xmlns:b='http://www.google.com/2005/gml/b'xmlns:data='http://www.google.com/2005/gml/data' xmlns:expr='http://www.google.com/2005/gml/expr'> Vida Cristã: Porque a vinha do SENHOR dos Exércitos é a casa de Israel

quinta-feira, 7 de julho de 2016

Porque a vinha do SENHOR dos Exércitos é a casa de Israel



Porque a vinha do SENHOR dos Exércitos é a casa de Israel



 PARTE 4     ISAÍAS 5:


Isaías 5.1-8: “Agora cantarei ao meu amado o cântico do meu querido a respeito da sua vinha. O meu amado tem uma vinha num outeiro fértil. E cercou-a, e limpando-a das pedras, plantou-a de excelentes vides; e edificou no meio dela uma torre, e também construiu nela um lagar; e esperava que desse uvas boas, porém deu uvas bravas. Agora, pois, ó moradores de Jerusalém, e homens de Judá, julgai, vos peço, entre mim e a minha vinha. Que mais se podia fazer à minha vinha, que eu lhe não tenha feito? Por  que, esperando eu que desse uvas boas, veio a dar uvas bravas?Agora, pois, vos farei saber o que eu hei de fazer à minha vinha: tirarei a sua sebe, para que sirva de pasto; derrubarei a sua parede, para que seja pisada; E a tornarei em deserto; não será podada nem cavada; porém crescerão nela sarças e espinheiros; e às nuvens darei ordem que não derramem chuva sobre ela.

Porque a vinha do SENHOR dos Exércitos é a casa de Israel, e os homens de Judá são a planta das suas delícias; e esperou que exercesse juízo, e eis aqui opressão; justiça, e eis aqui clamor.  Ai dos que ajuntam casa a casa, reúnem campo a campo, até que não haja mais lugar, e fiquem como únicos moradores no meio da terra!” (Yeshayahu/Isaías 5.1-8). O texto de Isaías (5.1-8) fala sobre a parábola da vinha má, nesta parábola, o SENHOR compara o povo de Jerusalém e de Judá com uma vinha má. O SENHOR compara ao povo de Jerusalém e de Judá como uma vinha má, ele fala que plantou uma vinha, mas teve como resultado “uvas bravas”, não foi por acaso que o SENHOR disse isto: “Que mais se podia fazer à minha vinha, que eu lhe não tenha feito? Por que, esperando eu que desse uvas boas, veio a dar uvas bravas?”. O versículo que eu pus, prova que o SENHOR escolheu Jerusalém e  Judá como povo, mas eles não andaram no caminho de YHWH (SENHOR), o Eterno não queria que seu povo fizesse isto, mas o povo fez coisas horríveis. Leiamos mais uma vez o texto de Isaías (5.1-8).

    ISRAEL, O POVO ELEITO

    Agora vamos “falar” sobre a eleição do povo de Israel. Então vamos “falar” resumidamente sobre a eleição do povo de Israel. Leiamos os seguintes versículos:

“Porque povo santo és ao SENHOR teu Deus; o SENHOR teu Deus te escolheu, para que lhe fosses o seu povo especial, de todos os povos que há sobre a terra.
O SENHOR não tomou prazer em vós, nem vos escolheu, porque a vossa multidão era mais do que a de todos os outros povos, pois vós éreis menos em número do que todos os povos;

Mas, porque o SENHOR YHWH vos amava, e para guardar o juramento que fizera a vossos pais, o SENHOR vos tirou com mão forte e vos resgatou da casa da servidão, da mão de Faraó, rei do Egito.”(Deuteronômio 7.6-8). Se analisarmos o texto de Deuteronômio (7.6-8), iremos notar que o SENHOR DEUS fala que o povo de Israel é um povo santo(kadosh) para o SENHOR Deus(UL), o SENHOR falou que o povo de Israel é um povo especial para ele, o interessante é que o SENHOR não tomou prazer no povo de Israel e nem os escolheu pela multidão, mas por que o SENHOR os amava, “Tão-somente o Senhor se agradou de teus pais para os amar; e a vós, descendência deles, escolheu, depois deles, de todos os povos como neste dia se vê.” e por causa do juramento que ele fez com os antepassados, foi por isto que o SENHOR tirou o povo de Israel com braço forte da terra do Egito(Deuteronômio 7.6-8). Eu deixei uma parte destacada com  a cor vermelha, esta parte prova que um dos motivos de Deus ter escolhido a Israel, um deles é por causa que o SENHOR jurou aos seus antepassados que iria abençoar a Israel, vamos falar de um destes antepassados, Abraão.

Abraão andou com Deus fez coisas que agradaram a Deus. O (SENHOR)  YHWH falou para Abrão sair da sua terra e da sua parentela e falou para ele ir para o lugar que Ele mostrar(Gênesis 12.1). Deus disse que Ele fará de Abrão uma grande nação e Ele disse que Abrão é uma benção (Gênesis 12.5). O SENHOR disse que abençoará os que abençoarem a Abrão e Ele(Deus) disse que amaldiçoará os que amaldiçoarem à Abrão (Gênesis 12.4). Abrão obedeceu e partiu de sua terra, cujo nome é Harã, Abrão tinha 75 anos quando partiu de Harã (Gênesis 12.4). Abrão partiu para a terra de Canaã, e para lá chegaram (Gênesis 12.5), atravessou a terra até Siquém, até ao carvalho de Moré (Gênesis 12.6), posteriormente, O SENHOR prometeu que Ele dará à descendência de Abrão esta terra(Gênesis 12.7). Abrão pôs a sua tenda ficando Betel ao ocidente, e Ai no Oriente, depois Abrão seguiu indo dali sempre para Noguebe (Gênesis 12.8 e 9).

YHWH (SENHOR) prometeu a terra de Canaã para Abrão (Gênesis 12.12-18). Em Gênesis (15.5 e 6) Deus fala para Abrão contar as estrelas que estão nós céus, “se é que o podes”, e Ele(DEUS) disse que assim será a posteridade de Abrão, Abrão creu no SENHOR e isso lhe foi creditado para justiça. Deus falou para Abrão que o Seu(O povo de Deus, Israel) será afligido por 400 anos e depois eles sairiam vitoriosos. A terra que Deus prometeu para Abrão vai do rio do Egito até ao grande rio Eufrates(Gênesis 15.13-18). O SENHOR mudou o nome de Abrão para “Abraão”, pois o SENHOR o constituiu por pai de numerosas nações(Gênesis 17.5). Deus falou para Abrão que o Seu(O povo de Deus, Israel) será afligido por 400 anos e depois eles sairiam vitoriosos.A terra que Deus prometeu para Abrão vai do rio do Egito até ao grande rio Eufrates(Gênesis 15.13-18).

“Falamos” sobre Abraão, dando um resumo: o YHWH (SENHOR) fez várias promessas sobre o povo de Israel, falou que Israel ficará por 400 anos no Egito e depois será liberto..., o SENHOR fez estas promessas porque Ele ama a Abraão. Por causa disto Israel é um povo eleito. “Falamos” sobre o chamamento do povo de Israel, agora vamos “falar” sobre Israel, um povo que se esqueceu do SENHOR, desta vez eu só botei os versículos que “falam” sobre o assunto, estes versículos nos revela sobre o fato do povo que o SENHOR separou se esquecer dEle, sobre os castigos do SENHOR sobre o povo de Israel e sobre alguns conselhos do Eterno:

“Uma terça parte de ti morrerá de peste, e se consumirá de fome no meio de ti; e outra terça parte cairá à espada em redor de ti; e a outra terça parte espalharei a todos os ventos, e desembainharei a espada atrás deles.” (Yechezkel/Ezequiel 5.12).

“Quando eu enviar as malignas flechas da fome contra eles, que servirão para destruição, as quais eu mandarei para vos destruir, então aumentarei a fome sobre vós, e vos quebrarei o sustento do pão.”(Ezequiel 5.16).

“Porém deixarei um remanescente, para que tenhais entre as nações alguns que escaparem da espada, quando fordes espalhados pelas terras. Então os que dentre vós escaparem se lembrarão de mim entre as nações para onde foram levados em cativeiro; porquanto me quebrantei por causa do seu coração corrompido, que se desviou de mim, e por causa dos seus olhos, que andaram se corrompendo após os seus ídolos; e terão nojo de si mesmos, por causa das maldades que fizeram em todas as suas abominações.”(Ezequiel 6.9 e 9).

YHWH (SENHOR) falou que os devastadores de Israel semearam trigo, mas colheram espinhos, falou que eles se cansaram sem nenhum proveito. O SENHOR falou que eles serão envergonhados de todos os seus frutos, por causa da ira do YHWH SENHOR (Jr 12.13).
A expressão: “Semear trigo e colher espinhos” significa “plantar” algo, mas ter como resultado algo mau, não temos como colhermos bom algo se não fizermos a vontade de Elohim.

“O ímpio faz obra falsa, mas para o que semeia justiça haverá galardão fiel.”(Provérbios 11.18). Então o SENHOR escolheu ao povo de Israel(Yisrael/Yashurum), mas o povo de Israel/Yisrael rejeitou ao SENHOR, isto fez com que o povo de Israel fosse castigado pelo SENHOR.
                                                                 
    A TEORIA DA SUBSTITUIÇÃO (DOUTRINA FALSA)

    Agora vamos “falar” sobre o povo de Israel, o povo que continua a ser o povo do SENHOR, muitas pessoas de algumas igrejas dizem que o SENHOR substituiu o seu povo, o povo de Israel pela igreja(igrejas formada por gentios), é óbvio que esta teoria é falsa! Mas existem muitas pessoas que não estudam a palavra do Eterno e se deixam levar por falsos ventos de doutrinas, porei um(1) versículo que fale que o Eterno não abandonou o seu povo, só um(1) é necessário:

 “Digo, pois: Porventura rejeitou Deus o seu povo? De modo nenhum; porque também eu sou israelita, da descendência de Abraão, da tribo de Benjamim. Deus não rejeitou o seu povo, que antes conheceu. Ou não sabeis o que a Escritura diz de Elias, como fala a Deus contra Israel, dizendo:”(Romanos 11.1-2). Dizer que o SENHOR abandonou a Israel é heresia! O SENHOR nunca abandonou a Israel. Vamos falar sobre como o SENHOR fará Efraim/Israel   e Judá ser um só povo do SENHOR, este é o plano do SENHOR. Precisamos saber que Israel era formado por 12 tribos, Israel se dividiu em Israel(10 tribos) e Judá(2 tribos), agora, o povo do SENHOR se esqueceu do SENHOR(mas temos um remanescente justo), o SENHOR irá unir Israel e Judá e eles serão um1(1) povo nas mãos de Deus:

“E há de ser que naquele dia o Senhor tornará a pôr a sua mão para adquirir outra vez o remanescente do seu povo, que for deixado, da Assíria, e do Egito, e de Patros, e da Etiópia, e de Elã, e de Sinar, e de Hamate, e das ilhas do mar. E levantará um estandarte entre as nações, e ajuntará os desterrados de Israel, e os dispersos de Judá congregará desde os quatro confins da terra. E afastar-se-á a inveja de Efraim, e os adversários de Judá serão desarraigados; Efraim não invejará a Judá, e Judá não oprimirá a Efraim.”(Isaías 11.11-13). Os versículos que lemos “falam” sobre quando Israel e Judá tornarem um(1) só povo nas mãos do SENHOR.

Isaías 5.9-30: “A meus ouvidos disse o SENHOR dos Exércitos: Em verdade que muitas casas ficarão desertas, e até as grandes e excelentes sem moradores. E dez jeiras de vinha não darão mais do que um bato; e um ômer de semente não dará mais do que um efa. Ai dos que se levantam pela manhã, e seguem a bebedice; e continuam até à noite, até que o vinho os esquente! E harpas e alaúdes, tamboris e gaitas, e vinho há nos seus banquetes; e não olham para a obra do SENHOR, nem consideram as obras das suas mãos. Portanto o meu povo será levado cativo, por falta de entendimento; e os seus nobres terão fome, e a sua multidão se secará de sede.

Portanto o inferno grandemente se alargou, e se abriu a sua boca desmesuradamente; e para lá descerão o seu esplendor, e a sua multidão, e a sua pompa, e os que entre eles se alegram. Então o plebeu se abaterá, e o nobre se humilhará; e os olhos dos altivos se humilharão. Porém o SENHOR dos Exércitos será exaltado em juízo; e Deus, o Santo, será santificado em justiça. Então os cordeiros pastarão como de costume, e os estranhos comerão dos lugares devastados pelos gordos. Ai dos que puxam a iniqüidade com cordas de vaidade, e o pecado com tirantes de carro! E dizem: Avie-se, e acabe a sua obra, para que a vejamos; e aproxime-se e venha o conselho do Santo de Israel, para que o conheçamos.

Ai dos que ao mal chamam bem, e ao bem mal; que fazem das trevas luz, e da luz trevas; e fazem do amargo doce, e do doce amargo!
Ai dos que são sábios a seus próprios olhos, e prudentes diante de si mesmos! Ai dos que são poderosos para beber vinho, e homens de poder para misturar bebida forte; Dos que justificam ao ímpio por suborno, e aos justos negam a justiça! Por isso, como a língua de fogo consome a palha, e o restolho se desfaz pela chama, assim será a sua raiz como podridão, e a sua flor se esvaecerá como pó; porquanto rejeitaram a lei do YHWH (SENHOR) dos Exércitos, e desprezaram a palavra do Santo de Israel.

Por isso se acendeu a ira do YHWH (SENHOR) contra o seu povo, e estendeu a sua mão contra ele, e o feriu, de modo que as montanhas tremeram, e os seus cadáveres se fizeram como lixo no meio das ruas; com tudo isto não tornou atrás a sua ira, mas a sua mão ainda está estendida. E ele arvorará o estandarte para as nações de longe, e lhes assobiará para que venham desde a extremidade da terra; e eis que virão apressurada e ligeiramente.   Não haverá entre eles cansado, nem quem tropece; ninguém tosquenejará nem dormirá; não se lhe desatará o cinto dos seus lombos, nem se lhe quebrará a correia dos seus sapatos.

As suas flechas serão agudas, e todos os seus arcos retesados; os cascos dos seus cavalos são reputados como pederneiras, e as rodas dos seus carros como redemoinho. O seu rugido será como o do leão; rugirão como filhos de leão; sim, rugirão e arrebatarão a presa, e a levarão, e não haverá quem a livre. E bramarão contra eles naquele dia, como o bramido do mar; então olharão para a terra, e eis que só verão trevas e ânsia, e a luz se escurecerá nos céus.”(Yeshayahu/Isaías 5.9-30). Meditemos em Isaías (5.9-30).

espero que tenham gostado desse estudo.
Paz e graça do pastor um simples Servo.

Compartilhe com os irmãos:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

?????

Redes Sociail

..