xmlns:b='http://www.google.com/2005/gml/b'xmlns:data='http://www.google.com/2005/gml/data' xmlns:expr='http://www.google.com/2005/gml/expr'> Vida Cristã: 8 livros que todo cristão deveria ler

quarta-feira, 1 de março de 2017

8 livros que todo cristão deveria ler






























8 livros que todo cristão deveria ler

Como boa bibliófila, estou sempre lendo ou caçando algo para ler. Quando o Filippe me perguntou se eu gostaria de fazer uma lista com os livros que já li e que acho que todo cristão deveria ler, nem hesitei em aceitar. Então, segue uma lista, sem ordem de importância ou preferência, com algumas sugestões.

1. Uma vida voltada para Deus, por John Piper


1
Sou muito  fã do Piper e esse foi seu primeiro livro que chegou às minhas mãos. Eu gosto de livros de devocionais, mas esse tem algo a mais. Ele conta com 80 devocionais diários, que, além de oferecerem uma boa base para encarar o dia, são ricos em ensinamentos de doutrinas importantes sobre o evangelho. “Uma vida voltada para Deus” fez com que eu realmente me voltasse mais para Ele, à medida que me fazia conhecer ainda mais de Deus. E a escrita do Piper dispensa comentários…

Infelizmente, ele está indisponível para compra. Encontrei apenas duas unidades usadas para venda na Estante Virtual, porém pelo triplo do preço que normalmente é cobrado.

2. Cristianismo diabólico, por Segisfredo Wanderley

2
Este livro foi um achado (mas um achado MESMO). Eu o encontrei por R$ 2, escondido numa estante de uma livraria popular (projeto do governo), aqui no Rio. A capa logo me chamou a atenção e eu comprei.

O livro é uma coletânea de cartas que o autor escreve à sua filha, respondendo dúvidas bíblicas da mesma e mostrando como esse “cristianismo” pregado atualmente, em grande parte das igrejas, não tem nada de cristão. Uma crítica severa e bem embasada biblicamente, nos moldes de cartas bem paternais, que denuncia a farsa de um cristianismo “sem Cristo, sem cruz, sem santificação”.
Editora | Americanas | Amazon | Submarino | Saraiva | Estante Virtual

3. Heróis da Fé, por Orlando Boyer

3
O típico livro que te faz colocar a mão na consciência e pensar: “Meu Deus, eu sou um nada!”. Choque à parte, tenho plena convicção de que Deus levanta cada pessoa com um determinado propósito e que o nosso padrão de vida cristã não deve ser medido pela vida do outro, mas pela vida de Cristo.

“Heróis da Fé” conta a história de homens “dos quais o mundo não foi digno”; que fizeram a diferença por onde passaram e não abriram mão de Cristo, mesmo em casos extremos que os levariam ao martírio. Exemplos como Spurgeon, Lutero, Finney, entre muitos outros, nos mostram que mesmo que “o pior” aconteça, trabalhamos para um Deus que ama a Sua obra e cumpre seus projetos na vida de cada um.

4. Cristianismo Puro e Simples, por C. S. Lewis

4
Apesar de não partilhar da mesma linha teológica do Lewis, tenho que reconhecer que o cara é um excelente escritor (o estrondoso sucesso de “As Crônicas de Nárnia” está aí para provar). Em “Cristianismo Puro e Simples”, o autor realmente nos mostra que o cristianismo puro é bem simples, a gente é que tende a complicar.
É deste livro o famoso trecho: “Se eu encontro em mim desejos que nada nesse mundo pode satisfazer, eu só posso concluir que eu não fui feito para viver aqui”.
Li num dos meus períodos de conversão e foi uma leitura muito simples e ao mesmo tempo muito significativa.
Inclusive, fique ligado na página do blog, pois faremos um sorteio desse livro em breve!

5. Verdadeiro Evangelho, por Paul Washer

5
Um livro bem simples e de fácil leitura, que complementa, ou até mesmo resume, o “Cristianismo Puro e Simples”. Washer é bem claro e incisivo em suas explicações, o que facilita muito o aprendizado.
Qual é a mensagem? O que é o verdadeiro evangelho? Em apenas uma sentada, você consegue encontrar e entender as respostas.

Editora | Americanas | Amazon | Submarino | Saraiva | Estante Virtual

6. Nascido Escravo, Martinho Lutero

6
Ler um livro de um dos pais da Reforma foi muito gratificante para mim. E ler na forma de “troca de cartas”, entre ele e Erasmo (de Roterdã), foi ainda melhor.

Entende-se que trata-se de uma troca de cartas, porém o livro conta apenas com as respostas de Lutero ao seu amigo holandês. O reformador cita os argumentos de Erasmo (então simpatizante da Igreja Católica), para assim confrontá-los, com muito embasamento bíblico.
Uma aula de teologia que nos mostra que “ou somos escravos de Cristo, ou somos escravos do pecado”, não existe meio termo.
Editora | Americanas | Amazon | Submarino | Saraiva | Estante Virtual | Download legal

7. O peregrino, por John Bunyan

7
A maior obra cristã de ficção de todos os tempos não tem esse título à toa. Escrito no século XVII, por um cristão tão ávido por amar a Cristo, que foi preso por se recusar a deixar de pregar, “O peregrino” narra a epopeia da vida de Cristão, do momento de sua conversão à chegada à Nova Jerusalém.
Uma narrativa impecável, que mistura inúmeros elementos literários (a poesia é um deles) a uma sólida base bíblica, que serve de apoio para cada um daqueles que seguem rumo à eternidade com Cristo. A leitura é bem simples e as alegorias de Bunyan nos levam a uma perfeita imagem de todo o caminho dos personagens (há, ainda, uma versão ilustrada).
Esse livro merece um filme bem produzido. O longa já existente e é bem fiel, mas com um bom diretor e dispondo de bons efeitos especiais, se sagraria um filme primoroso.

8. Tradições cristãs, por Justo González

8
O autor define este livro como “uma nota de rodapé de ‘A História do Pensamento Cristão’”, sua obra magna. Se esta é só uma nota de rodapé, eu preciso do livro completo e logo.

Justo traz o surgimento e o desenvolvimento de três principais tradições cristãs. É uma obra fundamental para aqueles que gostam de entender como as coisas chegaram onde estão hoje. Para quem é apaixonado por história, é essencial tê-lo na estante.
A única coisa que me chateou muito ao ler esse livro foi descobrir como a igreja, como instituição, parece não se preocupar com o ensino da história eclesiástica. Se cada instituição se dispusesse a ceder um tempo para falar desse livro, muito mais pessoas seriam edificadas.

Considerações finais

Antes de terminar, deixo um conselho. Como vocês podem ver na biografia, sou professora, e, no Brasil, isso significa que, sim, não tenho dinheiro (rs). Todos os livros que leio, ou são comprados em promoção, ou são emprestados (ou então ganho de presente). Sério. Se vocês procurarem bem, conseguem bons preços. O livro mais caro (dos que comprei) nessa lista foi R$ 20. Se vocês não estão desesperados, façam a listinha e esperem a Black Friday, porque certamente encontrarão muito preço bom.
Bom, termino aqui, na esperança de encontrar mais livros que me edifiquem a ponto de querer (e dever) compartilhá-los em uma nova lista. E vocês, tem alguma sugestão?
Nota: a autora e demais membros do blog são contra a pirataria, entretanto, alguns dos livros da lista, por conta da idade, caíram em domínio público, não sendo mais objeto de direitos autorais, pelo que o seu download e reprodução são perfeitamente legais.
Foto: ” Thick encyclopedias with colorful hardcovers”, por Horia Varla

Nenhum comentário:

Postar um comentário

?????

Redes Sociail

..