xmlns:b='http://www.google.com/2005/gml/b'xmlns:data='http://www.google.com/2005/gml/data' xmlns:expr='http://www.google.com/2005/gml/expr'> Vida Cristã: O BATISMO - Nascer de novo

sexta-feira, 26 de agosto de 2016

O BATISMO - Nascer de novo


O BATISMO - Nascer de novo - Primeira parte


Antes do inicio do ministério de Jesus, veio João O Batista pregando o batismo do arrependimento dizendo: arrependei-vos e sede cada um batizado para remissão dos pecados.No entanto e apesar dele mesmo batizar, anunciava que deveríamos crer naquele que viria após ele, o qual era maior do que ele, a saber, Jesus O Cristo.



Quando chega o momento preparado para o inicio do ministério de Jesus, sabendo Ele ser necessário passar pelo batismo como forma de receber o Espírito Santo, ele então se apresenta nas mediações do rio Jordão, pois sabia que ali João batizava os seus discípulos.

Mas quando Jesus adentra na água, João se nega a batizar dizendo que ele (João) é quem deveria ser batizado por Jesus. Mas Jesus diz que era necessário para que todas as coisas se cumprissem. Imediatamente João obedece e batiza Jesus no rio Jordão (Mateus 3:13-15).
O que muitos não sabem ou até mesmo ignoram, é que João era primo de Jesus e filho de Izabel, em cuja casa Maria mãe de Jesus permaneceu durante um período de sua gravidez. A Bíblia menciona a passagem demonstrando que quando Maria se aproxima de Izabel ambas grávidas, o bebê no ventre de Izabel movimenta-se rejubilando pela presença do Mestre que ainda sequer havia nascido (Lucas 1:41).

A UNÇÃO COM O ESPÍRITO SANTO

Após o batismo de Jesus, o Espírito Santo vem sobre Ele, Ungindo Jesus para o Ministério que devia ele cumprir aqui na terra. O Espírito Santo é o poder de Deus, é o complemento sem o qual não podemos fazer absolutamente nada. Nós necessitamos do Espírito Santo para tudo. Desde para crer em Deus e então receber Jesus em nossos corações, até toda caminhada cristã, culminando com o dia final da salvação de todo aquele que no Salvador crer, a saber, Jesus o Filho de Deus.

A Bíblia diz que todo aquele que crer e for batizado será salvo (Marcos 16:16). Assim, os discípulos de Jesus seguiram anunciando as boas novas, chamando ao arrependimento dos pecados e batizando os que criam no nome de Jesus Cristo. Jesus mesmo não batizava, mas os seus discípulos é que o faziam (João 4:1-2).


A palavra batismo tem um significado interessante e nos define claramente a necessidade do batismo.
Batismo é uma palavra que vem do grego “baptizein” e que significa “mergulhar“.

O mergulho nas águas é símbolo de purificação: ao sair da água, o batizado é outra pessoa.

Vamos ver então como isso funciona:

A produção de tecidos naquela época era feito em processos artesanais e depois de serem produzidas grandes peças cruas, as mesmas eram imersas em grandes tanques com as tintas nas cores que desejavam aplicar ao tecido. Quando aquele tecido cru, sem cor, era mergulhado no tanque e retirado, a cor contida no recipiente passava para o tecido, tornando-o vermelho ou azul, ou a cor escolhida, assim como desejasse aquele que batizava ou seja, mergulhava totalmente o tecido.

Isso quer dizer que é absolutamente necessário que aquele que é batizado adquira as características do batizador. Ora, quem foi batizado em Cristo revestiu-se das características de Cristo. Antes era cru e sem cor, mas agora tem as características de Jesus o Filho de Deus. Por isso o apostolo Paulo disse: "mas nós temos a mente de Cristo", assim, dentre a características que se adquire no batismo está o modo de pensar de Jesus.(1ª Corintios 2:16)

JESUS TIRA AS DÚVIDAS DE NICODEMOS
- (Príncipe fariseu)

A noite Nicodemos (metre da lei) foi visitar Jesus, visando aprender mais com o Mestre, a respeito do reino. mas Jesus logo lhe afirmou: "se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Jesus disse mais: “Em verdade eu te digo, quem não nascer da água e do Espírito Santo não poderá entrar no Reino de Deus. O que nasceu da carne é carne, e o que nasceu do Espírito é espírito. Não te maravilhes que tenha dito: necessário vos é nascer de novo.” (João Capítulo 3 Versos de 1 a 7) Este texto deixa tudo muito claro, além disso, as palavras de Jesus são a expressão da verdade.

Veja a análise deste texto anterior.

1 – Nascer da água

(O batismo nas águas por imersão – a pessoa tem que afundar todo o corpo dentro da água, nem um fio de cabelo vai ficar do lado de fora) quando o individuo afunda na água, ele então é revestido das características de Cristo e se torna apto para ser seu discípulo. Assim como na imersão em um tanque de tinta, o tecido adquire a cor presente no tanque, na passagem pelas águas do batismo aquele que crê adquire a presença, a chama do Espírito com as características daquele que o batizou, a saber: Jesus de Nazaré.

Quando você afunda na água você morre na semelhança da morte de Jesus, quando você sai da água você ressuscita na semelhança da ressurreição de Jesus, assim nos tornamos mortos para o pecado, mas vivo para DEUS.

2 – Nascer do Espírito

Quando você recebe o batismo pelo Espírito Santo os dons veem sobre você, mas é muito importante para aquele que almeja o batismo escolher quem vai impor as mão sobre ele, porque dependerá muito da unção de quem impõe a mão e da fé daquele que recebe.

Esta questão é básica. Se o indivíduo não tem o dom, não acontece nada e você fica frustrado. Por outro lado se você não crê, também não acontece nada e fica essa dúvida, a ponto de colocarmos Deus a prova. Será que isso foi só para a chamada igreja primitiva, aquela iniciada por Pedro, João, Paulo e os demais apóstolos, como dizem muitos?

Será que não é pra mim ou pra você?

Posso receber?

São muitas as dúvidas, que juntas com a ajuda do inimigo tentador, e alguns irmãos, pastores e líderes incrédulos que se dizem donos da verdade, os quais pertencem a um tipo de igreja que só tem reduzido de tamanho, enquanto outras estão em franco crescimento. Mas a verdade é que você não só pode receber, mas também precisa receber. Pois é o revestimento necessário para a vida Cristã em santidade.

UMA COMPARAÇÃO

Faço aqui a comparação com uma empresa que não tem estoque de mercadorias, não se renova com cursos e treinamento, não participa de eventos nos grandes centros, não reforma e renova suas instalações, que não estão abrindo filiais, que a iluminação está escura, que não se preocupa com a qualidade do atendimento ao cliente ou que não controla o pós venda avaliando a satisfação do cliente. Não vai durar muito tempo no mercado, está fadada ao insucesso. Tenha certeza, as igrejas são da mesma forma. Não estou falando de igrejas que se tornaram comércio, pois essas o Senhor as julgará, porque sabemos que muitas estão completamente desviadas da fé.

ACOMPANHANDO O MOVER DO ESPÍRITO

Mas falo aqui de acompanhar o mover do Espírito Santo. De atualizar, acompanhando o mover do Espírito. Ele move por toda terra e Ele está em toda parte. Uma coisa interessante sobre o Espírito Santo é que Ele dirige o corpo de Cristo no mundo inteiro com o mesmo tema de cada vez. Quando Ele libera a revelação ou um tipo de Dom ou um mover para a igreja, todo o corpo recebe a mesma orientação, o mover é sempre o mesmo. Quem ficar pra traz, ficou.

"Porque todos os que são guiados pelo Espírito de DEUS, esses são filhos de DEUS"
(Romanos 8:14)

Veja o mover de falar em línguas por exemplo, veio o mover que alcançou aqueles que creram, permanece até hoje, mas a sua ênfase já passou a muito tempo, à décadas, e até agora muita gente não sabe se falar em línguas é verdade ou se as pessoas que falam estão imitando.Isso é o maior absurdo que existe, é muita incredulidade, é desinformação ou não querer ouvir a voz do Espírito.

FINALIZANDO

Jesus Cristo é o Filho de Deus, sem o qual não somos nada, ou sem o qual, nada é nada, porque Deus Pai criou todas as coisas à partir de Jesus, através dEle (falarei sobre isso em outro Post), então, Ele mesmo, o próprio Jesus é quem disse as seguintes palavras: Em meu Nome falarão novas línguas (Marcos 16:17).

Jesus é Absolutamente poderoso para cumprir o que Ele disse!




A Bíblia diz: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

?????

Redes Sociail

..