Êxodo 18 - Paixão Pela Palavra | Pr. MAAS ®
Êxodo 18:1 - ¶ Ora Jetro, sacerdote de Midiã, sogro de Moisés, ouviu todas as coisas que Deus tinha feito a Moisés e a Israel seu povo, como o SENHOR tinha tirado a Israel do Egito.
Eu acredito que Êxodo 18 foi registrado na Escritura pensando no exaustivo trabalho dos ministros cristãos. O avanço do trabalho de evangelização dos povos multiplicou o rebanho do Senhor e seria impossível trabalharmos sem o apoio de cristãos piedosos, que amam a obra de Deus. Graças a Jetro, sogro de Moisés, encontramos um modelo bíblico de delegação de tarefas para o bem da comunidade. Após julgar as causas de todo o povo por um bom tempo, Moisés recebeu a orientação de seu sogro de separar líderes que atendessem porções menores da comunidade: dez, cinquenta, cem e mil. Desse modo, apenas as causas mais difíceis seriam tratadas por ele, dando mais rapidez e flexibilidade na gestão do povo.
Sobre o trabalho conjunto do líder com sua equipe de trabalho, deixo duas observações que são resultadas da minha experiência como membro de equipe e como líder de um corpo de obreiros. Aos membros de uma equipe de trabalho, abracem 100% a visão da sua liderança. Acredite que, em um contexto sério de trabalho, servindo a um líder piedoso, ele lhe apresentará aquilo que Deus tem mostrado a ele, porque Deus sabe que você pode ajudá-lo a cumprir essa convocação. Não atrapalhe a visão da liderança com sua visão particular. O líder chamado por Deus pondera muitas coisas antes de apresentar um projeto ou tomar uma decisão. Se ele buscar ajuda com a equipe, opine! Se ele não buscar, obedeça sua orientação! Aos líderes, deixo o que a experiência vem me mostrando a cada ano que passo à frente do rebanho: nosso maior desafio é organizar uma equipe que esteja conosco. Se um membro da equipe constantemente não apoia seus projetos, ore a Deus e o substitua. Não gaste energia com quem não compreende que o reino deve ser experimentado no contexto de uma submissão amorosa para com aqueles que Deus chamou para guiar o rebanho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário