xmlns:b='http://www.google.com/2005/gml/b'xmlns:data='http://www.google.com/2005/gml/data' xmlns:expr='http://www.google.com/2005/gml/expr'> Vida Cristã: O ATUAL ESTADO DOS MORTOS: ONDE ESTÃO NESTE MOMENTO OS QUE MORRERAM?

sábado, 21 de novembro de 2015

O ATUAL ESTADO DOS MORTOS: ONDE ESTÃO NESTE MOMENTO OS QUE MORRERAM?




























O ATUAL ESTADO DOS MORTOS:

ONDE ESTÃO NESTE MOMENTO OS QUE MORRERAM?



Muitas dúvidas rodeiam o pensamento sobre para onde vai uma pessoa logo assim que deixa de existir nesta terra, propomos aqui de forma sucinta expor biblicamente o que acontece com a alma no intervalo entre a morte até o dia da ressurreição do corpo, tradicionalmente se conhece este intervalo como estado intermediário da alma.



Faz-se necessário dividirmos esta exposição em duas partes, a primeira é sobre aqueles que foram alcançados pela graça e receberam redenção e a segunda, sobre aqueles que não confessaram o nome de Cristo.

O ESTADO DA ALMA DO CRISTÃO LOGO APÓS QUE MORRE

“E disse-lhe Jesus: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no Paraíso.”Lc 23:43

“Mas temos confiança e desejamos antes deixar este corpo, para habitar com o Senhor.” 2Co 5:8

“Mas de ambos os lados estou em aperto, tendo desejo de partir, e estar com Cristo, porque isto é ainda muito melhor.”   Fp 1:23

Destacamos este três versos que analisados dentro de seus devidos contextos, expõe de forma clara que assim que morre, o cristão vai para a presença de Jesus.

Na cruz Cristo foi direto e claro com aquele homem, era uma questão de mais alguns poucos instantes ainda de angustias naquela cruz, para então estarem juntos no céu. Ainda que no processo do tempo histórico Jesus tenha ressuscita no terceiro dia após sua morte, e tendo ascendido aos céus 40 dia depois, a incompreensão de onde esteve Jesus entre sua morte e ressurreição não permite afirmar que o que Jesus disse aquele homem não era literal. Voltemos ao tema proposto.

O apóstolo Paulo evidencia esta presença imediata com Jesus logo após a morte quando deseja ardentemente o momento em que estaria face a face com Ele. Cessando a existência aqui, não há tempo de espera para estar com Cristo, imagina se Paulo estaria até hoje esperando este momento, evidente que não.  Todo aquele que confessa Jesus Cristo, logo após sua morte estará face a face com Jesus.

É preciso entender que falamos aqui de um estado intermediário, entre o momento da morte até a glorificação do corpo onde o cristão estará no céu, mas este ainda não é o estado final, o salvo estará em espírito, consciente, desfrutando já da presença de Cristo, aguardando o dia em que Jesus ressuscitará dentre os mortos os corpos de todos os cristãos e serão reunidos novamente a alma sendo estes corpos glorificados, assim dado início ao estado eterno. (Leia 1 Co. 15.1-58 que é a base bíblica para o que foi dito aqui. Leia também Rm. 8.23-30)

Sugerimos a leitura de Apocalipse 21.1-7 como referência do que será exposto agora.

Temos o relatado sobre um novo céu e uma nova terra, se vê a nova Jerusalém que desce, perceba que ela desce e se faz então o tabernáculo de Deus com os homens. Frisamos esta passagem para que se possa refletir sobre o fato do cristão passar um tempo no céu, que seria o estado intermediário, mas quando tudo for restaurado, os salvos viveriam na nova terra onde Deus vem habitar com eles, os novos céu e a terra não estariam geograficamente separados. Não nos estenderemos nesta questão, pois vai além do que propomos tratar aqui, mas vale a reflexão. O cristão estará eternamente com Cristo e isto é real, uma verdade inquestionável, seja nos céus ou na nova terra.

O ESTADO DA ALMA DAQUELES QUE “NÃO CONFESSARAM A CRISTO” LOGO APÓS A MORTE

“Assim, sabe o Senhor livrar da tentação os piedosos, e reservar os injustos para o dia do juízo, para serem castigados.” 2Pe 2:9

“E, como aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo depois disso o juízo.”Hb 9:27

Muito pouco a bíblia apresenta sobre o que acontece logo após a morte do não cristão, nos versos citados acima, podemos entender que Deus esta reservando os injustos para o dia do juízo, onde fica este lugar ou se realmente se trata de um espaço geográfico ou apenas um estado da alma não é possível afirmar, mas é impossível negar que logo após sua morte, o não cristão recebe seu juízo como nos fala o verso de Hebreus citado acima. Aqui não se fala do juízo final, mas relata o julgamento imediato logo após a morte que desde já define para onde vai a alma desta pessoa.

Pode-se entender que aquele que morre sem confessar Cristo imediatamente já participa da condenação, vivendo está realidade no período entre sua morte e ressurreição do corpo para julgamento, eles estão aguardando o juízo que condena o não cristão a segunda morte. Destacamos aqui que em momento nenhum se fala de inconsciência ou a aniquilação destas pessoas, isto fica mais claro fazendo a leitura das seguintes referências: Mt. 25.30-46; 2 Co.5.10; Jo. 5.28-29; At. 24.15; Ap. 20.12-15.

Chegamos ao final desta breve reflexão considerando falsas algumas doutrinas, tais como O Sono da Alma, Purgatório, Aniquilamento e universalismo, após a morte, vive-se um estado consciente seja com Cristo aguardando a glorificação ou já na ausência de Cristo aguardando a condenação para segunda morte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

?????

Redes Sociail

..