O que não é o natal?
Postado em: Natal
As tradições culturais e religiosas marcam fortemente a vida dos indivíduos de uma sociedade. O natal é uma destas tradições. O natal, porém, ganhou com o passar dos tempos elementos que deturparam fortemente o seu real significado, marcando negativamente a vida de muitos. Nos próximos dois artigos veremos o que não é o natal e o que é o natal, para que possamos, quem sabe, resgatar dentro de nós e, consequentemente, em nossa sociedade a beleza e a profundidade que esta data tem e pode nos proporcionar.
Antes, gostaria de dizer que os elementos que citarei têm o seu papel em nossa cultura, e muitas destas coisas não representam algo ruim. O que é ruim é que elas ganharam status de ser o objetivo e o foco do natal. Elas tem o seu lugar dentro de nossa sociedade e cultura, mas devem ser vistam única e exclusivamente como são e nada mais.
O natal não é o Papai Noel. O “bom velhinho” é apenas um ícone de marketing que incentiva fortemente a compra e troca de presentes, ajudando a formar nas crianças o instinto consumista que manterá a roda do capitalismo girando. Muitos pais ainda deturpam na mente das crianças o real significado do natal, atribuindo um status de quase Deus ao Papai Noel. Isso não é natal.
O natal não são luzes. Apesar de serem belas e atraentes, e chamarem a nossa atenção, as luzes apenas despertam a beleza nos ambientes, ou são usadas também como mais uma estratégia de marketing das empresas para atrair clientes. Isso não é natal.
Natal não é presente. Os presentes, de certa forma, são o foco principal do natal em nossa época. Apesar de ser muito saudável o hábito de trocar presentes com quem amamos, dar presentes, de forma nenhuma pode ser indicado como sendo o natal. Isso não é natal.
Natal não é religião. O natal tem um forte apelo religioso para muitos. Rituais são realizados tradicionalmente, e muitos atribuem a estes rituais o verdadeiro sentido do natal. Rituais religiosos podem até em dado momento contribuir para apontar o real significado do natal, mas a religião não pode ser elevada ao status de ser o natal. Isso não é o natal.
Natal não é comida nem bebida. O que seria das festas “natalinas” sem comida e bebida? Muitos veem o natal como uma festa regada a muitas guloseimas e bebidas. O objetivo é se ajuntar para comer e beber e festejar o natal tão falado na mídia, e que consta como feriado no calendário. Sem as comidas o natal não é natal para grande parte das pessoas. Isso não é natal.
Dentre as várias coisas que temos hoje e que não são o natal, poderíamos citar ainda os passeios, as férias, os foguetórios, as peças teatrais, as árvores de natal, os enfeites…Nenhuma destas coisas podem ser apontadas como sendo o natal!
Mais Estudos Bíblicos (clique para ver):
*Porque Celebramos o Natal* *Não encontramos na Bíblia a menção do termo NATAL*, nem indicações de que os Cristãos primitivos celebravam o aniversário do nascimento de Jesus. Entretanto, quase que a totalidade do mundo Cristão comemora esta data no dia 25 de dezembro. Porque esta comemoração? É lícito celebrarmos uma festa que não é explicitamente citada na Bíblia? Retroagindo na história da Igreja, vamos encontrar Clemente de Alexandria, no 2º século depois de Cristo, citando as diversas opiniões que existiam na ocasião, sobre a data do nascimento de Jesus.... mais »
Solano Portela dezembro, 2006 Calvino Contra o Natal? Solano Portela dezembro, 2006 *Cristãos Contra o Natal! * Como bem observou o Augustus, em seu último post, o impossível está acontecendo: temos um movimento crescente de “Cristãos Contra o Natal”! A chamada “festa máxima da cristandade” está sob ataque cerrado de vários flancos e desta vez a luta é *interna*! *Multiplicam-se os textos e os posicionamentos não apenas contra as características eminentemente comerciais do feriado* (esse viés sempre foi um legítimo campo de batalha dos cristãos), mas somos alertados que... mais »
*Os Cristãos Devem Celebrar o Natal?* por *John MacArthur* *As Escrituras não ordenam especificamente que os crentes celebrem o Natal *— não há *“Dias Sagrados” *prescritos que a igreja deva celebrar. De fato, o Natal não era observado como uma festividade até muito após o período bíblico. Não foi antes de meados do século V que o Natal recebeu algum reconhecimento oficial. Nós cremos que o celebrar o Natal não é uma questão de certo ou errado, visto que Romanos 14:5-6 nos fornece a liberdade para decidir se observaremos ou não dias especiais: *Um faz diferença entre dia e dia, ... mais »
por Josaías C. Ribeiro Jr. *Discutindo o Natal (Novamente)* *Não sou completamente a favor da comemoração do Natal*, não porque necessite dessa festa para me lembrar da vinda de Cristo, mas porque nenhum argumento até hoje utilizado é “bíblico o suficiente” (como se existisse isso) para impedir a comemoração da festa. Antes de entrarmos nos assunto, notemos algumas peculiaridades da história do Natal, conforme os Evangelhos. Um detalhe que passa despercebido, depois de tanto ouvirmos a história, é a própria festa organizada por Deus, mesmo enquanto Maria e José ... mais »
Há três milagres no Natal: A encarnação do Verbo eterno! Deus se humanou, homem real! Mostrou amor profundo e terno. Ninguém O pôde receber, Pela cegueira natural; Só O recebe o humano ser Nascido de ato divinal. O mundo não viu em Jesus O Autor de toda a criação. Quem creu viu nele a plena Luz, Que é Vida e Paz e Salvação! ● Três milagres, pois, aí estão: Nasceu o Eterno lá em Belém; Só cremos por divina ação; E a glória vemos do Sumo Bem! ♣ Passagens: “No principio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus… e o Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e d... mais »
*Devemos comemorar o Natal?* Muito se tem falado contra o Natal. Os principais argumentos são (1) origens pagãs ou católicas, (2) a influência mercadológica nos dias de hoje e (3) uma suposta violação do princípio regulador do culto. Apesar de haverem pontos válidos, no *VE* não cremos que haja qualquer impedimento bíblico para os cristãos comemorarem o nascimento de Cristo – atenção, comemorar o nascimento de Cristo – em uma data qualquer (ou no dia 25 de Dezembro). Iremos abaixo apresentar resumidamente alguns argumentos e referências sobre o assunto. Em 2010 postamos um texto ... mais »
Está aberta a temporada de caça aos evangélicos que celebram o Natal *"Está aberta a temporada de caça aos evangélicos que celebram o Natal." * Foi exatamente isso que o meu amigo disse no Facebook. De fato é impressionante a quantidade de evangélicos que resolveram satanizar o Natal. Para essa gente comemorar o nascimento de Cristo é celebrar a existência do capeta. Pois é, ao pensar desta forma os fariseus da modernidade perdem uma excelente oportunidade de pregar Cristo. Há pouco soube de uma caso de um pastor que proibiu os membros de sua ... mais »
Por acaso o Natal é uma festa cristã? Por Renato Vargens *Como muitas vezes acontece, a Igreja Evangélica Brasileira* polemiza sobre assuntos dos mais diversos. Na verdade, têm sido assim no decorrer recente de sua história. ltimamente, têm-se falado demasiadamente sobre o natal, sua história e implicações. Como era de se esperar, opiniões diferentes surgiram quanto ao assunto. Existem aqueles que não vêem nenhum problema quanto à celebração da data, e outros que radicalizaram abdicando de toda e qualquer celebração relacionada ao tema em questão. Antes de qualquer coisa , ... mais »
QUAL O SIGNIFICADO DA PALAVRA NATAL?E QUAL A VERDADEIRA ORIGEM DESTA FESTA? *O SIGNIFICADO DA PALAVRA* *A palavra natal é de origem latina “nativitas”, que significa nascimento. O Natal é, portanto, a comemoração do nascimento de Cristo. O dia natalício de alguém é o seu dia de aniversário:* *“Festejando-se, porém, o dia natalício de Herodes, dançou a filha de Herodias diante dele, e agradou a Herodes” (Mt. 14:6).* *A ORIGEM DA FESTA* Embora haja quem diga que o Natal passou a existir por influência da festa judaica de Hanuká (Festa das Luzes), parece consensual a versão de... mais »
por G. I. Williamson *O Natal é Escriturístico?* Eu quero agradecer ao Comitê sobre Educação Cristã por permanecer fiel à tradição da Igreja Presbiteriana Ortodoxa de respeitar as opiniões da minoria que estão firmemente enraizados na história Presbiteriana e Reformada. Eu, portanto, alegremente aproveito-me do privilégio de me expressar sobre o assunto do Natal. É raramente entendido hoje que houve um tempo quando tais dias como Natal eram geralmente considerados como desprovidos de qualquer autorização das Escrituras. Mas, ouça a cuidadosa declaração de Idzerd Van Dellen e Ma... mais »
Jesus Cristo: O verdadeiro sentido do Natal Todos sabem que, no natal, comemora-se o nascimento de Jesus Cristo. Mas, quem é Jesus e para que ele nasceu? Na Bíblia estão as palavras do apostolo Paulo que disse*: "Jesus o Cristo veio ao mundo para salvar os pecadores, dos quais eu sou o principal." **(I Timoteo 1.15)* Que Jesus veio ao mundo, ninguém duvida. A própria historia geral cita esse fato. Alias, todos os outros fatos históricos ficaram divididos entre antes e depois de Cristo. Ele se tornou um ponto de referencia universal. Quanto a veracidade de sua existência, ex... mais »
Nenhum comentário:
Postar um comentário