xmlns:b='http://www.google.com/2005/gml/b'xmlns:data='http://www.google.com/2005/gml/data' xmlns:expr='http://www.google.com/2005/gml/expr'> Vida Cristã: OS FALSOS PROFETAS

sábado, 13 de maio de 2017

OS FALSOS PROFETAS




OS FALSOS PROFETAS

Assim diz o Senhor dos exércitos: Não deis ouvidos as palavras dos profetas, que vos profetizam a vós, ensinando-vos vaidades; falam da visão do seu coração, não da boca do Senhor. Dizem continuamente aos que desprezam a palavra do Senhor: Paz tereis; e a todo o que anda na teimosia do seu coração, dizem: Não virá mal sobre vós. Pois quem dentre eles esteve no concílio do Senhor, para que percebesse e ouvisse a sua palavra, ou quem esteve atento e escutou a sua palavra? Eis a tempestade do Senhor! A sua indignação, qual tempestade devastadora, já saiu; descarregar-se-á sobre a cabeça dos ímpios. Não retrocederá a ira do Senhor, até que ele tenha executado e cumprido os seus desígnios. Nos últimos dias entendereis isso claramente. Não mandei esses profetas, contudo eles foram correndo; não lhes falei a eles, todavia eles profetizaram. Mas se tivessem assistido ao meu concílio, então teriam feito o meu povo ouvir as minhas palavras, e o teriam desviado do seu mau caminho, e da maldade das suas ações.
Jeremias serviu como profeta em Judá de 627 a.C. até o exílio babilônico em 586 a.C.. O seu ministério foi de confronto com muitos israelitas que pecavam de forma contumaz contra Deus. Ele chegou até a questionar a sua forma de atuação, já que não conseguia fazer com que o povo se arrependesse, e, por diversas vezes, ele se sentia desanimado, pois não conseguia ver resultados em sua pregação.
O contexto da época era melancólico. As reformas efetuadas pelo rei Josias não tinham dado resultado, já que o arrependimento do povo não tinha sido sincero, razão pela qual continuava em suas práticas pecaminosas e todos os líderes haviam rejeitado à lei.
Dentre essas lideranças havia um segmento que mereceu toda a atenção de Jeremias, qual seja os líderes religiosos, já que talvez tenha sido o grupo que tenha dado mais trabalho ao profeta, na medida que,  à luz do caráter de Deus, essas pessoas se comportavam de maneira imoral e faziam o que era muito ruim.
Jeremias percebeu de pronto que esses sacerdotes estavam totalmente contaminados em sua essência e isto era péssimo, pois eram pessoas que deveriam ter um comportamento completamente diferente daquele que demonstravam, lidando com as coisas de Deus de uma forma totalmente inadequada. No reino do Norte profetizavam em favor de Baal, porém em Jerusalém a coisa conseguia ser pior, já que eles eram culpados de adultério, viviam uma vida completamente pautada pela falsidade além de ajudar os malfeitores.
Então, Jeremias vendo essas coisas confronta esses falsos profetas, pois, tendo em vista a posição que ocupavam, conseguiam trazer ao povo falsas doutrinas, falsas mensagens, ou seja, profetizavam a mentira no lugar da verdade que precisava ser dita.
E é sobre isso que gostaríamos de refletir nesse texto, sobre os falsos profetas, nos atendo ao contido nos versículos tema.
O primeiro problema que existia com esses homens era com a fonte de suas mensagens. As suas palavras tinham como nascedouro os seus próprios corações, ou seja, eles não tinham como fonte inspiradora o Senhor, tudo nascia dentro de seus corações  totalmente corrompidos pelo pecado.
Eles diziam que o povo teria paz, que a desgraça não cairia sobre eles,  o que era uma grande mentira, pois isso somente aconteceria se houvesse o arrependimento, o que não estava acontecendo, ou seja, eles diziam aquilo que todos queriam ouvir e que dava respaldo ao comportamento pecaminoso das pessoas.
Outro grande problema é que esses líderes religiosos nunca andaram nos conselhos do Senhor, na verdade nunca tinham ouvido as Suas palavras e, pior, em momento algum de suas vidas tinham tido qualquer atitude de obediência à mensagem de Deus, pois caso isso tivesse acontecido saberiam, e transmitiriam ao povo, que o momento não tinha nada de paz, pelo contrário, era de muita tempestade, de furor, de redemoinho, já que o povo continuava em manter o seu posicionamento e não estava disposto a se arrepender.
Um ponto muito importante é que aqueles homens não estavam comissionados por Deus para o exercício daqueles ministérios, eles não tinham sido enviados pelo Senhor, como Jeremias, diziam que estavam falando em nome de Deus, porém tudo não passava de uma grande mentira, já que se, realmente, fossem profetas enviados por Deus teriam conhecido os pensamentos secretos do Senhor e teriam condições de anunciar a verdade e, por conseqüência, teriam salvado aquelas pessoas dos dias de martírio que estavam por vir, ou seja, o povo foi completamente enganado por esses falsos profetas.   
O que estamos vendo nesse texto é que Deus guia o seu povo utilizando-se de seus servos, o grande problema é que muitas vezes não conseguimos discernir o real profeta de Deus do falso profeta, porém cabe uma observação de que, também, muitas vezes preferimos dar ouvidos àquilo que queremos, pois Deus nunca nos dará um conselho somente para nos agradar, Ele sempre nos conduzirá pelo caminho correto e, nem sempre, estamos dispostos a isso.
A tarefa do homem de Deus é trazer ao povo aquilo que Ele ordenar e não o que o seu coração está dizendo e a nossa é de procurar perceber isso. Sempre haverão maneiras falsas e verdadeiras de se trazer a Palavra de Deus, já que sempre existirão os falsos e verdadeiros profetas, então o que fazer? Como saber a diferença? As respostas a essas perguntas são: 
  • Buscando-se o conhecimento da Palavra de Deus;
  • Não nos deixar  levar por doutrinas mentirosas;
  • Tomar muito cuidado c/ a pregação de um evangelho somente de vitórias, de um evangelho fácil;
  • Ter o coração totalmente aberto para a correção, para a repreensão, quando Deus falar conosco, mesmo sendo aquilo que não queremos ouvir e não ficar achando que não foi conosco;
Finalizando gostaríamos de enfatizar que e o falso profeta só existe porque aquilo que ele diz encontra guarida nos corações das pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

?????

Redes Sociail

..