Humildade: Jesus Lava os pés de seus discípulos
João 13:1 Ora, antes da Festa da Páscoa, sabendo Jesus que era chegada a sua hora de passar deste mundo para o Pai, tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até ao fim.
João 13:2 Durante a ceia, tendo já o diabo posto no coração de Judas Iscariotes, filho de Simão, que traísse a Jesus,
João 13:3 sabendo este que o Pai tudo confiara às suas mãos, e que ele viera de Deus, e voltava para Deus,
João 13:4 levantou-se da ceia, tirou a vestimenta de cima e, tomando uma toalha, cingiu-se com ela.
João 13:5 Depois, deitou água na bacia e passou a lavar os pés aos discípulos e a enxugar-lhos com a toalha com que estava cingido.
João 13:6 Aproximou-se, pois, de Simão Pedro, e este lhe disse: Senhor, tu me lavas os pés a mim?
João 13:3 sabendo este que o Pai tudo confiara às suas mãos, e que ele viera de Deus, e voltava para Deus,
João 13:4 levantou-se da ceia, tirou a vestimenta de cima e, tomando uma toalha, cingiu-se com ela.
João 13:5 Depois, deitou água na bacia e passou a lavar os pés aos discípulos e a enxugar-lhos com a toalha com que estava cingido.
João 13:6 Aproximou-se, pois, de Simão Pedro, e este lhe disse: Senhor, tu me lavas os pés a mim?
João 13:7 Respondeu-lhe Jesus: O que eu faço não o sabes agora; compreendê-lo-ás depois.
João 13:8 Disse-lhe Pedro: Nunca me lavarás os pés. Respondeu-lhe Jesus: Se eu não te lavar, não tens parte comigo.
João 13:9 Então, Pedro lhe pediu: Senhor, não somente os pés, mas também as mãos e a cabeça.
João 13:10 Declarou-lhe Jesus: Quem já se banhou não necessita de lavar senão os pés; quanto ao mais, está todo limpo. Ora, vós estais limpos, mas não todos.
João 13:11 Pois ele sabia quem era o traidor. Foi por isso que disse: Nem todos estais limpos.
João 13:12 Depois de lhes ter lavado os pés, tomou as vestes e, voltando à mesa, perguntou-lhes: Compreendeis o que vos fiz?
João 13:13 Vós me chamais o Mestre e o Senhor e dizeis bem; porque eu o sou.
João 13:14 Ora, se eu, sendo o Senhor e o Mestre, vos lavei os pés, também vós deveis lavar os pés uns dos outros.
João 13:15 Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também.
João 13:16 Em verdade, em verdade vos digo que o servo não é maior do que seu senhor, nem o enviado, maior do que aquele que o enviou.
João 13:17 Ora, se sabeis estas coisas, bem-aventurados sois se as praticardes.
A lavagem de pés
Pergunta: Pode comentar sobre o ato de lavar os pés como um ato de louvor no culto da igreja?
Resposta: A lavagem de pés havia sido praticada por centenas de anos antes de Jesus lavar os pés dos discípulos em João 13. Essa prática aparece desde o tempo de Abraão. Então, Jesus simplesmente fez um ato de serviço para os discípulos como tinha sido praticado durante muito tempo. Na época da Bíblia, a maioria das pessoas viajava a pé. Calçavam sandálias ou andavam descalças. Água para lavar os pés cansados era uma necessidade por motivos de higiene e conforto. Normalmente, a pessoa que recebia visitas fornecia água para que os hóspedes pudessem lavar seus próprios pés (Gênesis 18:3-5; 19:2; 24:32; 43:24; Juízes 19:21; 2 Samuel 11:8; Lucas 7:44). A tarefa humilde de lavar os pés de outros eram um trabalho de servos (1 Samuel 25:41; Lucas 7:37-38).
Em João 13, Jesus lavou os pés porque estavam sujos. Eles já haviam se purificado; faltou somente lavar os pés (João 13:10; 11:55). Ele realizaria um ato de serviço necessário e, ao mesmo tempo, ensinaria uma lição importante sobre a humildade (Lucas 22:24-30). Jesus não mandou que eles lavassem os pés como um ato público de louvor. E sobre a lavagem de pés como serviço religioso na reunião pública da igreja? Não é difícil achar provas que a Ceia do Senhor, por exemplo, faz parte do louvor público, pois Paulo mostra que foi realizada quando eles se reuniam no mesmo lugar (1 Coríntios 11:20). Mas onde diz que os cristãos lavaram pés quando se reuniam na igreja?
A única vez que a lavagem de pés é mencionada no Novo Testamento, depois do estabelecimento da igreja, é em 1 Timóteo 5:10. As coisas citadas aqui são deveres de casa ou coisas praticadas nas reuniões públicas da igreja? Lavar os pés dos santos se encontra na mesma categoria de criar filhos, exercitar hospitalidade e socorrer aos atribulados. Paulo quer dizer que criar filhos é um serviço público a ser realizado na igreja? Quer dizer que a hospitalidade e o socorro aos afligidos devem ser praticados nas reuniões de adoração na igreja? Esses eram deveres para serem cumpridos em casa, e a lavagem de pés está na mesma categoria com eles. Concluímos que é um dever de casa, não um ato a ser realizado no culto público. Não há nenhuma passagem que diz que devamos praticar a lavagem de pés no culto público da igreja. Essas boas obras não são atos de louvor público a serem feitos na reunião pública. Entenda que Paulo fala sobre a lavagem de pés como uma boa obra semelhante à criação de filhos, a hospitalidade e o socrro aos afligidos.
Sim, devemos "lavar os pés um ao outro" como um ato de serviço, hospitalidade ou humildade se a circunstância exigir tal prática, mas não como ato de louvor público. Se você é orgulhoso demais para lavar os pés dos discípulos de Cristo, você é orgulhoso demais para ser um servo fiel de Cristo.
Compartilhe:
Nenhum comentário:
Postar um comentário