Se você experienciou alguns acontecimentos da sua vida que deixaram marcas profundas, que têm vindo a atrapalhá-lo e a inundá-lo recorrentemente com memórias de acontecimentos que considera traumáticas, angustiantes ou dolorosas, isso pode ser penoso. Pode conduzi-lo à construção de uma imagem negativa de você mesmo, e com isso viver à sombra do passado, preso a ele, reduzido a ele. Para aqueles que viveram acontecimentos dolorosos, erguer-se acima disso é um desafio de vida.
Mas, a adversidade de vida do passado ou a perda de alegria que pontualmente vamos relembrando, não são necessariamente causas inevitáveis de amargura e sofrimento. É possível erguer-se acima do passado, ultrapassá-lo e aprender a viver o presente e a promover o futuro. Tentativas de negar, apagar ou escapar das falhas do passado levam-nos a reconhecer que toda a experiência passada pode estar a prejudicar a vida no presente.
Sobreviver à desgraça ou a maus-tratos, aprender com os erros, e incorporar o bem que já tivemos, são oportunidades para crescer para além do nosso passado, mantendo o fio condutor que constitui o indivíduo único que somos. Em psicologia, este processo chama-se de Crescimento Pós-traumático. Ao conseguirmos fazer o exercício mental de percebermos que nós não somos apenas aquilo que nos aconteceu nas experiências passadas, que nós não somos os nossos traumas, erros, mágoas, angústias, tornamo-nos mais do que a soma dos nossos acontecimento passados.
Você gostaria de libertar-se das mágoas do passado?
Hoje vou abordar a forma como você irá conseguir libertar-se do seu passado castrador, isto se for o seu caso!
As mágoas do passado e as injustiças antigas prendem-nos os nossos sonhos, impedindo-nos de nos movermos para a frente, roubando-nos alegria e as experiências de vida significativas. Mas existe forma de você deixar tudo isso para trás. Existe forma de deixar ir o passado e caminhar LIVRE de amarras.
Vejamos com mais atenção. As sombras que podem estar nublando o seu futuro, são as sombras da dor do seu passado, o pai que não estava lá, o ex-parceiro que traiu, o chefe que humilhou você. Ou talvez você esteja preso no lugar por um acontecimento infeliz em resultado das suas próprias escolhas.
O nosso coração facilmente fica preso na escuridão das más recordações. Elas são areia movediça emocional e exercem um forte puxão para baixo sobre a sua mente. Às vezes o passado aprisiona-nos através da desordem mental, sabotando as nossas oportunidades de sermos felizes.
O passado passa a ter o comando da mente, repassando obsessivamente as perdas do passado, as injustiças, as culpas persistentes sobre o irmão que você atormentou ou um amigo que você deixou para baixo. Talvez o passado faça reviver o litígio de um casamento, embora o divórcio já tenha sido à uma década, ou a raiva contra o pai que menosprezou você, ou porque você foi prejudicado pela mentira de outra pessoa.
O forte desejo de corrigir erros que nunca podem ser apagado, fazem com que se revisite o passado uma e outra vez, trazendo-o para o presente e atormentado a vida maravilhosa que se poderia ter.
Mas está na hora de tudo isso ficar para trás! Para tentar superar o passado a pessoa passa o seu tempo a olhar para trás. Mas há um ponto em que essa análise do passado torna-se como uma chiclete em seu sapato psicológico. Impedindo o movimento para a frente, e, como a chiclete não desaparece por conta própria, você PRECISA FAZER alguma coisa para a tirar do seu sapato.
O poder de superar o passado não reside apenas na interpretação da natureza dos próprios eventos. Eles contam muito, com certeza. Mas conta igualmente os passos para a frente que uma pessoa está disposta a dar, e quanto esforço ele ou ela está disposto a gastar para cortar alguns espinhos emocionais, ou empurrar algumas pedras para fora do seu caminho.
Libertar-se do passado envolve ter de lembrar-se da dor antiga, mas reconsiderando-a de uma perspectiva diferente, mais compreensiva. AVANÇAR livre de amarras pode significar a reconfiguração de um relacionamento, de modo que você é menos emocional, e mais realista.
Mas isso raramente significa cortar esses laços. Pense em alteração, não em amputação. Libertar-se exige ser verdadeiro com você mesmo sobre como você se sente, ainda que esteja irritado, triste ou ansioso, mesmo que você gostasse de não estar, mas estendendo-se à possibilidade de que um dia você irá sentir-se melhor.
Um ato de abertura e aprendizagem Estar preso no passado tem a ver com as coisas que fazemos, bem como com as coisas que pensamos que nos seguram involuntariamente em um lugar doloroso. Indiscutivelmente, é fácil de mudar comportamentos, isto é, uma vez que você pare de repeti-los.
SUPERAR o passado só é possível através do desapego psicológico, de reavaliar a experiência e abandonar velhas perspectivas, de descartar crenças "queridas" mas equivocadas (muitas vezes sobre o que é preciso para ser feliz), e delicadamente, recalibrar profundamente os pensamentos e sentimentos.
APRENDER a DEixar o passado no passado:
- Libertar-se das angústias do passado
- Desenvolver técnicas de redirecionamento da atenção
- Pensar de forma construtiva perante a dor emocional
- Gerir melhor as emoções dolorosas e implementar emoções construtivas
- Superar obstáculos à apreciação do presente
- Estruturar e promover objetivos de vida
- Desenvolver uma atitude positiva, animadora e entusiasta
- Construir crenças de superação
- Saber posicionar-se na vida para vencer e atingir os objetivos a que se propõe
- Interpretar adequadamente o medo e gerir a ansiedade
- Reconhecer erros e fracassos sem inibição
- Contestar os pensamentos negativos
- Encarar o futuro com otimismo
Se pretende ultrapassar as angústias do seu passado, alguma situação traumática ou situação que possa estar a paralisar a sua vida e a impedir que alcance os seus objetivos de vida
SUPERAR O PASSADO E PROMOVER O FUTURO
Esta palestra foi construída com o objetivo de você ficar munido com estratégias que permitirão curar as feridas emocionais relacionadas com o seu passado. Você Irá perceber ensinamentos de como dar um novo significado aos acontecimentos passados e como gerir as emoções negativas que o atormentam no presente. eliminar o autofoco, aumentar o autocontrole e restaurar a capacidade para saborear momentos de prazer e satisfação. Você sabia que há algumas técnicas de respiração e de perda da noção do tempo que podem servir de âncoras para orientar os seus pensamentos para o presente. Você ficará ainda a saber implementar estratégias para potenciar o que tem de bom na vida e o que fazer para promover o seu futuro. Levará também o processo que permitir-lhe-á superar as suas memórias traumáticas e atribuir um novo significado aos acontecimentos que lhe infligem sofrimento.
“Lamentar uma dor passada, no presente, é criar outra dor e sofrer novamente.” - William Shakespeare
Nenhum comentário:
Postar um comentário