Quem é o Leviatã mencionado na Bíblia?
É um demônio?
É um demônio?
Postado, em O que significa isso?
Você pergunta: Um irmão em Cristo estava me contando esses dias que a Bíblia cita um ser chamado de leviatã e que esse ser provavelmente seria algum demônio muito poderoso que se opõe ao povo de Deus e é citado em Isaías 27:1. Poderia falar um pouco sobre isso. Quem era leviatã na Bíblia Sagrada?
Caro leitor, existem muitas lendas e informações que vão sendo construídas com o passar dos anos e que, muitas vezes, não representam a verdade dos fatos. Daí a necessidade de avaliarmos na fonte (na Bíblia) os detalhes sobre esse ser. Sobre esse leviatã é preciso avaliar com atenção o que a Bíblia diz sobre ele. Vamos lá?
Quem é leviatã na Bíblia?
(1) A primeira coisa a se esclarecer é que leviatã não é nenhum demônio. A Bíblia cita esse nome quando se refere a um tipo de animal. Vejamos: “Podes tu, com anzol, apanhar o crocodilo (leviatã) ou lhe travar a língua com uma corda?” (Jó 41:1 – acréscimo meu entre parênteses). Algumas traduções para o português traduzem a palavra hebraica “livyathan” como leviatã. Outras traduções traduzem por crocodilo, como visto ali em Jó 41:1; ou em outros textos é traduzido também por monstro marinho: “Amaldiçoem-na aqueles que sabem amaldiçoar o dia e sabem excitar o monstro marinho” (Jó 3:8). Isso já nos deixa bem claro que leviatã é um animal. Mas qual seria esse animal?
(2) Apesar dos tradutores usarem por vezes a palavra crocodilo e por vezes monstro marinho onde aparece a palavra hebraica para leviatã, as descrições que temos desse animal nos leva a crer que não se tratava de um crocodilo, mas de um animal aquático, talvez extinto, com características únicas, e que se parece muito com o que conhecemos hoje como algumas espécies de dinossauro (plesiosaurus, por exemplo):
a) Veja esta descrição que parece indicar que saia até fogo ou algo parecido da boca deste animal: “Cada um dos seus espirros faz resplandecer luz, e os seus olhos são como as pestanas da alva. Da sua boca saem tochas; faíscas de fogo saltam dela” (Jó 41:18).
b) Note como ele tinha uma pele altamente resistente: “Se o golpe de espada o alcança, de nada vale, nem de lança, de dardo ou de flecha” (Jó 41:26).
c) Era um animal extremamente forte, capaz de destruir coisas muito resistentes: “Para ele, o ferro é palha, e o cobre, pau podre” (Jó 41:27).
d) Em sua barriga existiam escamas com formas pontiagudas: “Debaixo do ventre, há escamas pontiagudas; arrasta-se sobre a lama, como um instrumento de debulhar” (Jó 41:30).
e) Era um animal muito grande e que sobrepujava aos outros animais e, evidentemente, que chamava muito a atenção quando era visto: “Ele olha com desprezo tudo o que é alto; é rei sobre todos os animais orgulhosos” (Jó 41:34).
Leviatã era usado também em sentido figurado?
(3) Leviatã também é usado por vezes de uma forma simbólica na Bíblia. Devido ao seu aspecto assustador mencionado e conhecido à época em que foram escritas as menções sobre ele, ele se torna uma figura usada em alguns textos para representar o maligno: “Naquele dia, o SENHOR castigará com a sua dura espada, grande e forte, o dragão (Leviatã), serpente veloz, e o dragão (Leviatã), serpente sinuosa, e matará o monstro que está no mar” (Isaías 27:1 – acréscimos meus entre parênteses). É daqui que muitos tiram a ideia de que leviatã seria um demônio ou o próprio diabo. Porém, o texto faz uso da palavra de uma forma figurada e não representando de forma pessoal o diabo ou algum demônio como se eles fossem esse ser.
(4) Temos ainda outro uso figurado da palavra leviatã para mostrar o poder de Deus sobre tudo e todos, demonstrando o grande poder do Senhor até mesmo sobre as criaturas mais temidas pelos homens naquela época: “Tu espedaçaste as cabeças do crocodilo (leviatã) e o deste por alimento às alimárias do deserto” (Salmos 74:14 – acréscimo meu entre parênteses). Observe no texto o plural “as cabeças”. Teria esse animal mais de uma cabeça? Realmente se tratava de um animal único que provavelmente não tenhamos mais hoje.
Nenhum comentário:
Postar um comentário