xmlns:b='http://www.google.com/2005/gml/b'xmlns:data='http://www.google.com/2005/gml/data' xmlns:expr='http://www.google.com/2005/gml/expr'> Vida Cristã: POR QUE NÃO SERIA YESHUA /JESUS O REI MONTADO NUM JUMENTO?

segunda-feira, 1 de agosto de 2016

POR QUE NÃO SERIA YESHUA /JESUS O REI MONTADO NUM JUMENTO?

segue um comentário sucinto respondendo a sua pergunta acerca de ZACARIAS 9:9: 


POR QUE NÃO SERIA YESHUA /JESUS O REI MONTADO NUM JUMENTO ANUNCIADO EM ZACARIAS 9:9 ? 


ZACARIAS 9:9 Analisemos a passagem no hebraico:

ּגִׁ ילִׁי מְ אֹד בַת-צִׁ ּיֹון, הָ רִׁ יעִׁ י בַ ת יְרּושָ לַ ִׁם, הִׁ ּנֵה מַ לְכְֵך יָבֹוא לְָך, צַ דִׁ יק וְ נֹושָ ע הּוא; עָ נִׁי וְ רֹכֵב 
עַ ל-חֲ מֹור, וְ עַל-עַ יִׁר בֶן-אֲ תֹנֹות

“Alegra-te muito, filha de Sião, regozija-te, filha de Jerusalém, pois o teu rei virá a ti, justo e salvo, humilde e montado sobre um jumento, sobre um filho de  jumenta” 

Em primeiro lugar, podemos observar que os missionários, no afã de buscarem evidências para seu messias, tomam apenas um verso de todo um capítulo e simplesmente descartam o contexto todo! Os reis no oriente antigo eram proclamados sobre jumentos ou qualquer outra montaria. O que temos aqui é uma metáfora [figura de linguagem] usada para representar o Messias (segundo a exegese do Rashi) entrando triunfantemente na cidade de Jerusalém. Não é muito difícil de associar essa ideia ao que relata o novo testamento acerca de Jesus/Yeshua, como tendo executado isso, ou seja, os evangelhos relatam que ele teria entrado na cidade santa por uma de suas portas, sobe lombo de um animal de carga. 

Porém, há implicações maiores nesse texto do que um missionário poderia imaginar. Há um impedimento óbvio quanto àquilo que se prega acerca do messias cristão. Sabe-se que ele é visto como alguém cuja missão seria ‘salvar’, ser ele mesmo o agente da ‘salvação’ do homem. Porém, a cláusula final desse verso diz, “justo e salvo” – o termo ‘salvo’ (heb. nosha’) naturalmente contraria de forma nítida àquilo que se pretende em relação a Jesus/Yeshua. Analisando a  passagem em seu contexto natural, aqui o Messias não é ele mesmo o promotor da “salvação” do homem, mas sim, ele mesmo é objeto dessa “salvação” --- ele é “salvo”, ou seja, foi “salvo”, o que implica que ele como qualquer outro ser humano, depende dessa virtude que só cabe a Deus, a saber, ser a sua salvação, o seu socorro: “Eu sou o Senhor e fora de mim, não há salvador” (Isaías 43:11). 

O grande Maimônides nos diz em seu Mishne Torá (Leis dos Reis, 11,4) que o Messias “travará as guerras do Senhor” e obviamente, obterá vitórias contra os inimigos de Israel, será “salvo” nesse sentido. Só por isso, Jesus/Yeshua já poderia ser descartado como ‘protagonista’ desse cenário de Zacarias 9:9. Ele jamais travou guerra alguma a favor de Israel (antes, desprezou inúmeras vezes o povo judeu, e louvou o dominador romano). Da mesma forma, o novo testamento não concebe a ideia de que seu messias tivesse de ser ‘salvo’. Mas, ainda há mais a ser considerado. “E de Efraim destruirei os carros, e de Jerusalém os cavalos; e o arco de guerra será destruído, e ele anunciará paz aos gentios; e o seu domínio se estenderá de mar a mar, e desde o rio até às extremidades da terra” (Zacarias 9:10)

A menção a ‘Efraim’ nessa passagem é anacrônica. Nos dias de Zacarias, há muito o reino do norte (Israel/’Efraim’) já havia cessado, tendo sido levado ao exílio pelas mãos dos assírios (722 aEC). Mas, o fato é que o nome aparece nesse contexto para deixar claro que a antiga inimizade que havia desde a separação dos reinos, já não haverá mais nesses dias. Nos dias do Messias, Efraim e Judá estarão unificados, isso depois da conclusão do processo de ‘kibbutz galuyot’, a ‘colheita dos exilados’ – um processo amplamente elucidado por vários profetas, muito especialmente Isaías (11:13) e Ezequiel (37:16-22). Isso não ocorreu quando Jesus/Yeshua teria vivido. Muito pelo contrário. Os remanescentes do reino de Judá, os judeus, foram novamente exilados algumas décadas depois dos dias em que ele teria vivido. Novamente, ele não se enquadra nesse cenário e nesses requisitos de Zacarias 9:9-10.

Uma outra porção da passagem também desqualifica Jesus/Yeshua – “e ele anunciará paz aos gentios (=nações)”. Não vemos tal posição na pessoa do messias cristão. O que vemos é ele dizendo que não veio para trazer a paz, mas sim, a espada e a divisão (Mateus 10:34). A conclusão do verso diz, “seu domínio se estenderá de mar a mar” – naturalmente não é o que se vê acerca de Jesus/Yeshua, posto que ele jamais governou Israel (um requisito natural para o Messias que será ‘rei’ do seu povo) e tão pouco estendeu seu domínio político de ‘mar a mar’ como ocrrerá com o Ungido de Deus, quando ele finalmente chegar. Se o contexto aqui é de cunho político (lemos nessa porção de Zacarias muito sobre batalhas e guerras) por que deveríamos esperar que seu cumprimento fosse “espiritual”? Da mesma forma, se o exílio e a diáspora foram eventos reais, como poderíamos esperar que o retorno pudesse ser ‘espiritualizado’? De forma alguma. Não já lugar nesse contexto para o que se advoga acerca de Jesus/Yeshua.


É impossível de lermos este capítulo de Zacarias e deixarmos de perceber a união de Efraim e Judá em uma batalha muito específica que deveria ocorrer em algum tempo no futuro, em relação aos dias do próprio profeta: “Porque curvei Judá para mim, enchi com Efraim o arco; suscitarei a teus filhos, ó Sião, contra os teus filhos, ó Grécia! E pôr-te-ei, ó Sião, como a espada de um poderoso” [Zac 9:13] – Isso parece uma clara referência à revolta dos macabeus [heróis nacionais judeus] contra os exércitos gregos de Antíoco IV Epífanes que profanou o templo sagrado em 168 aEC.

Os judeus obtiveram uma grandiosa e milagrosa vitória sobre seus inimigos gregos --- note a precisão de Zacarias ao dar nome aos inimigos “teus filhos, ó Grécia!” --- se isso for assim, a palavra profética surgiu mais de 2 séculos antes que os tais eventos ocorressem. É provável que essa passagem seja uma alusão dupla – primeriamente, aos eventos da era dos macabeus e a prestigiosa vitória que se seguiu – algo que inspiraria e impactaria o imaginário popular acerca do que deveria tomar forma muito mais para o futuro, em relação ao que se esperava do Messias já naqueles tempos. Nada porém que possa ter-se cumprido, sequer de longe, na vida do messias cristão, como vimos nessa analise.


                                        Entrada Triunfal em Jerusalém



Mateus 21:1 Quando se aproximaram de Jerusalém e chegaram a Betfagé, ao monte das Oliveiras, enviou Jesus dois discípulos, dizendo-lhes:
Mateus 21:2 Ide à aldeia que aí está diante de vós e logo achareis presa uma jumenta e, com ela, um jumentinho. Desprendei-a e trazei-mos.
Mateus 21:3 E, se alguém vos disser alguma coisa, respondei-lhe que o Senhor precisa deles. E logo os enviará.
Mateus 21:4 Ora, isto aconteceu para se cumprir o que foi dito por intermédio do profeta:
Mateus 21:5 Dizei à filha de Sião: Eis aí te vem o teu Rei, humilde, montado em jumento, num jumentinho, cria de animal de carga.
Mateus 21:6 Indo os discípulos e tendo feito como Jesus lhes ordenara,
Mateus 21:7 trouxeram a jumenta e o jumentinho. Então, puseram em cima deles as suas vestes, e sobre elas Jesus montou.
Mateus 21:8 E a maior parte da multidão estendeu as suas vestes pelo caminho, e outros cortavam ramos de árvores, espalhando-os pela estrada.
Mateus 21:9 E as multidões, tanto as que o precediam como as que o seguiam, clamavam: Hosana ao Filho de Davi! Bendito o que vem em nome do Senhor! Hosana nas maiores alturas!
Mateus 21:10 E, entrando ele em Jerusalém, toda a cidade se alvoroçou, e perguntavam: Quem é este?

Entrada Triunfal em Jerusalém (2)



Mateus 21:1 Quando se aproximaram de Jerusalém e chegaram a Betfagé, ao monte das Oliveiras, enviou Jesus dois discípulos, dizendo-lhes:
Mateus 21:2 Ide à aldeia que aí está diante de vós e logo achareis presa uma jumenta e, com ela, um jumentinho. Desprendei-a e trazei-mos.
Mateus 21:3 E, se alguém vos disser alguma coisa, respondei-lhe que o Senhor precisa deles. E logo os enviará.
Mateus 21:4 Ora, isto aconteceu para se cumprir o que foi dito por intermédio do profeta:
Mateus 21:5 Dizei à filha de Sião: Eis aí te vem o teu Rei, humilde, montado em jumento, num jumentinho, cria de animal de carga.
Mateus 21:6 Indo os discípulos e tendo feito como Jesus lhes ordenara,
Mateus 21:7 trouxeram a jumenta e o jumentinho. Então, puseram em cima deles as suas vestes, e sobre elas Jesus montou.
Mateus 21:8 E a maior parte da multidão estendeu as suas vestes pelo caminho, e outros cortavam ramos de árvores, espalhando-os pela estrada.
Mateus 21:9 E as multidões, tanto as que o precediam como as que o seguiam, clamavam: Hosana ao Filho de Davi! Bendito o que vem em nome do Senhor! Hosana nas maiores alturas!
Mateus 21:10 E, entrando ele em Jerusalém, toda a cidade se alvoroçou, e perguntavam: Quem é este?




Mateus 21:1 Quando se aproximaram de Jerusalém e chegaram a Betfagé, ao monte das Oliveiras, enviou Jesus dois discípulos, dizendo-lhes:
Mateus 21:2 Ide à aldeia que aí está diante de vós e logo achareis presa uma jumenta e, com ela, um jumentinho. Desprendei-a e trazei-mos.
Mateus 21:3 E, se alguém vos disser alguma coisa, respondei-lhe que o Senhor precisa deles. E logo os enviará.
Mateus 21:4 Ora, isto aconteceu para se cumprir o que foi dito por intermédio do profeta:
Mateus 21:5 Dizei à filha de Sião: Eis aí te vem o teu Rei, humilde, montado em jumento, num jumentinho, cria de animal de carga.
Mateus 21:6 Indo os discípulos e tendo feito como Jesus lhes ordenara,
Mateus 21:7 trouxeram a jumenta e o jumentinho. Então, puseram em cima deles as suas vestes, e sobre elas Jesus montou.
Mateus 21:8 E a maior parte da multidão estendeu as suas vestes pelo caminho, e outros cortavam ramos de árvores, espalhando-os pela estrada.
Mateus 21:9 E as multidões, tanto as que o precediam como as que o seguiam, clamavam: Hosana ao Filho de Davi! Bendito o que vem em nome do Senhor! Hosana nas maiores alturas!
Mateus 21:10 E, entrando ele em Jerusalém, toda a cidade se alvoroçou, e perguntavam: Quem é este?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

?????

Redes Sociail

..