xmlns:b='http://www.google.com/2005/gml/b'xmlns:data='http://www.google.com/2005/gml/data' xmlns:expr='http://www.google.com/2005/gml/expr'> Vida Cristã: Técnicas de Pregação

domingo, 28 de maio de 2017

Técnicas de Pregação



A igreja do nosso Senhor Jesus é composta por vários ministérios. A Palavra de Deus diz que o Espírito Santo distribui dons espirituais a cada cristão para contribuir com o crescimento e edificação da Sua igreja; e é a partir dos membros com seus respectivos dons espirituais que os ministérios são formados (1 Coríntios 12.4-11). Entretanto, não poucas pessoas acreditam que os dons espirituais estão totalmente desvinculados aos talentos, mas não é bem assim. Apesar de serem duas coisas distintas, a Bíblia mostra que em muitos casos elas podem, e geralmente estão ligadas. Podemos explorar mais este assunto específico em outro texto. Mas, desta vez, quero falar sobre o principal ministério da igreja, a saber, a pregação do Evangelho.

A Bíblia está repleta de referencias que nos mostram a importância de se pregar a Palavra de Deus (2 Timóteo 4.2). O ministério da “pregação” é sim identificado pela Bíblia como sendo dom espiritual (Efésios 4.11), mas também é proposto por ela como um mandamento para todos os cristãos (Marcos 16.15); em especial, àqueles que se dedicam a aprofundar seus conhecimentos no estudo da Bíblia. Pois, geralmente se tornarão líderes, professores de escola dominial, professores de estudos bíblicos e até mesmo pastores.

Todavia, algumas questões sempre são levantadas: sendo a pregação parte de um dom espiritual, há necessidade em desenvolver uma técnica para se pregar a Palavra de Deus? Tendo em vista os diferentes modos de se transmitir os ensinamentos bíblicos, existe uma técnica melhor ou mais eficaz que a outra para o cumprimento desta tarefa? É possível que um não cristão seja tão habilidoso em sua técnica de pregação que consiga transmitir o conteúdo bíblico de forma mais clara que um cristão dedicado à oração, mas que não possui nenhum tipo de técnica para pregar?

Tenho conhecimento de que este assunto costuma gerar algumas polêmicas, e podemos até desenvolver mais estas ideias em outros textos, mas agora vou dizer que as três questões acima podem ser respondidas com um convicto “sim”. Obviamente, com isto não estou afirmando que esta é a regra absoluta, mas que estas possibilidades existem; e como bons estudantes de teologia não devemos ignorá-las.

Para melhor desenvolvermos nossa habilidade prática dentro deste ministério tão importante, que é o ministério de pregação da Palavra, vou compartilhar as três principais técnicas de pregação mais utilizadas na igreja hodierna ocidental. A princípio serão três textos (contando com este) sobre o assunto; cada texto com uma técnica de pregação. Além de explicar e exemplificar a técnica, eu comentarei as suas vantagens e desvantagens. Ao final do terceiro texto deixarei uma pequena bibliografia, caso você se interesse pelas técnicas de pregação e deseje se aprofundar mais em sua prática.

Pregação Tópica ou Temática

Talvez esta seja a técnica de pregação mais utilizada no Brasil e nos Estados Unidos. De forma bem simples, esta técnica consiste em escolher um tema específico e procurar exemplos bíblicos que sirvam de argumento e reforcem o tema escolhido. Vamos ao exemplo:

Uma igreja decidiu fazer uma conferencia sobre família e convidou determinado pregador. Este pregador, ao se informar sobre o tema da conferência, pensou que uma excelente ideia fosse pregar sobre a restauração da família, tendo em vista as dificuldades que a família tradicional cristã tem sofrido.

O tema já foi escolhido; agora, resta o texto bíblico que sustentará a sua pregação. Ao pesquisar sobre passagens bíblicas que abordem o assunto “família”, o pregador encontrou o Salmo 127, que diz em seu primeiro verso: “Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam”.

Perfeito! Agora que encontrou o texto básico da sua pregação sobre família, resta encontrar outros textos que sustentem a ideia que será transmitida. Neste caso, o pregador quer transmitir a ideia de que, para ser restaurada, uma família precisa buscar forças no Senhor, ao contrário disso, todo o trabalho será em vão. Então surge a seguinte pergunta: Como minha família pode ser restaurada no Senhor?

Em primeiro lugar: com sabedoria – “Com a sabedoria edifica-se a casa, e com inteligência ela se firma” (Provérbios 24.3). A Bíblia diz que o temor do Senhor é o principio da sabedoria (Salmos 11.10). Sendo assim, a família que teme ao Senhor tem a sabedoria verdadeira pela qual sua casa será edificada.

Em segundo lugar: com trabalho – “Do trabalho de tuas mãos comerás, feliz serás e tudo te irá bem” (Salmo 128.2). A Bíblia diz que em todo trabalho há proveito (Provérbios 14.23), e que se alguém não quiser trabalhar, que fique sem comer (2 Tessalonicenses 3.10). É a Palavra de Deus que orienta uma família a ser abençoada e ter seu sustento por meio do trabalho. Todos devem trabalhar.
Em terceiro lugar: com fé – “Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e tua casa” (Atos 16.31). A Bíblia diz que sem fé é impossível agradar a Deus (Hebreus 11.6), e que todas as coisas são possíveis aos que creem (Marcos 9.23). É necessário fé para que a verdadeira restauração da família aconteça, porque para Deus não haverá impossíveis em todas as suas promessas (Lucas 1.37).

Conclusão: podemos deixar as coisas como estão e vermos nossa família desmoronar, ou podemos tomar atitudes que nos conduzam à sua restauração. Busque a verdadeira sabedoria, trabalhe e tenha fé em Deus.

Compreendendo a técnica da pregação tópica/temática

 Você percebe como esta pregação foi construída? Antes de qualquer coisa buscou-se um tema específico. Em seguida, encontrou-se um texto bíblico que deu sustentação ao tema, e, por fim, diversos textos foram agregados como argumentos e exemplificações. Um esboço geral desta mensagem seria assim:

  1. Tema: Restaurando a família
  2. Texto base: Salmo 127.1
  3. Proposição: Como restaurar a família?
  4. Ponto 01: Com sabedoria (Provérbios 24.3)
  5. Ponto 02: Com trabalho (Salmo 128.2)
  6. Ponto 03: Com fé (Atos 16.31)
  7. Conclusão: É possível que a família seja restaurada, e é possível você fazer algo para isso. Busque sabedoria, trabalhe e tenha fé.

Como em toda técnica de pregação, existem vantagens e desvantagens na forma tópica/temática. Vamos às vantagens. Acredito que este método é bom para pessoas que estão começando sua prática de pregação, justamente por não exigir um conhecimento mais profundo na teologia, nem nas línguas originais do texto bíblico. Além disto, as mensagens temáticas são muito fáceis de encaixar em conferências e atividades especiais (como no nosso exemplo), que as igrejas sempre costumam promover.

Outra vantagem desta técnica pode ser vista quando aplicada a estudos bíblicos. Quase sempre os estudos bíblicos são temáticos. E quando buscamos em várias passagens bíblicas a compreensão de determinado assunto, invariavelmente temos uma visão mais ampla sobre aquilo que estamos aprendendo na Bíblia.

Mas também existem algumas desvantagens. A começar do mais óbvio, a Bíblia não foi escrita por temas nem por tópicos. Por mais que este tipo de mensagem consiga transmitir valores e princípios que realmente fazem parte das Escrituras, deixa a desejar em transmitir a real mensagem do texto escolhido. Isto acontece porque a preocupação inicial não estava em transmitir o sentido do texto, mas sim em encontrar um texto que transmitisse a mensagem do tema escolhido.

Será mesmo que o Salmo 127 está falando sobre como uma família pode ser restaurada? Será que todos os outros textos escolhidos como argumentos foram escritos para mostrar ao povo de Deus como uma família pode ser restaurada? Geralmente as pessoas não se questionam estas coisas, mas elas são essências. Existe um propósito pelo qual o Salmo 127 foi escrito. Esta mensagem, por mais edificante que possa ser, transmitiu à igreja o real propósito do Salmo 127?
            Num ranking de cinco estrelas, minha nota pessoal para este tipo de pregação, que se utiliza da técnica “tópica/temática” é 02. Continua...


- São Paulo - SP -

Nenhum comentário:

Postar um comentário

?????

Redes Sociail

..