xmlns:b='http://www.google.com/2005/gml/b'xmlns:data='http://www.google.com/2005/gml/data' xmlns:expr='http://www.google.com/2005/gml/expr'> Vida Cristã: serão consumidos pela espada e pela fome

quinta-feira, 17 de março de 2016

serão consumidos pela espada e pela fome


serão consumidos pela espada e pela fome

Yirmeyahu/Jeremias  14:

A Palavra do SENHOR veio a Jeremias mais uma vez, só que desta vez a respeito da grande seca (Jr 14.1). Judá/Yahudah andava chorando, o versículo “fala” que as portas de Judá/Yahudah estão abandonadas e de luto, de modo que o clamor de Yahushalayim(Jerusalém) ia subindo(Jr 14.2). Se analisarmos o versículo 2 do capítulo 14 do livro de Jeremias(Yirmeyahu) brevemente, iremos notar que o versículo faz referência ao estado horrível de Judá, pois o povo de Judá estava sofrendo uma época muito difícil, tudo isso por causa de sua desobediência á YHWH (Leiamos: Yirmeyahu/Jeremias 2.6, 13, 16-17, 19, 21, 27-28, 32 e 35; 3.1-3; 4.14; 6.14-16 e 22; 7.24 e 26; 7.31 e 32; 8.7; 9.6; 10.3-6, 8-9, 14-15; 17.19-27; Ezequiel 23.1-49).

No versículo (3), vemos que os poderosos enviam os seus criados a buscar água, mas nem água eles acham, as cisternas ficam vazias e eles voltam com seus cântaros vazios, de modo que fiquem decepcionados e confusos de modo que cobrem a cabeça (Jr 14.3).
No livro de Yeshayahu(Isaías 3.6 e 7) amostra-nos a miséria de Yahudah, que é grande, o povo sofria das necessidades mais básicas. O versículo 4 fala que pelo fato de não ter havido chuva sobre a face da terra, os lavradores cobriam suas cabeças, decepcionados (Jr 14.4), se lermos o versículo (4), iremos notar que o SENHOR fechava o céu quando o povo não o obedecia, fechar o céu é um dos castigos de Deus sobre o povo de Judá. Leiamos Devarim (Deuteronômio 11.17):

"que a ira do SENHOR se acenda contra vós outros, e feche ele os céus, e não haja chuva, e a terra não dê a sua messe, e cedo sejais eliminados da boa terra que o YHWH vos dá.” (Devarim11.17).

O versículo de Devarim (11.17) prova que o ato do YHWH (SENHOR) fechar o céu é um castigo dEle para o povo de Israel, assim como vemos em Yirmeyahu (Jeremias 14.4) e assim como Jeremias (Yirmeyahu 3.3). O versículo seguinte fala que as cervas do campo têm as suas crias, mas as abandona, pois não há erva no campo (Jr 14.5), os olhos dos jumentos desfaleciam, pois não havia erva (Jr 14.6).Depois, Jeremias resolve fazer uma intercessão, ele fala que as maldades do “não meu povo (Lo-Ami)” testificam contra o próprio “Lo-Ami”, então Jeremias (Yirmeyahu) falou para o SENHOR agir por amor de Seu nome (Jr 14.7). 

Depois temos os versículos(8 e 9): “Ó Esperança de Israel e Redentor seu no tempo da angústia, por que serias como estrangeiro na terra e como viandante que se desvia para passar a noite? Por que serias como homem surpreendido, como valente que não pode salvar? Mas tu, ó YHWH SENHOR, estás em nosso meio, e somos chamados pelo tu nome; não nos desampares.”(Jeremias 14.8 e 9).
O povo de Israel gosta de andar errante e não detêm os pés, o SENHOR não se agradava de seu povo pois o seu povo fazia coisas erradas, porque o povo de Israel andava errante, é por isso que o YHWH (SENHOR) não se agrada do povo de Israel,o YHWH se lembrará das maldades de Israel e os punirá (Jr 14.10), O YHWH (SENHOR) se irou a tal ponto de falar para o profeta Yirmeyahu

não rogar para o bem do povo (Jr 14.11). YHWH disse que quando o povo de Israel jejuar, Ele não ouvirá o clamor do povo de Israel (Yisrael), o YHWH (SENHOR) disse que quando o povo de Israel trouxer seus holocaustos e suas ofertas de manjares, Ele não se agradará, pelo contrário, o YHWH (SENHOR) disse que Ele mesmo consumirá o povo pela espada, pela fome e pela peste (Jr 14.12). O Livro de Yechezkel(Ezequiel) fala muito sobre o juízo do YHWH (SENHOR) através da espada e da fome (Leiamos Ezequiel 5.12 e 16; 6.12). O YHWH (SENHOR) também fala que os sacrifícios de Israel eram inúteis (Leiamos Isaías 1.10-17).

A primeira intercessão de Jeremias foi rejeitada, então Jeremias orou uma segunda vez, ele disse que os profetas dizem que não há espada, mas há paz (assim como Jeremias 6.14), este foi o começo da oração(Jr 14.13). O YHWH (SENHOR) disse para Jeremias que os profetas profetizaram mentiras no nome de YHWH (Deus), o YHWH (SENHOR) não estava com estes falsos profetas que se dizem profetas, o  YHWH (SENHOR) não lhes ordenou que falassem nada, nem lhes deu visão (Jr 14.14). O interessante deste versículo é que os profetas tomavam o nome do SENHOR para falsidade, desobedecendo o mandamento do YHWH (SENHOR):

“Não tomeis o nome do YHWH (Senhor), teu Deus para falsidade”. 


Muitos provavelmente se perguntam:
O certo não é “não tomeis o nome do Senhor, seu Deus, em vão?”
Muitas Bíblias traduzem esta frase, mas no hebraico temos a expressão “LaShav”, “La” significa “para” e “Shav” significa “falsidade”, então a expressão “LaShav” significa “para falsidade” e não “em vão”, portanto, teriam que traduzir desta forma: “Não tomeis o nome do SENHOR, seu Deus, para falsidade”, que foi a prática dos falsos profetas de Israel (Jr 14.14). O SENHOR falou que consumirá os falsos profetas que profetizam que nem espada nem fome irá consumir a terra, o SENHOR falou que os profetas que falaram isto serão consumidos pela espada e pela fome (Jr 14.15), não haverá quem sepulte o povo de Jerusalém por causa da espada e da fome, não haverá quem os sepulte, pois o SENHOR derramará sobre eles a sua maldade (Jr 14.16). O SENHOR falou para Há Navi Yirmeyahu (o profeta Jeremias) falar para o povo que os olhos do SENHOR derramam lágrimas de dia e de noite, pois a virgem, filha do seu povo (virgem, filha de Sião/ Tzion ), está profundamente golpeada, com ferida mui dolorosa (Jr 14.17).

No campo havia mortos à espada, na cidade os debilitados pela fome, até os profetas e sacerdotes ficavam vagueando pela cidade e não sabiam para onde vão, como nos diz Jeremias (14.18).
Depois, o profeta Jeremias tentou orar pela terceira vez e descobrir se Deus iria ouvir a sua oração, Yirmeyahu (Jeremias) pergunta ao SENHOR se Ele rejeitou a Judá, se Ele aborreceu-se de Sião e o porquê que ele feriu ao seu povo. Jeremias disse que eles aguardavam a paz, mas o tempo era tempo de terror (Jr 14.19), depois vemos Jeremias falando para o YHWH (SENHOR) não rejeitar a eles por amor de Seu (do YHWH SENHOR) nome, Jeremias ficou implorando, ele falou para o SENHOR se lembrar e não anular a sua aliança com ele(Jr 14.20 e 21), o profeta Jeremias fala que se há entre os ídolos dos gentios algum que faça chover e perguntou se o céu de si mesmo pode fazer chover e ele perguntou: “Não és tu somente, ó YHWH , nosso Deus, o que fazes isto? Portanto, em ti esperamos, pois tu fazes todas estas coisas.”(Yirmeyahu/Jeremias 14.22).  


Nenhum comentário:

Postar um comentário

?????

Redes Sociail

..