xmlns:b='http://www.google.com/2005/gml/b'xmlns:data='http://www.google.com/2005/gml/data' xmlns:expr='http://www.google.com/2005/gml/expr'> Vida Cristã: ÁLCOOL É UM DEPRESSOR?

domingo, 8 de novembro de 2015

ÁLCOOL É UM DEPRESSOR?

alcool-depressao2



ÁLCOOL É UM DEPRESSOR?



álcool é uma substância psicoativa que actua sobre o sistema nervoso central (CNS) para alterar o humor e perceção. Saiba mais sobre os seus efeitos no cérebro neste artigo.
O álcool é um composto de hidroxilo, onde o grupo funcional hidroxilo permanece ligado a um átomo de carbono.
As bebidas alcoólicas contêm etanol ou álcool etílico. Estas bebidas são, basicamente, um produto de fermentação de frutas, vegetais, ou de certos cereais, como cevada, arroz, milho, centeio, etc
A fermentação é o processo em que bactérias ou leveduras é usada para converter os açúcares encontrados nesses alimentos para álcool.
Hoje, o álcool é uma das bebidas mais populares e também uma droga psicoativa que produz um efeito depressivo sobre o cérebro ou sistema nervoso central. É por isso que ela é classificada como um depressor do sistema nervoso central.
Vamos descobrir mais sobre depressivos e o que faz um depressor do álcool, juntamente com os efeitos do álcool sobre o cérebro humano e do corpo.

O que é um depressor?

Um depressor é uma droga psicoativa que pode afetar o humor e perceção, por ação sobre o sistema nervoso central (SNC).
É uma substância que retarda ou inibe as funções do sistema nervoso central, o qual por sua vez, relaxa o corpo e mente. Em outras palavras, depressores são drogas que produzem um efeito depressivo sobre o sistema nervoso central, e que isso seja por inibição da capacidade do cérebro para produzir produtos químicos que estimulam ou imitando os produtos químicos que produzem um efeito sedativo.
Depressores são utilizados em várias situações médicas, incluindo a ansiedade, epilepsia, e perturbações do sono. Mas, muitas vezes, essas substâncias são abusadas por seu efeito inebriante por um grande número de pessoas em todo o mundo.

Porque é que o álcool é um depressor?

O álcool é considerado um depressor porque diminui a atividade do sistema nervoso central. Ele altera a perceção através do bloqueio da transmissão de mensagens dos receptores nervosos para o cérebro.
Isso pode afetar as habilidades cognitivas, avaliação, movimento e sentidos de um indivíduo. O álcool também pode afetar a química do cérebro, principalmente alterando os níveis de “excitação’ e neurotransmissores inibitórios.
Os neurotransmissores são os produtos químicos que transmitem os impulsos nervosos entre o cérebro e o resto do corpo.

Como o álcool afeta o cérebro


cerveja-alegre-tristeComo já foi mencionado, o álcool atua sobre o cérebro ou o sistema nervoso central através da alteração dos níveis de neurotransmissores. Tem sido observado que doses baixas a moderadas pode ativar os receptores de ácido gama-aminobutírico, que por sua vez pode retardar a transmissão de mensagens entre o cérebro e o resto do corpo.
Isso pode se manifestar em sedação, relaxamento e alívio da ansiedade, e baixa inibição social. Além de ativar os receptores GABA inibitórios, o álcool suprime a atividade de neurotransmissores excitatórios, como o glutamato.

O glutamato é o principal responsável pelo aumento da atividade do cérebro. Então, quando o álcool suprime a liberação deste neurotransmissor, as atividades do cérebro abrandam.
Os efeitos combinados de um aumento de neurotransmissores inibitórios, e uma redução de neurotransmissores excitatórios, eventualmente, alteram o humor, perceção, equilíbrio, coordenação, reflexos, visão e fala de um indivíduo.

Efeitos do abuso de álcool

Em quantidades muito pequenas, o álcool pode reduzir a ansiedade e fazer você se sentir mais relaxado. Mas, o uso excessivo de álcool produz um estado de intoxicação, que pode se manifestar em fala arrastada, perda de equilíbrio e coordenação, confusão, desorientação, visão turva, e diminuiu do tempo de reação ou reflexos lentos. Todos estes se assemelham aos efeitos de outros depressores como barbitúricos, tranquilizantes, e benzodiazepínicos.
Como depressivos, o abuso de álcool a longo prazo pode causar dependência ou alcoolismo, e afeta os órgãos vitais como fígado, rim e coração, além de criar problemas de relacionamento. O alcoolismo está associado a muitos distúrbios psiquiátricos, tais como a depressão, ansiedade e perturbações da personalidade.
Envenenamento por álcool, pode ter lugar, se um indivíduo consome uma grande quantidade de álcool num curto espaço de tempo. Ele pode causar vómitos, respiração lenta e irregular, perda de consciência, baixa de açúcar no sangue, e, por vezes, convulsões e morte. A cessação repentina do consumo de álcool após a sua utilização prolongada é suscetível de causar sintomas de abstinência, como tremores, problemas de sono, ansiedade e convulsões.
Para resumir, o álcool é um depressor do sistema nervoso central, que pode causar sérios problemas de saúde se abusado por um longo tempo. Como os efeitos do álcool e outros depressores como tranquilizantes e benzodiazepinas são os mesmos, ingerir simultaneamente pode causar depressão respiratória (hipoventilação) e reduzir o ritmo cardíaco para um nível perigoso.



Leia mais:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

?????

Redes Sociail

..