É preciso crer no Senhor Jesus!
É preciso crer no Senhor Jesus! Isto é o que está escrito na Bíblia, em Romanos, em Coríntios, em Colossenses, em Efésios, em todas as cartas de Paulo ele abrange justamente esse tema, que a salvação é pelo Senhor Jesus Cristo, por ele você recebe vida eterna. E o que foi que o Senhor respondeu para este jovem? "Respondeu-lhe Jesus: Por que me perguntas acerca do que é bom? Bom só existe um. Se queres, porém, entrar na vida, guarda os mandamentos". E o jovem lhe perguntou quais mandamentos eram esses. E Jesus lhe respondeu: "Não matarás, não adulterarás, não furtarás, não dirás falso testemunho; honra a teu pai e a tua mãe e amarás o teu próximo como a ti mesmo". Ao ouvir isso o jovem replicou-lhe: "Tudo isso tenho observado; que me falta ainda?"
Por que o apóstolo Paulo falou que basta crer e o próprio Senhor Jesus, no evangelho de João, fala desse outro modo?
O evangelho de João relata as palavras do Senhor Jesus dizendo:
“As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem. Eu lhes dou a vida eterna; jamais perecerão, e ninguém as arrebatará da minha mão. Aquilo que meu Pai me deu é maior do que tudo; e da mão do Pai ninguém pode arrebatar" (João 10:27-29). Nos versículos anteriores podemos ver que ele ia dar a vida dele, porque ele é o bom pastor, ia dar a vida pelas ovelhas para que elas tivessem vida eterna. Será então que João ao escrever o evangelho ouviu uma coisa do Senhor e Mateus ouviu outra coisa? Lá o jovem perguntava o que tinha que fazer para ter a vida eterna e em Mateus diz “guarda os mandamentos, não matarás, não…”. Qual a diferença? Será que o Senhor Jesus está falando duas coisas? Uma para um e outra para outro?
Já foi dito que nos evangelhos o Senhor Jesus estava tratando com judeus, essa é a grande diferença entre o Velho Testamento e o Novo Testamento. Nos evangelhos é feita a divisão entre o Velho Testamento e o Novo Testamento, o Senhor Jesus veio para os que eram seus e os seus não o receberam. A vida eterna, que é citada no nosso capítulo de Mateus, não é a vida eterna que o apóstolo Paulo fala e que o Senhor Jesus também falou em João. No Velho Testamento, para os judeus, a promessa era que se alguém guardasse a lei viveria por ela, ou seja, ele seria abençoado aqui nesse mundo, teria propriedades, família grande, seria próspero e sabe o que ia acontecer? Ele não iria morrer. O jovem perguntou: o que eu devo fazer para ter a vida eterna? A vida eterna que ele cita aqui é a vida para sempre aqui, para não morrer. Então a resposta era que ele devia guardar a lei.
Se o Senhor Jesus, homem perfeito que era, não tivesse dado a vida dele para ser crucificado, se ele não tivesse ido para a cruz, ele estaria vivo até hoje, porque ele era judeu e guardado pela lei, a lei se cumpriu nele. Não somente ele cumpriu a lei, mas a lei se cumpriu nele. Ele era homem perfeito. Então é isso que ele está falando, que se o jovem guardasse os mandamentos ele não iria morrer. E o jovem sai triste porque o Senhor Jesus havia dito que ele devia vender tudo, dar aos pobres e seguir a ele porque ele era a vida eterna. Se o jovem tivesse dado ouvidos ao que o Senhor tinha falado para ele, ele cairia no assunto de João, o Senhor daria a ele uma vida muito mais que a vida eterna neste mundo, que seria a vida eterna com Deus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário