FAÇA O SEU MELHOR
Eclesiastes: 11. 4 -6 Quem somente observa o vento nunca semeará, e o que olha para as nuvens nunca segará. Assim como tu não sabes qual o caminho do vento, nem como se formam o ossos no ventre da mulher grávida, assim também não sabes as obras de Deus, que faz todas as coisas. Semeia pela manhã a tua semente e à tarde não repouses a mão, porque não sabes qual prosperará; se esta, se aquela ou se ambas igualmente serão boas.
Um dia deste encontrei uma pessoa muito desanimada com o rumo que a sua vida estava tomando, ou seja, ela estava reclamando do fato de nada estar acontecendo com ela.
Indaguei se isto estava acontecendo em alguma área específica e, como resposta, ouvi que as coisas não fluíam, parecia que estava sempre faltando algo, as coisas não estavam indo de acordo com os seus desejos.
Depois de conversarmos, bastante, a respeito de diversos assuntos, concluímos que tudo estava assim, por um motivo, qual seja, por causa dela própria.
E por que chegamos a esta conclusão? Esta pessoa amiga estava esperando que as coisas acontecessem em sua vida. Estava completamente inerte, achando que, num determinado momento, as coisas se resolveriam.
Qualquer pessoa que haja desta forma pode dar, até, muita sorte e tudo chegar às suas mãos, porém, na vida real, podemos afirmar que as coisas não acontecem assim.
Nestes versículos escritos por Salomão podemos ver claramente isto.
“Quem somente observa o vento nunca semeará, e o que olha para as nuvens nunca segará.” Esta parte do texto nos fala de atitude. A Palavra está nos dizendo que se nós ficarmos esperando as coisas acontecerem, vamos continuar esperando. Aquela pessoa que não toma uma atitude em seu benefício, que fica somente esperando, que não planta, jamais colherá.
Devemos tomar a iniciativa e, aí, cada caso é um caso. De repente, para alguns é concluir aquele curso, para outros é trabalhar com mais disposição, ou seja, não existe uma regra fechada, porém para cada um de nós, existe um caminho a ser tomado para o nosso crescimento. O texto continua: “Assim como tu não sabes qual o caminho do vento, nem como se formam o ossos no ventre da mulher grávida, assim também não sabes as obras de Deus, que faz todas as coisas.” Como não sabemos o que nos está reservado, devemos estar dispostos a correr riscos, isto mesmo, não existe nenhuma garantia de que, aquilo que estamos fazendo, investindo, gastando o nosso tempo, nos dará a o retorno esperado.
Precisamos, sim, estar totalmente preparados para enfrentar as dificuldades que, com certeza, se colocarão à nossa frente, em nossa caminhada.
Um outro detalhe muito importante, é o de que juntamente com estas dificuldades, acontecerão, também, oportunidades, pois à medida que nos expomos, nos colocamos à disposição, enfrentamos os desafios, procuramos andar em frente, certamente coisas diferentes acontecerão em nossas vidas.
A última parte do texto diz: “Semeia pela manhã a tua semente e à tarde não repouses a mão, porque não sabes qual prosperará; se esta, se aquela ou se ambas igualmente serão boas.” Precisamos fazer a nossa parte sempre. O fato de a vida não nos oferecer nenhuma segurança, não significa que devamos ficar esperando as coisas acontecerem. Devemos, sim, ir buscá-las, de forma incansável, incessantemente.
Precisamos ter a ousadia de tomar as atitudes que entendamos serem àquelas que nos empurrarão para à frente, termos a coragem de correr determinados riscos que fazem parte do cotidiano desta vida e entender, de uma forma definitiva, que tudo isto precisa ser feito com entusiasmo, com garra e com vontade de vencer, pois não sabemos o que nos está reservado, porém precisamos ter a tranqüilidade, estarmos em paz com o nosso coração, de que estamos fazendo o nosso melhor, em tudo.
Pense nisso e deixe o seu comentário.
Nenhum comentário:
Postar um comentário