xmlns:b='http://www.google.com/2005/gml/b'xmlns:data='http://www.google.com/2005/gml/data' xmlns:expr='http://www.google.com/2005/gml/expr'> Vida Cristã: fevereiro 2017

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

ANJOS





ANJOS
Infelizmente a história sobre os anjos é curta. Os gregos os chamavam de DAIMONES (gênio, anjo, ser sobrenatural). A palavra anjo vem do termo grego angelos que significa "Mensageiro". Os egípcios os explicaram amplamente e com detalhes, mas tudo foi perdido, queimado na época da ascensão do cristianismo primitivo do Ocidente. Hoje, o pouco que nos resta deriva dos estudos cabalísticos desenvolvidos pelos judeus, que foram os primeiro a acreditar nesta energia.

O mundo cabalístico é dividido em quatro hierarquias energéticas: emanação, criação, formação e ação.Emanação é o centro de todas as energias. Criação é o tempo e o espaço. Formação é o mundo das espécies, das coisas concretas que têm forma definida. Ação é a força pela qual cada individualidade criada, age e manifesta vida. A Formação é a categoria da qual o mundo angelical faz parte.

A palavra hebraica para anjo é Malakl, que significa "Mensageiro". As primeiras descrições sobre anjos apareceram no Antigo Testamento. A menção mais antiga de um anjo aparece em Ur, cidade do Oriente Médio, há mais de 4.000 a.C..
Em 787 d.C. definiu-se dogma somente em relação aos arcanjos: Miguel, Uriel, Gabriel e Rafael.

A auréola que circunda a cabeça dos anjos é de origem oriental. Nimbo (do latim nimbus), é o nome dado ao disco ou aura parcial que emana da cabeça das divindades. No Egito, a aura da cabeça foi atribuída ao deus solar Rá e mais tarde na Grécia ao deus Apolo. Na iconografia cristã, o nimbo ou diadema é um reflexo da glória celeste e sua origem ou lar, o céu. As asas e halos apareceram no século I. As asas representam a rapidez com que os anjos se locomovem.

Os escritos essênios, fraternidade da qual Jesus fazia parte, estão repletos de referências angelicais. No Novo Testamento, anjos apareceram nos momentos marcantes da vida de Jesus: nascimento, pregações, martírio e ressurreição. Depois da ascensão, Jesus foi colocado junto ao Anjo Metatron. Alguns estudos aceitam possibilidade dos três Reis Magos serem Anjos materializados. Melchior (Rei da Luz), Baltazar (Rei do Ouro, guardião do tesouro, do incenso e da paz profunda) e Gaspar (o etíope, que entregou a mirra contra a corrupção).

Maria ainda trazia Jesus no ventre, quando foi levada por José para o Egito. Jesus admirava a ciência deste país e isto talvez, aliado ao trabalho de carpinteiro, justifique o cristianismo primitivo, repleto de signos e parábolas. A tradição católica dividiu os anjos em três grandes hierarquias, subdivididas cada uma em três companhias:

Serafins, que personificam a caridade divina e a inteligência.
Querubins, que refletem a sabedoria divina, aliada ao temperamento jovial.
Tronos, que proclamam a grandeza divina através da música.
Dominações, que têm o governo geral do universo.
Potências, que protegem as leis do mundo físico e moral, além de preservar a procriação dos animais.
Virtudes, que promovem prodígios e os milagres da cura.
Principados, responsáveis pelos reinos, estados e países, preservando também a fauna e a flora, os cristais e as riquezas da terra.
Arcanjos, responsáveis pela transmissão de mensagens importantes e pela defesa dos países, pais ou da família.
Anjos, que cuidam da segurança dos indivíduos no corpo físico.

Cada uma das hierarquias angelicais
é regida por um príncipe e tem correspondência com uma letra do alfabeto hebraico:


Aleph, corresponde aos Serafins e o Príncipe é Metatron.
Beth, corresponde aos Querubins e o Príncipe é Raziel.
Ghimel, corresponde aos Tronos e o Príncipe é Tsaphkiel.
Daleth,corresponde às Dominações o Príncipe é Tsadkiel.
He, corresponde às potências e o Príncipe é Camael.
Vau, corresponde às Virtudes e o Príncipe é Raphael.
Zain, corresponde aos Principados e o Príncipe é Haniel.
Heth, corresponde aos Arcanjos e o Príncipe é Mikael.
Teth, corresponde aos Anjos e o Príncipe é Gabriel.



Porque as pessoas acreditam em anjos? Eles estão em todas as religiões, são seres iluminados e não levam em conta os registros de nossos atos negativos, portanto não perdoam, já que não cabe a eles julgar. Os anjos nunca nos abandonam, não têm necessidade de se refazer através do sono e não sofrem os efeitos do tempo.

O chamado do levita


O chamado do levita

Teu ministério fluirá, a unção descerá, a glória será derramada através dos teus joelhos!

Ou qual a mulher que, tendo dez dracmas, se perder uma dracma, não acende a candeia, e varre a casa, e busca com diligência até a achar? Lucas 15:8

Caros e bons leitores, o texto bíblico que acabamos de ler, compõe e refere-se a uma parábola usada por Jesus no intuito de demonstrar o zelo, o amor e a alegria que Deus tem pelo pecador, em especial ao pecador arrependido. No entanto, usarei esse verso 8, para contextualizar.

Quero trazer aos levitas uma breve mensagem expositiva e reflexiva É de se estranhar, a pessoa querer trazer uma palavra aos levitas da casa do Senhor, através da parábola da dracma perdida. Mas te peço, calma e não se espante. Acompanhe o estudo:

Mas afinal, o que é levita? O que representa esse termo?

“Levita” significa, descendente de Levi. Levi que era um dos 12 filhos de Jacó. destacados entre as 12 tribos de Israel pelos serviços no Tabernáculo. Alguns Levitas eram sacerdotes (família de Aarão) Cuidavam do tabernáculo e de seus utensílios, inclusive carregando tudo isso durante a viagem pelo deserto (Números capítulos 3, 4, 8, 18). No entanto, Davi foi quem atribuiu aos levitas a responsabilidade musical. I Crônicas (9:14-33; 23:1-32; 25:1-7).
Trazendo para os dias atuais  Esse termo se tornou popular devido a associação a todos os que desempenham funções com instrumentos musicais e canto. Tais como: Músicos, musicistas, compositores, sonoplastas, etc.

Dracma perdida  A dracma (Moeda grega de prata equivalente a um denário, ou seja, um dia de trabalho). Era um bem precioso para aquela mulher, como vimos, ela possuía 10 dracmas, no entanto, ao notar a perca de uma dracma, imediatamente aquela mulher inicia uma “força-tarefa” afim de recuperar a dracma que havia perdido, com essa colocação, é fácil observar que aquela mulher sabe o valor daquela dracma. Ei, deixo a seguinte pergunta a vocês caros leitores e levitas:
Vocês, sabem o valor do vosso dom? E/ou vocês possuem ciência da importância que ele tem?
Função do levita na igreja: O ensino apostólico, incentiva todos os cristãos a aprestarem culto ao Senhor, com salmos, hinos e cânticos espirituais, veja: Falando entre vós em salmos, e hinos, e cânticos espirituais; cantando e salmodiando ao Senhor no vosso coração. Efésios 5:19 A palavra de Cristo habite em vós abundantemente, em toda a sabedoria, ensinando-vos e admoestando-vos uns aos outros, com salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando ao Senhor com graça em vosso coração. Colossenses 3:16

Identificou vosso ministério nesses ensinamentos?

Eu não consigo pensar em um culto, uma oração seja na igreja em casa ou em qualquer lugar sem louvores. Vocês ministros de louvor, possuem a função crucial de conduzir toda a igreja ao um nível, um patamar elevado na adoração.(adoração não emocionalismo). Saiba, adoração se conquista com entrega, intimidade, aproximação ao trono de Deus. Agora, emocionalismo, basta algumas técnicas humanas, palavras devidamente escolhidas e ditas no momento oportuno. Quero conscientizá-los nobres levitas, sobre a importância dos vossos dons, saibam que eles são essenciais no cultuar ao Deus! Que mensagem confortável, doce, não é mesmo?

Então, agora entrar na mensagem. Pois a palavra de um profeta é reconhecida quando há exortação da parte de Deus, após a exortação há quebrantamento da parte de quem ouve e consolo por parte do Espirito Santo. Estejam atentos ao que vem a seguir:

Os sacerdotes levitas, toda a tribo de Levi, não terão parte nem herança com Israel; das ofertas queimadas do SENHOR e da sua herança comerão. Por isso não terão herança no meio de seus irmãos; o Senhor é a sua herança, como lhes tem dito. Deuteronômio 18:1-2

MINISTROS DE LOUVORES. Este ministério como todos os outros não é bem próprio, ou seja, não é para enriquecimento, nem fama e muito menos reconhecimento próprio. Que vocês possam estar vacinado, pois o mercado gospel é especulativo, as atividades deste mercado é muito prejudicial, pois dons são comercializados, pessoas se tornam celebridades com fã clube, é ai onde o ego super inflama. Que vocês não vendam vossos talentos, mas que possam granjear seus talentos como na parábola em Mateus 5:14-23 afim de que se aperfeiçoem, para que cantem, toquem muito mais lindo, com muito mais unção, com muito mais entrega do que já vemos aqui.  Que vocês não se contentem com o termo artista, pois artistas vocês não são! Deus não vos chamou para serem artistas, Ele vos chamou, vos capacitou e enviou para serem adoradores e ganhadores de almas e não de palmas.

Como exercer meu chamado com integridade e responsabilidade? Sabemos que na bíblia, os homens e as mulheres de Deus, venceram por persistirem na oração. A oração é a chave para um grande avivamento, para a vinda do socorro do Senhor. Alguém disse que muita oração representa receber muito poder, pouca oração representa receber pouco poder, e nenhuma oração representa nenhum poder.

De joelhos, crente vence lutas e provas e provações, renova suas forças, cria reservas e cresce, adorador cresce é de joelhos! O exercer ministerial de um levita, não é de qualquer jeito, não se chega diante da congregação de qualquer forma, ou canta qualquer coisa, pois, como aprenderam, é de vocês a responsabilidade de conduzir toda a congregação perante o Senhor através da nuvem de adoração.

Amados levitas, o ministério de vocês não inicia em um culto de domingo lotado de gente. Mas vosso ministério inicia em tua casa, no teu quarto, no pé da tua cama, sabe como? DE JOELHOS! Teu ministério fluirá, a unção descerá, a glória será derramada através dos teus joelhos!


A parábola da drácma perdida não dá abertura para referir a dons. A parábola da drácma perdida (Lc 15.8-10) está no contexto de outras parábolas, como a da ovelha perdida (Lc 15.3-7) e a do filho pródigo (Lc 15.11-32), as quais Jesus disse para confrontar os escribas e os fariseus que estavam murmurando por Jesus estar comendo com pecadores. E o propósito dessas três parábolas é de referir a sua missão que é de buscar o perdido, ou seja, se apresentar ao pecador como Deus para que creia nEle e se arrependa.

E é um erro ter conciência que levita é alguém da família de Levi e insistir em chamá-los de levitas.

Não é erro chamar ministros de louvores de Levitas, uma vez que, dentre outras funções, cujos quais os Levitas foram separados, retirando-lhes a herdade da terra como bem explanou o autor, cf. DT: 18:1-2, a música É uma dessas funções, no tabernáculo e depois no templo, os responsáveis em ministrar os louvores eram os levitas. Nem todo o levita era ministro de louvor, mas todo o ministro de louvor deveria ser da tribo de Levi. Números: 1:51-54 e os filhos de Asafe, Jedutum e Hemã: 1º Cr:25:1-31, Por fim a função dos Levitas era de trabalhar no templo, e dentre estes trabalhos está a música, porém haviam os escrivães, guardas, os que carregavam, limpavam etc, então a ministração de louvor está inseridas em funções de trabalho no templo.

 Paz seja convosco!
texto retirado da Gospel Prime.

O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento;
porque tu rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, Oséias 4.6 
“Se me amais, guardareis os meus mandamentos” (João 14.15).

* As opiniões expressas nos textos publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores e não refletem, necessariamente, a opinião do Gospel Prime. e Vida Cristã

As cartas de Paulo II (de Romanos à Filemon) -Más conversações, contendas e heresias

















 Esta é a segunda parte das cartas de Paulo onde será relatado sobre como proceder quando há contendas entre irmãos, bem como quando um irmão se desvia na fé. "E rogo, irmãos, que noteis os que promovem dissensões e escândalos contra a doutrina que aprendestes; desviai-vos deles." (Romanos 16.17)

Paulo exorta os irmãos da congregação a se desviarem, não terem contato com aqueles que, propositalmente, causam contendas, discussões contra o Evangelho, pois estes só querem glória para si, e não servem à Deus (Rm 16.18). É nesta situação que a tolerância não deve ser colocada na frente da razão. Denegrir, distorcer o Evangelho é uma afronta à Deus e não deve ser tolerado. Como João Calvino já dissera: "O cão late quando seu dono é atacado. Eu seria um covarde se visse a verdade ser atacada e continuasse em silêncio, sem dizer nada.". Tolerar que o Evangelho seja distorcido é ser um covarde.

"Rogo-vos, porém, irmãos, pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que digais todos uma mesma coisa e que não haja entre vós dissensões; antes, sejais unidos, em um mesmo sentido e em um mesmo parecer (I Co 1.10) A igreja de Corinto estava inquieta. Havia uma disputa interna entre os membros  da congregação, onde um queria se mostrar melhor que o outro por conta de quem os batizou e ensinou o Evangelho (I Co 1.11-15). Mas Paulo ensinou que não importava isso. Importa é que Deus dá o crescimento (I Co 3.1-9).
Crentes imaturos que estavam causando contendas na congregação. "Meninos em Cristo" que foram instruídos à crescerem.

"...aprendais a não ir além do que está escrito, não vos ensoberbecendo a favor de um contra o outro." (I Corintíos 4.6b) 
  
Os coríntios acreditavam que a sua sabedoria de palavras era de tal ordem que o reino de Deus já havia chegado e se esqueceram de Paulo, que sofria ainda pela pregação do Evangelho. Com relação a manter pecadores não arrependidos, e praticantes do pecado, na congregação. Paulo exortou "Não é boa a vossa jactância. Não sabeis que um pouco de fermento faz levedar toda a massa?'' (I Co 5.6). A laranja podre, apodrece todas as demais, essa é a verdade. Ao tolerar pecadores não arrependidos na congregação, dá-se vazão para que os símplices na fé tropecem.

"Mas, agora, escrevi que não os associeis com aquele que, dizendo-se irmão, for devasso ou avarento, ou idólatra, ou maldizente, ou beberrão, ou roubador; com o tal nem ainda comais."(I Coríntios 5.11)

Paulo novamente e sucinto e taxativo: não devemos nos misturar com os que se dizem cristãos, mas não agem como tal.

Nisso, não devemos colocar o "amar ao próximo e não julgar" se o próximo está causando danos à congregação e à sã doutrina. Estaremos exercitando amor ao próximo quando rechaçamos quem peca, deliberadamente e não se arrepende, da congregação (I Co 5.13) e mantemos a ordem, cuidando que os fracos na fé não resvalem os pés e passem a ser incrédulos. Lembrando que não se misturar com o falso cristão não significa alimentar sentimento de ódio eterno contra o mesmo. Afinal, ainda que se torne nosso inimigo, devemos amá-lo. Mas amá-lo não quer dizer tolerar seus erros, sendo que o mesmo não se arrepende. 

"E até importa que haja entre vós heresias, para os que são sinceros se manifestem entre vós." (I Coríntios 11.19)

Se manifestem e tomem uma decisão contra a propagação de heresias. "Guardai-vos dos cães, guardai-vos os maus obreiros, guardai-vos da circuncisão." (Fl 3.2) Os que defendem cegamente que não se deve julgar o irmão, podem ter sérios problemas com as declarações de Paulo acerca de não nos misturarmos com os falsos crentes e, ainda mais por ter que rechaçá-los da congregação se continuam no pecado. O amor à igreja e ao Evangelho de Cristo deve ser maior do que a ideia de "sentir empatia" por todos, independente se a pessoa está indo para o caminho errado. Aqueles que tem medo de exortar quem erra, peca contra Deus. Quem tem medo que a pessoa vá embora da congregação se for exortada, contribui para que a pessoa continue pecando e também ajuda a enfraquecer os neófitos.

"Tende cuidado para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo e não segundo Cristo." (Colossenses 2.8)



"Mandamo-vos, porém, irmãos, em nome de Nosso Senhor Jesus Cristo, que vos aparteis de todo irmão que andar desordenadamente e não segundo a tradição que de nós recebeu." (II Te 3.6) Manter a sua fé e a fé da congregação firme é primordial. A congregação não pode sofrer por conta de membros incautos e que querem minar a fé em Cristo.

"Mas, se alguém não obedecer a nossa palavra por esta carta, notai o tal e não vos mistureis com ele, para que se envergonhe. Todavia, não o tenhais como inimigo, mas admoestai-o como irmão." (II Te 3.14-15)Admoestar, exortar, corrigir, repreender, mas nunca deixar que o pouco fermento levede toda a massa.  Nas igrejas modernas, muitas veem tais membros como simples incrédulos que hora ou outra, por estarem frequentando a igreja ainda, vão retornar à fé, mas não os exortam. Aquele que age como um não convertido na igreja, mesmo já tendo professado ser cristão, deve ser exortado. "Como te roguei,, quando parti para a Macedônia, que ficasse e Éfeso, para advertires a alguns que não ensinem outra doutrina, nem se deem à fábulas ou a genealogias intermináveis, que mais produzem questões do que edificação de Deus, que consiste na fé; assim o faço agora." ( I Tm 1.3-4)


'Se alguém ensina alguma doutrina e se não confirma com as sãs palavras de Nosso Senhor Jesus Cristo e com a doutrina que é segundo a piedade, é soberbo e nada sabe, mas delira acerca de questões e contendas de palavras das quais nascem invejas, porfias, blasfêmias, ruins suspeitas, contendas de homens corruptos de entendimento e privados da verdade, cuidando que a piedade seja causa de ganho. Aparta-te dos tais." (I Timóteo 6.3-5)

"Mas evita falatórios profanos, porque produzirão maior impiedade." (II Tm 2.16) Afastar-se das más conversações que distorcem o Evangelho. Algumas pessoas dão ouvidos às más conversações sob o pretexto de "estarem aprendendo sobre o que o outro pensa, para poder refutá-lo", mas isso não é necessário se fazer. O conhecimento bíblico por si só já é suficiente para refutar uma falsa doutrina (II Tm 3.16-17). Além de que, ao fazer isso, corre-se o risco de perverter-se na fé.
"E rejeita as questões loucas e sem instrução, sabendo que produzem contendas." (II Tm 2.23).

"De sorte que, se alguém se purificar destas coisas, será vaso de honra, santificado e idôneo para uso do Senhor e preparado para toda boa obra. "(II Timóteo 2.21)

Texto: Jéssica Moraes  Material utilizado: Bíblia de Estudos defesa da Fé

Paz e gratidão




Palavras Que Transformam                                                                                                                                                         


Paz e gratidão   |  Pr. Marco ®


Colossenses 3:15 - E a paz de Deus, para a qual também fostes chamados em um corpo, domine em vossos corações; e sede agradecidos. 


Nossa egocêntrica natureza humana é a base da desarmonia que prevalece em nossa vida social. Comunidades saudáveis se alimentam da paz que Cristo produz em nós. Foi isso que Paulo nos revelou: “Que a paz que Cristo dá dirija vocês nas suas decisões, pois foi para esta paz que Deus os chamou, a fim de formarem um só corpo. E sejam agradecidos” (Colossenses 3:15).

Nosso ego é de um apetite insaciável. Aprendemos, desde cedo, que “o que é meu é meu... e que o que é teu deve ser meu também”. O egocentrismo nunca encontra paz ou tranquilidade com o que tem. Por isso, nosso egoísmo não encontra razões para ser agradecido. A ingratidão é a grande inimiga da falta de paz.


Quando, pela fé, eu decido abrir minha vida para o reinado da paz de Cristo, minha vida fica também aberta para a comunhão com os outros. E aí, nesta convivência da paz de Cristo, descubro quanto devemos ao amor Dele e ao amor dos que convivem comigo. Vivendo esta paz, aprendemos a agradecer e a compartilhar. A paz de Cristo: o segredo da nossa paz e de nossa gratidão.


Obrigado pelo compartilhamento por cada curtida cada visita.  São gestos que nos ajudam!
A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espirito Santo sejam com todos
Envie para um amigo                                                                                                                                                              
   Para enviar o texto para um(a) amigo(a), basta preencher corretamente o formulário abaixo e clicar em "Enviar". Ele(a) receberá por email uma mensagem dizendo que você indicou juntamente com o texto da Devocional.


Obrigado MESMO por curtir e compartilhar 
Assim a boa Nova vai cada vez mais longe.
Deus lhe abençoe


O que é contexto bíblico? Como entender a Bíblia lendo o contexto?

Mundo GospelemVida Cristã - Há 3 dias
Postado Marco Arrifano em #VocêPergunta *Você pergunta:* Ouço muita gente falar que não podemos ler a Bíblia sem considerarmos o contexto. Mas fico perdido com isso. Qual é o contexto de um texto bíblico? Até onde esse contexto vai para que eu consiga realmente compreender o que aquele texto bíblico realmente quer dizer? Me ajude a entender isso, pois isso tem me travado no meu estudo da Bíblia. Caro leitor, sua pergunta é bem interessante e gostaria de trabalhar um pouco esse tema agora para que você consiga compreender e melhorar seus estudos. [image: Como entender o contexto... mais »

Por que sou um continuísta

Mundo GospelemVida Cristã - Há 3 dias
*Este artigo faz parte dos artigos sobre cessacionismo e continuísmo. Confira: * *• **Por que sou um cessacionista**• Por que sou um continuísta* Então, porque sou um continuísta? As minhas razões são as seguintes. (Por favor note que eu escrevi vários artigos que fornecem uma evidência mais extensa para os pontos que apresento, mas devido às limitações de espaço, permita-me apenas mencioná-los. Todos esses artigos podem ser encontrados no meu site.) Deixe-me começar pela presença em todo o Novo Testamento (NT) de uma forma consistente, generalizada e completamente positiva de todo... mais »

Um presente para todos Livro Digital Completo:

Mundo GospelemVida Cristã - Há 3 dias
♥ Livro Digital Completo: Um presente para todos (Max Lucado) ------------------------------ Um presente para todos (Max Lucado) Deus tem um presente disponível para todos nós: Sua salvação e graça. Nesse livro, Max Lucado conta o plano de salvação que Deus elaborou para nós, nos fazendo sentir de perto a Sua graça e imenso amor por nossas vidas. … Continuar lendo → Download do ebook O livro digital (ebook) "Um presente para todos (Max Lucado)" não está disponível para download. *Atenção:* o Gospel+ não faz pirataria e a Editora desse livro ainda não liberou o ... mais »

Achamos o Messias

Mundo GospelemVida Cristã - Há 3 dias
*Palavras Que Transformam * Achamos o Messias | MAAS ® João 1:41 - Este achou primeiro a seu irmão Simão, e disse-lhe: Achamos o Messias (que, traduzido, é o Cristo). O encontro de André com Jesus foi muito profundo e transformador. Diz o Evangelho que: “A primeira coisa que André fez foi procurar o seu irmão Simão e dizer a ele – Achamos o Messias (Messias quer dizer Cristo)! (João 1:41). Quem aceita Jesus, de coração a... mais »

Quais as maneiras corretas de orar a Deus?

Mundo GospelemVida Cristã - Há 3 dias
Quais as maneiras corretas de orar a Deus? *Você Pergunta:** Faz três meses que sou convertida e tenho experimentado as bênçãos de Deus em minha vida. Eu tenho muita vontade de orar a Deus, de estar na presença Dele, se pudesse ficaria o dia inteiro louvando. Minha dúvida é a respeito de conversar com Deus. Eu gosto muito de falar com Deus quando estou no trânsito, na estrada, pois todos os dias viajo para ir trabalhar em outra cidade e sinto uma paz muito grande naquele momento entre Deus e eu. Será que é válido conversar com Deus assim, sem estar de joelhos na presença Dele?* ... mais »

?????

Redes Sociail

..