensão dos Lábios, agora em formato de e-book, franqueando aos leitores a leitura online ou o download gratuito do mesmo. 
A riqueza imagética e reflexiva da poesia de Rui, sua habilidade de transitar com leveza das temáticas cristãs às clássicas, passando pela poesia do cotidiano, somadas ao seu perfeito domínio das linguagens vernacular epoiética, estão aqui regiamente representadas, nas 67 páginas deste livro, que tivemos o prazer de editar.
Como diz o poeta J.T.Parreira no prefácio da obra, "A extensão dos lábios é, de um modo simbólico – neste novo livro de Rui Miguel Duarte - uma disposição para abarcar vários referentes, para falar várias linguagens poéticas. Com efeito, a linguagem poética do autor, estende-se a diversos territórios, cujos registos narrativos da sua poesia podem tanger vários continentes."
Você pode baixar o e-book clicando AQUI.
E para ler o livro online, basta clicar AQUI.


Adolescência Poética -  Francisco Carlos Machado - " (...) Francisco Carlos é poeta da entrega e da fraternidade, que faz versos como quem irmana(-se), como quem abraça. Sem as incongruências do medo, pois poeta nascido pronto, ciente e senhor de seu ofício e sina, e disposto a pagar o preço, seja da incompreensão, seja da exarada sensibilidade, essa doce fratura exposta que avança ferindo-se pelos penedos e espinhais, mas sem arrefecer, pois aprendeu com o Rabi a trazer sempre pronta a outra face, a mão estendida, o ombro oferto e a arma da palavra, para dar voz ao sem fala.

       Aqui o poeta desnuda-se, desvela-se em sua humanidade sincera, que anseia por plenitude. Sua escrita ternamente confessional revela um autor de profundas raízes holísticas, um cristão ‘cuca-aberta’ – se espiritualmente um cidadão dos céus, poeticamente um cidadão do mundo, de todas as cidades e pátrias. De todos os homens.
     (...) Neste Adolescência Poética somos viajantes privilegiados, passageiros d’alma deste amorável poeta em seus descobrimentos, seus continentes e ilhas interiores, sua contrição e sua explosão, seu choro e seu sorriso que marca e contagia a quantos o conhecem. "
Para baixar pelo site 4Shared, CLIQUE AQUI.
Para baixar (ou ler online) pelo site Scribd, CLIQUE AQUI.
Para baixar (ou ler online) pelo site Issuu, CLIQUE AQUI.


      A Trajetória do Indivíduo - Fábio Ribas - O poeta e ensaísta mexicano Octavio Paz dizia que o homem é tempo, perpétuo movimento. Tal assertiva ocorreu-me ao avançar pelas linhas do livro A Trajetória do Indivíduo, de Fábio Ribas. Um livro onde o dito e o não dito interpenetram-se, trabalham juntos pela construção do Sentido, ou para que o leitor colha o sentido que, num jogo de chiaroscuro (para usar um termo das artes plásticas) goteja das metáforas e parábolas. E o mi(ni)stério da parábola aqui aflora como a relva dos campos, sobeja e farta; a psico-saga do autor em busca do Sentido é narrada através de madura poesia e prosa poética larga e prenhe de conotações, em voz cujo timbre lembra o Zaratustra nietzschiano, ou o André Gide de Frutos da Terra; mas, enquanto tais autores empreenderam o afastamento de Deus, equivocando-se em direção ao abismo, Ribas avança em caminho inverso, em busca de Redenção, escalando através de brumas e intempéries o cume da transcendência.
      Em sua jornada o autor vale-se do método socrático, dialógico, abraçando/confrontando interlocutores, que são como estágios de sua peregrinação. A linguagem velada/parabólica dá o tom de suas elucubrações, são os enigmas/signos de sua batalha mental e espiritual. E é gratificante acompanhá-lo em seu avanço, sua ascensão do vale do ateísmo ao monte da transfiguração, à sarça onde o Único Deus se revela aos olhos da finitude humana.
      Um livro assaz singular dentro de nossa literatura poética cristã, que surge para enriquecer o bastião de nossas letras.
Sammis Reachers
Leitura online ou download pelo Scribd - CLIQUE AQUI.
Leitura online ou download pelo Issuu – CLIQUE AQUI.
Leitura online ou download pelo SlideShare - CLIQUE AQUI.
Download pelo 4Shared - CLIQUE AQUI.


DEUS AMANHECER - Sammis Reachers
As 127 páginas deste livro reúnem uma seleção de textos escritos desde minha conversão, em 2005, até aqui. São diversos textos inéditos, somados a outros publicados apenas em blogs e redes sociais, e que configuram o corpo principal deste Deus Amanhecer, acrescidos de uma antologia poética, com textos selecionados de meus quatro livros anteriores (livros que circularam apenas como e-books): Uma Abertura na Noite (2006), A Blindagem Azul (2007) CONTÉM: ARMAS PESADAS (2012) e Poemas da Guerra de Inverno (2012), além de poemas publicados na Antologia Águas Vivas I (2009). 
O livro conta com prefácio do querido poeta lusitano João Tomaz Parreira.
Para leitura online ou download pelo Scribd, CLIQUE AQUI.
Para download pelo 4Shared, CLIQUE AQUI.


Poemas da Guerra de Inverno - Sammis ReachersHá algum tempo escrevi uma série de três poemas sobre a Segunda Guerra (A Neve/O Trigo /A Náusea). Pretendia publicá-los com notas explicativas (necessárias para aqueles que desconhecem detalhes do conflito, para facultar a plena compreensão dos fatos citados nos textos) em algum blog. Mas, por fim, pensando em tais notas, me veio a ideia de escrever mais alguns textos assim, ambientados seja na 2° Guerra, seja também em outras guerras ou regiões/períodos conflagrados. E numa mesma semana vieram uns 7 ou 8 poemas... E assim foram emergindo. Somando-se a alguns outros, mais antigos, mas de temática ou roupagem de fundo bélica, eis aqui formado este estranho libreto de poesias tristes...
O pano de fundo aqui, como dito, é a Guerra, diluída narrativamente em diversas (no tempo e no espaço) guerras já travadas; a grande maioria dos poemas fala na primeira pessoa, e a persona é o soldado, ou melhor, o soldado-vítima, pois o que combate em meio a tanta dor, retroalimentando-a, é ele próprio as primícias das vítimas do caos. Um dos títulos para esta pequena série de poemas seria mesmo Poemas de Soldados Mortos, mas declinei, pois nem todos conseguem aqui escapar pela morte
Leia o livro online, clicando AQUI.
Para baixar o livro em formato PDF, clique AQUI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

?????

Redes Sociail

..