xmlns:b='http://www.google.com/2005/gml/b'xmlns:data='http://www.google.com/2005/gml/data' xmlns:expr='http://www.google.com/2005/gml/expr'> Vida Cristã: O Espírito Santo e Suas Ações

segunda-feira, 10 de abril de 2017

O Espírito Santo e Suas Ações







O Espírito Santo e Suas Ações


O Espírito Santo é uma pessoa, assim como o Pai e o Filho. Ele não é maior e nem menor que os dois, mas trabalha com eles numa perfeita e inigualável sintonia. Definitivamente, entre eles não há sobreposição. Sua presença e interação são percebidas em toda a Escritura e isso não pode ser ignorado.
No A.T ele opera de maneira explícita, mas sua pessoalidade está oculta. É impossível especificarmos plenamente que lugar o Espírito Santo ocupava na gradativa teologia judaica, especialmente no período pré-exílico. Entretanto, é no N.T que o Espírito Santo tem sua pessoalidade exposta e compreendida à luz dos ensinos de Cristo. O Espírito Santo age em favor dos santos e ímpios.
Então, vejamos algumas das principais ações executadas pelo Espírito Santo no percurso da humanidade, na igreja e nas pessoas, de forma individual.

CONVENCENDO O MUNDO

“E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça e do juízo.” (João 16:8).
Do pecado (gr. ἁμαρτίας, hamartías), que significa agir de modo contrário à vontade e à lei de Deus. Ele é o único capaz de conscientizar o pecador que suas atitudes e postura é uma ofensa a santidade de Deus; da justiça (gr. δικαιοσύνηϛ, dikaiosynēs), que significa fazer o que Deus quer ou exige. O Espírito não só denuncia o pecado, mas também aponta para a justiça. Ele revela ao homem o que pode e o que não pode ser feito; e do juízo (gr. κρίσεωϛ, kriseōs), que significa a ministração da justiça. Ele diz ao pecador o que lhe sobrevirá se o mesmo continuar em sua iniquidade. O ímpio sabe o que lhe aguarda, pois uma das ações do Espírito é indicar-lhe o juízo que está reservado. Todo salvo passou por esse processo quando foi alcançado pela graça salvífica.

SANTIFICANDO OS ELEITOS

Mas devemos sempre dar graças a Deus por vós, irmãos amados do Senhor, por vos ter Deus elegido desde o princípio para a salvação, em santificação do Espírito, e fé da verdade; para o que pelo nosso evangelho vos chamou, para alcançardes a glória de nosso Senhor Jesus Cristo.” (2 Tessalonicenses 2:13,14).
O ato de santificar possui o mesmo significado que tinha no período veterotestamentário – separar e consagrar para Deus. Ele é quem nos dedica ao Senhor nas condições que Deus se agrada.

HABITANDO NO CRENTE

“Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?” (1 Coríntios 3:16).
O Espírito Santo habita no salvo para assinalar que o mesmo é de propriedade restrita e exclusiva. O homem possui um portal em seu sistema existencial, que permite a interferência e influência de um ser espiritual. Quer queira O homem ou não, Deus ou Satanás poderá influenciá-lo e dominá-lo, Mt 12.43-45.

TESTIFICANDO A ADOÇÃO DIVINA

“O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus.” (Romanos 8:16).
Ele confirma que somos filhos de Deus. Nossa filiação é assegurada e preservada por Ele.
O Espírito Santo sempre esteve relacionado com a instauração, manutenção e operação do reino de Deus na história. No A.T ele ungia e capacitava sacerdotes, profetas e juízes. Enquanto no N.T ele está umbilicalmente conectado a Igreja – a representante do reino de Deus. O êxito da igreja está vinculado ao Espírito Santo, pois é ele que nos ajuda e intercede por nós junto ao Pai, conforme Romanos 8.26 que diz: “E da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis”.
Agostinho de Hipona disse: “O Pai é apenas o Pai do Filho, e o Filho apenas o Filho do Pai; o Espírito, entretanto, é o Espírito tanto do Pai como do Filho, unindo-os em um vínculo de amor”.
Professor Hildomark Moreno, Bacharel em Teologia com ênfase em Hermenêutica Bíblica e Grego do Novo Testamento.
Se você gostou deste artigo, saiba que temos muito mais a oferecer em nosso curso de Teologia. Clique no link abaixo e veja o que preparamos para você!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

?????

Redes Sociail

..