.
O que é o natal?
Postado em: Natal
Caro leitor, continuaremos hoje a nossa série de dois artigos sobre o natal. No artigo anterior, vimos o que não é o natal. Foi descrito ali tudo aquilo que tem aparência de natal, ou que as pessoas tem apontado como sendo o natal, mas que, no entanto, não representam e apontam para a grandeza e a profundidade desta data.
Em resumo, o natal é a comemoração do nascimento de Jesus Cristo, porém, o natal não pode ser contido em um resumo, principalmente pela grandeza do seu motivador; antes, o natal deve ser visto em toda a profundidade que representa, coisa que não caberia em um simples resumo.
O natal é a comemoração do cumprimento das profecias a respeito do nascimento de alguém muito importante, de alguém que mudaria para sempre o mundo, Jesus Cristo: “Portanto, o Senhor mesmo vos dará um sinal: eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho e lhe chamará Emanuel. [que quer dizer: Deus conosco].” (Isaías 7. 14) e, “Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; o governo está sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz” (Isaías 9. 6)
O natal é a comemoração da “Boa Notícia” dada pelo anjo a alguns pastores de gado, que repercutiu no mundo inteiro e repercutirá em todas as épocas: “O anjo, porém, lhes disse: Não temais; eis aqui vos trago boa-nova de grande alegria, que o será para todo o povo: é que hoje vos nasceu, na cidade de Davi, o Salvador, que é Cristo, o Senhor.” (Lc 2. 10-11)
O natal é a comemoração do nascimento Daquele que trouxe a salvação ao mundo, que livrou aqueles que Nele creem da condenação eterna sem cobrar nada por isso, através da Sua graça: “Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” (Jo 3. 16)
O natal é a comemoração do nascimento da Luz que veio nos libertar das trevas e nos fazer enxergar novamente: “O povo que jazia em trevas viu grande luz, e aos que viviam na região e sombra da morte resplandeceu-lhes a luz.” (Mt 4. 16)
O natal é o nascimento da maior proximidade do homem com Deus. Jesus nos reconciliou com Deus através de toda a Sua Obra, que neste mundo começou no Seu nascimento: “Ora, tudo provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por meio de Cristo…” (2 Co 5. 18)
O natal é a comemoração do nascimento do Exemplo máximo de vida que agrada a Deus. Jesus não deixou nenhuma linha escrita, mas deixou escrito o seu exemplo inapagável que, ainda hoje, mexe com as pessoas, quebra paradigmas e transforma vidas. Ele foi abnegado, servo, humilde, amoroso, alguém que se entregou totalmente, misericordioso, justo, fiel, digno, santo…Jesus Cristo é o exemplo máximo de uma vida que agrada a Deus.
O natal são muito mais coisas a respeito de Jesus Cristo, que encheriam livros e mais livros. Creio que devêssemos cada um de nós, em particular, buscarmos na leitura da Bíblia a profundidade desta comemoração e do seu motivador. Com estas poucas linhas podemos ver que o natal é muito mais que Papai Noel, comidas e bebidas, árvores de natal, luzes, ritos religiosos, presentes, promoções, férias, fogos, enfeites, etc. O natal é Jesus Cristo e tudo que gira em torno da Sua presença e obra realizada neste mundo!
Comemore o natal neste 25 de Dezembro na beleza e na profundidade que ele merece. Continue comemorando-o no resto do ano, entregando sua vida a Jesus Cristo. Glorifique nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo sempre. Isso é o natal!
Natal - Os Cristãos Podem Celebrá-lo?
Mundo GospelemVida Cristã - Há uma hora
por Matthew J. Slick *Natal — Os Cristãos Podem Celebrá-lo?* Natal é a festa mais popular do ocidente. Tanto os religiosos quanto os seculares o celebram, mas por diferentes razões. Alguns vêem como a melhor época do ano para negócios devido à tradição da troca de presentes. Outros o consideram um tempo para celebrar o nascimento de Jesus. Para ambos é um feriado muito importante. A palavra inglesa “Christmas” (Natal em inglês) vem de duas palavras antigas: *Christes maesse*. Elas significam, “the Mass of Christ”. (A missa de Cristo). Vem da Missa Católica onde o sacerdote re-o... mais »
A Observância do Natal
Mundo GospelemVida Cristã - Há 3 horas
*A Observância do Natal* por Stephen D. Doe *Não há argumento contra se ter um calendário para a igreja* ou a observação de “dias sagrados” no Catolicismo Romano, na Ortodoxia Oriental ou no Protestantismo em geral. É somente no ramo Reformado do Protestantismo que a questão tem sido levantada [1]. Declarando de uma forma simples, a questão é esta: nossas igrejas devem (ou podem) fazer algo especial para recordar os eventos notáveis na vida de Jesus, quando a Igreja Cristã em geral, juntamente com nossa sociedade secular, comemora aqueles eventos? Por exemplo, um pastor de... mais »
Sem título
Mundo GospelemVida Cristã - Há 19 horas
"" SEMANA DO NATAL... "" “” A LONGA MARCHA PARA BELÉM “” No passado, quando eu tinha um programa de rádio, na época de Natal eu sempre adorava ler acerca do nascimento de Jesus no livro Lucas. É uma história poderosamente comovente, não importa de que modo nós a leiamos. Mas eu gostava de colocar ênfase adicional em palavras que eu penso os leitores cristãos mais negligenciam. Lucas 2:1-6 começa: [E aconteceu naqueles dias que saiu um decreto da parte de César Augusto, para que todo o mundo fosse taxado. (Essa primeira taxação foi feita sendo Quirino presidente da Síria.... mais »
ONDE NASCEU JESUS?
Mundo GospelemVida Cristã - Há 19 horas
*“” ONDE NASCEU JESUS? “”* (*"Disse-lhe Jesus:* *Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim." * *João 14.6)* É Natal... E Para Nós, Quando *"JESUS" *Nasceu? *01 -* *Se perguntássemos a MARIA de Magdala, ONDE E QUANDO NASCEU JESUS? *E Ela Nos Responderia: "JESUS NASCEU EM BETÃNIA. Foi certa vez, que a sua voz, tão cheia de pureza e santidade, despertou em mim a sensação de uma vida nova com a qual até então jamais sonhara." *02* - *Se perguntássemos ao povo o que eles SABEM SOBRE O NASCIMENTO de JESUS? *E Eles Nos Responderiam: "Ele NASCEU no dia ... mais »
Natal: Festa pagã ou cristã? 10 motivos para não comemorar o natal
Mundo GospelemVida Cristã - Há um dia
*Natal:**Festa pagã ou cristã? 10 motivos para não comemorar o natal* *A origem do Natal e o significado dos seus símbolos.* Não queremos negar que Jesus nasceu porém não foi nessa data e é necessário Retirar tudo que foi inserido por Roma, enquanto instituição religiosa, vivendo como cristão-cristão e não como cristão-pagão.Estes estudos causarão dois níveis de reação: resistência ou quebrantamento. A nossa oração é a mesma que a do Apóstolo Paulo para com os Efésios; que Deus “ilumine os olhos do vosso coração, para que saibais qual seja a esperança da sua vocação.” (Efésios 1:18)... mais »
Nenhum comentário:
Postar um comentário