xmlns:b='http://www.google.com/2005/gml/b'xmlns:data='http://www.google.com/2005/gml/data' xmlns:expr='http://www.google.com/2005/gml/expr'> Vida Cristã: O chamado do levita

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

O chamado do levita


O chamado do levita

Teu ministério fluirá, a unção descerá, a glória será derramada através dos teus joelhos!

Ou qual a mulher que, tendo dez dracmas, se perder uma dracma, não acende a candeia, e varre a casa, e busca com diligência até a achar? Lucas 15:8

Caros e bons leitores, o texto bíblico que acabamos de ler, compõe e refere-se a uma parábola usada por Jesus no intuito de demonstrar o zelo, o amor e a alegria que Deus tem pelo pecador, em especial ao pecador arrependido. No entanto, usarei esse verso 8, para contextualizar.

Quero trazer aos levitas uma breve mensagem expositiva e reflexiva É de se estranhar, a pessoa querer trazer uma palavra aos levitas da casa do Senhor, através da parábola da dracma perdida. Mas te peço, calma e não se espante. Acompanhe o estudo:

Mas afinal, o que é levita? O que representa esse termo?

“Levita” significa, descendente de Levi. Levi que era um dos 12 filhos de Jacó. destacados entre as 12 tribos de Israel pelos serviços no Tabernáculo. Alguns Levitas eram sacerdotes (família de Aarão) Cuidavam do tabernáculo e de seus utensílios, inclusive carregando tudo isso durante a viagem pelo deserto (Números capítulos 3, 4, 8, 18). No entanto, Davi foi quem atribuiu aos levitas a responsabilidade musical. I Crônicas (9:14-33; 23:1-32; 25:1-7).
Trazendo para os dias atuais  Esse termo se tornou popular devido a associação a todos os que desempenham funções com instrumentos musicais e canto. Tais como: Músicos, musicistas, compositores, sonoplastas, etc.

Dracma perdida  A dracma (Moeda grega de prata equivalente a um denário, ou seja, um dia de trabalho). Era um bem precioso para aquela mulher, como vimos, ela possuía 10 dracmas, no entanto, ao notar a perca de uma dracma, imediatamente aquela mulher inicia uma “força-tarefa” afim de recuperar a dracma que havia perdido, com essa colocação, é fácil observar que aquela mulher sabe o valor daquela dracma. Ei, deixo a seguinte pergunta a vocês caros leitores e levitas:
Vocês, sabem o valor do vosso dom? E/ou vocês possuem ciência da importância que ele tem?
Função do levita na igreja: O ensino apostólico, incentiva todos os cristãos a aprestarem culto ao Senhor, com salmos, hinos e cânticos espirituais, veja: Falando entre vós em salmos, e hinos, e cânticos espirituais; cantando e salmodiando ao Senhor no vosso coração. Efésios 5:19 A palavra de Cristo habite em vós abundantemente, em toda a sabedoria, ensinando-vos e admoestando-vos uns aos outros, com salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando ao Senhor com graça em vosso coração. Colossenses 3:16

Identificou vosso ministério nesses ensinamentos?

Eu não consigo pensar em um culto, uma oração seja na igreja em casa ou em qualquer lugar sem louvores. Vocês ministros de louvor, possuem a função crucial de conduzir toda a igreja ao um nível, um patamar elevado na adoração.(adoração não emocionalismo). Saiba, adoração se conquista com entrega, intimidade, aproximação ao trono de Deus. Agora, emocionalismo, basta algumas técnicas humanas, palavras devidamente escolhidas e ditas no momento oportuno. Quero conscientizá-los nobres levitas, sobre a importância dos vossos dons, saibam que eles são essenciais no cultuar ao Deus! Que mensagem confortável, doce, não é mesmo?

Então, agora entrar na mensagem. Pois a palavra de um profeta é reconhecida quando há exortação da parte de Deus, após a exortação há quebrantamento da parte de quem ouve e consolo por parte do Espirito Santo. Estejam atentos ao que vem a seguir:

Os sacerdotes levitas, toda a tribo de Levi, não terão parte nem herança com Israel; das ofertas queimadas do SENHOR e da sua herança comerão. Por isso não terão herança no meio de seus irmãos; o Senhor é a sua herança, como lhes tem dito. Deuteronômio 18:1-2

MINISTROS DE LOUVORES. Este ministério como todos os outros não é bem próprio, ou seja, não é para enriquecimento, nem fama e muito menos reconhecimento próprio. Que vocês possam estar vacinado, pois o mercado gospel é especulativo, as atividades deste mercado é muito prejudicial, pois dons são comercializados, pessoas se tornam celebridades com fã clube, é ai onde o ego super inflama. Que vocês não vendam vossos talentos, mas que possam granjear seus talentos como na parábola em Mateus 5:14-23 afim de que se aperfeiçoem, para que cantem, toquem muito mais lindo, com muito mais unção, com muito mais entrega do que já vemos aqui.  Que vocês não se contentem com o termo artista, pois artistas vocês não são! Deus não vos chamou para serem artistas, Ele vos chamou, vos capacitou e enviou para serem adoradores e ganhadores de almas e não de palmas.

Como exercer meu chamado com integridade e responsabilidade? Sabemos que na bíblia, os homens e as mulheres de Deus, venceram por persistirem na oração. A oração é a chave para um grande avivamento, para a vinda do socorro do Senhor. Alguém disse que muita oração representa receber muito poder, pouca oração representa receber pouco poder, e nenhuma oração representa nenhum poder.

De joelhos, crente vence lutas e provas e provações, renova suas forças, cria reservas e cresce, adorador cresce é de joelhos! O exercer ministerial de um levita, não é de qualquer jeito, não se chega diante da congregação de qualquer forma, ou canta qualquer coisa, pois, como aprenderam, é de vocês a responsabilidade de conduzir toda a congregação perante o Senhor através da nuvem de adoração.

Amados levitas, o ministério de vocês não inicia em um culto de domingo lotado de gente. Mas vosso ministério inicia em tua casa, no teu quarto, no pé da tua cama, sabe como? DE JOELHOS! Teu ministério fluirá, a unção descerá, a glória será derramada através dos teus joelhos!


A parábola da drácma perdida não dá abertura para referir a dons. A parábola da drácma perdida (Lc 15.8-10) está no contexto de outras parábolas, como a da ovelha perdida (Lc 15.3-7) e a do filho pródigo (Lc 15.11-32), as quais Jesus disse para confrontar os escribas e os fariseus que estavam murmurando por Jesus estar comendo com pecadores. E o propósito dessas três parábolas é de referir a sua missão que é de buscar o perdido, ou seja, se apresentar ao pecador como Deus para que creia nEle e se arrependa.

E é um erro ter conciência que levita é alguém da família de Levi e insistir em chamá-los de levitas.

Não é erro chamar ministros de louvores de Levitas, uma vez que, dentre outras funções, cujos quais os Levitas foram separados, retirando-lhes a herdade da terra como bem explanou o autor, cf. DT: 18:1-2, a música É uma dessas funções, no tabernáculo e depois no templo, os responsáveis em ministrar os louvores eram os levitas. Nem todo o levita era ministro de louvor, mas todo o ministro de louvor deveria ser da tribo de Levi. Números: 1:51-54 e os filhos de Asafe, Jedutum e Hemã: 1º Cr:25:1-31, Por fim a função dos Levitas era de trabalhar no templo, e dentre estes trabalhos está a música, porém haviam os escrivães, guardas, os que carregavam, limpavam etc, então a ministração de louvor está inseridas em funções de trabalho no templo.

 Paz seja convosco!
texto retirado da Gospel Prime.

O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento;
porque tu rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, Oséias 4.6 
“Se me amais, guardareis os meus mandamentos” (João 14.15).

* As opiniões expressas nos textos publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores e não refletem, necessariamente, a opinião do Gospel Prime. e Vida Cristã

Nenhum comentário:

Postar um comentário

?????

Redes Sociail

..