DORMIR BEM AJUDA NA DEPRESSÃO
O Sono ajuda o cérebro a rejuvenescer o corpo e tem demonstrado ajudar a manter o sistema imunológico do corpo forte, e também a ajudar a regular o humor e a reduzir o stress.
Como o sono é particularmente importante para a saúde do cérebro, estabelecer e manter bons hábitos para um sono reparador e eficaz é um componente-chave na gestão dos sintomas de depressão ou doença bipolar.
Às vezes todos temos problemas a adormecer, e em geral, a maioria de nós provavelmente precisará de mais e melhor sono do que estamos a receber.
No entanto, sono de boa qualidade pode ser a primeira coisa a ser comprometida quando estamos atarefados, com stress, ou quem sofre de depressão.
Diferentes pessoas precisam de quantidades diferentes de sono para funcionar de forma eficaz durante o dia.
Há três coisas que se deve ter em atenção quando se pensa em qualidade de sono:
1. O sono é um processo
A mente e o corpo avança através de várias fases distintas durante o sono. Em cada fase ocorrem diferentes processos fisiológicos, incluindo alterações do ritmo cardíaco, a atividade do cérebro, o gasto de energia, contração muscular e muito mais. O processo constrói e percorre a noite. Apesar de toda essa atividade ocorrer sem o seu conhecimento ou controlo, o seu papel é no entanto fundamental.
Você define um cenário para dormir bem, tornando o sono uma prioridade e dando a si mesmo permissão para dormir em vez de sacrificar o sono para outras atividades, e deixando de lado uma quantidade suficiente de tempo para dormir.
2. O sono é um ato de equilíbrio
Poucas horas de sono pode afetar a saúde física e mental, aumentando o risco de uma série de doenças e prejudicar o seu funcionamento diário. Você pode se surpreender ao saber que o excesso de sono pode ter um resultado semelhante. Dormir demais tem sido demonstrado que aumenta o risco de doenças cardiovasculares, diabetes, acidente vascular cerebral, obesidade e perturbações cognitivas.
3. O sono tem um impacto sobre a depressão
Há uma clara ligação entre o sono e a depressão também. 60-80% dos pacientes com depressão enfrenta distúrbios do sono de algum tipo. Problemas de sono persistentes podem aumentar significativamente o risco de uma recaída na depressão, e pode também atrasar a sua resposta ao tratamento.
Dormir melhor
Preparar-se para dormir requer muito mais do que por o despertador para tocar e apagar as luzes.
A partir do momento em que você se deita para dormir à noite para o momento em que acorda de manhã, as suas atividades estão impactando a qualidade do seu sono.
Observe as suas rotinas diárias, e pense sobre como você pode incorporar as seguintes sugestões para criar um melhor regime de higiene do sono.
Os seus hábitos e atividades diárias podem afetar a forma como você vai dormir à noite
Dormir bem começa muito antes de sua cabeça atingir o travesseiro.
Sugestões de como você pode modificar sua rotina diária para ajudá-lo a dormir melhor à noite:
- Saia de casa durante o dia. Passar um tempo na luz solar ajuda a estabilizar os ciclos de sono e vigília do seu corpo.
- Faça exercício durante o dia. (É melhor evitar exercícios ou outras atividades vigorosas quatro horas antes de deitar, tais atividades pode tornar mais difícil adormecer.)
- Mantenha um horário de refeição regular.
- Evite cestas durante o dia.
- Limite a ingestão de cafeína, incluindo café, chá, cola e chocolate.
- Não fume ou utilizar o tabaco, pois a nicotina é um estimulante que pode mantê-lo acordado.
Tenha uma rotina durante a noite ao deitar
Ter uma rotina de dormir à noite irá ajudar seu corpo a se acostumar a um horário para dormir. Você pode querer pedir a outras pessoas em sua casa para ajudar a estabelecer uma rotina de dormir regular.
Sugestões:
- Vá para a cama ao mesmo tempo cada noite e levantar-se, ao mesmo tempo todas as manhãs. Mantenha a mesma rotina, mesmo no fim-de-semana.
- Permita pelo menos uma hora para relaxar antes de dormir. Crie uma rotina pré-cama, relaxante, talvez ouvir música suave, ler um livro, beber uma chávena de chá sem cafeína ou leite morno, ou ter um lanche de carboidratos leve. Também é útil se a sua rotina pré-cama ocorre com pouca luz.
- Considere deixar de lado um “tempo de preocupação” um-para-duas horas antes de ir para a cama. Permita-se pensar sobre as coisas que podem ser relativas a você durante este tempo, possivelmente até mesmo escrevê-las. Isso irá ajudá-lo a definir essas preocupações de lado quando chega hora de dormir. Contendo as suas preocupações desta forma pode ajudá-lo a evitar ir sobre eles uma e outra vez ao tentar dormir.
- Tente usar técnicas de relaxamento pouco antes de deitar
- Evite atividades stressantes e energizantes à noite.
- Evite comer refeições pesadas ou picantes quatro a seis horas antes de deitar.
- Se você tende a acordar durante a noite para usar o banheiro, evitar beber líquidos após 18:00
- Não tome medicamento que possa mantê-lo acordado, ou fazer você se sentir híper-energizado, antes de dormir. (O seu médico pode dizer-lhe se a sua medicação pode ter esse efeito, e se você pode levá-lo no início do dia.)
- Não beba álcool antes de deitar. Embora o álcool é frequentemente associado com o relaxamento, ele pode realmente atrapalhar o seu sono, fazendo-o acordar mais frequentemente durante a noite.
É importante ter atenção ao seu local onde dorme
Onde você dorme pode afetar a forma como você dorme. Muito barulho, luz, ou atividade em seu quarto de dormir pode complicar as coisas.
Algumas dicas para a criação de uma área tranquila e confortável para dormir:
- Durma apenas no quarto, não em outros sítios da casa.
- Reserve o quarto apenas para dormir; Tire a televisão e outras atividades para outra sala.
- Evite ruído (tais como televisão, rádio ou computador) na hora de dormir.
- Mantenha o quarto a uma temperatura confortável (de preferência, um pouco frio), e bem ventilado.
- Durma em um colchão confortável.
- Mantenha o quarto mais escuro possível. Use cortinas para bloquear a luz.
- Se for necessária uma lâmpada para iluminar o caminho para uma sala ou casa de banho, considere uma lâmpada vermelha, o qual tem sido mostrado ser menos prejudicial para o sono.
- Considere o uso de uma máquina de “ruído branco” para bloquear o ruído que poderia despertá-lo.
- Se a luz e ruído continuam a incomodá-lo, use uma máscara de dormir e tampões.
Se você não consegue adormecer ou permanecer a dormir
Apesar de seus esforços para estabelecer uma rotina relaxante e criar um ambiente confortável para o sono, haverá momentos em que será difícil adormecer ou permanecer a dormir.
Algumas técnicas para tentar quando o sono é interrompido:
- Saia da cama, vá para outra sala e faça uma tranquila ou até mesmo uma atividade chata até que você começar a sentir muito sono, em seguida, volte para a cama
- Experimente uma técnica de relaxamento para atacar e reduzir as tensões, seja psicológica ou física que possa estar inibindo a sua capacidade de dormir bem. Um exemplo é o relaxamento muscular progressivo, que aborda a tensão muscular.
- Para aliviar a tensão psicológica, a meditação pode ser útil.
- Se os seus problemas de sono são persistentes ou são causados por dor física, se você costuma sentir-se ansioso, à noite, ou se você está tendo sonhos maus ou pesadelos, fale com o seu médico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário