Quando a Vida se Quebra (Jr. 18:4)
“Como o vaso, que ele fazia de barro, quebrou-se na mão do oleiro, tornou a fazer dele outro vaso, conforme o que pareceu bem aos olhos do oleiro fazer.” (Yirmeyahu/Jeremias 18:4)
Muitas vezes oramos e buscamos de Yahuh renovação e restauração. Porém, é importante pensar: Se precisamos de renovação ou restauração, é sinal de que algo não está bom. No fundo, desejamos que o Eterno faça um ajuste sem dores, e conserte aquilo que está fora do lugar. Porém, nossa vida é como um vaso, que precisa ser quebrado para que seja refeito. Na passagem acima, o objetivo final de Yahuh não era o mal de Israel, mas sim a reconstrução. O processo, porém, seria doloroso. Ao quebrantar nossas vidas, o Eterno nos faz olhar para os cacos. É preciso reconhecer aquilo que já não tem mais serventia, encarar os erros e dificuldades de frente, e agir fazendo as mudanças necessárias (que dependem de nós), para que o vaso refeito não seja semelhante ao primeiro. A dor do quebrantamento não deve ser recebida como um abandono da parte de Yahuh. É justamente porque Ele nos ama e cuida de nós, que se importa em refazer nossas vidas. Mas, para que sejam refeitas, precisam primeiro ser quebradas. Mesmo quando está difícil de suportar, confie nEle, e permita-se fazer as mudanças que você sabe que são necessárias. Elas não serão para o mal, e sim para o bem.
Desce à casa do oleiro, e lá te farei ouvir as minhas palavras.
E desci à casa do oleiro, e eis que ele estava fazendo a sua obra sobre as rodas,Como o vaso, que ele fazia de barro, quebrou-se na mão do oleiro, tornou a fazer dele outro vaso, conforme o que pareceu bem aos olhos do oleiro fazer.
Então veio a mim a palavra do Senhor, dizendo:
Não poderei eu fazer de vós como fez este oleiro, ó casa de Israel? diz o Senhor. Eis que, como o barro na mão do oleiro, assim sois vós na minha mão, ó casa de Israel.
No momento em que falar contra uma nação, e contra um reino para arrancar, e para derrubar, e para destruir,
Se a tal nação, porém, contra a qual falar se converter da sua maldade, também eu me arrependerei do mal que pensava fazer-lhe.
No momento em que falar de uma nação e de um reino, para edificar e para plantar,
Se fizer o mal diante dos meus olhos, não dando ouvidos à minha voz, então me arrependerei do bem que tinha falado que lhe faria.
Ora, pois, fala agora aos homens de Judá, e aos moradores de Jerusalém, dizendo: Assim diz o Senhor: Eis que estou forjando mal contra vós; e projeto um plano contra vós; convertei-vos,
Jeremias 18:2-11
.
14 Porventura a neve do Líbano deixará a rocha do campo ou esgotar-se-ão as águas frias que correm de terras estranhas?
15 Contudo o meu povo se tem esquecido de mim,
.
Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais. Jeremias 29:11
Nenhum comentário:
Postar um comentário