xmlns:b='http://www.google.com/2005/gml/b'xmlns:data='http://www.google.com/2005/gml/data' xmlns:expr='http://www.google.com/2005/gml/expr'> Vida Cristã: Por que Deus muda o nome de pessoas na Bíblia?

sexta-feira, 5 de maio de 2017

Por que Deus muda o nome de pessoas na Bíblia?

Por que Deus muda o nome de pessoas na Bíblia?


Postado, em #VocêPergunta




Você Pergunta: Eu sempre tive uma curiosidade de saber por que em muitos momentos Deus muda o nome de pessoas na Bíblia? Digo isso porque uma mudança de nome não é algo tão simples, implica muitas coisas, não é verdade? Qual seria o objetivo dessas mudanças de nomes que vemos na Bíblia?

Caro leitor, temos várias vezes mencionado na Bíblia essas mudanças de nome. Em algumas vezes podemos observar que o próprio Deus é quem muda o nome de algumas pessoas. Em outras vezes observamos que são pessoas que mudam os nomes das outras e até mesmo a própria pessoa prefere ser chamada por outro nome. Vejamos algumas informações importantes sobre isso.

Por que algumas pessoas na Bíblia tiveram seus nomes mudados por Deus?

A importância do nome na Bíblia

(1) Quando estudamos a Bíblia precisamos entender que as histórias ali contadas estão dentro de culturas bem diferentes das nossas. Dentro da cultura antiga, principalmente da cultura judaica, o nome era algo extremamente importante e significativo na vida da pessoa, da família e da sociedade. Ele não era apenas algo que nomeava uma pessoa e a diferenciava das demais. Os nomes podiam representar, por exemplo, situações em que uma pessoa ou parente passava. Veja o nome que Moisés dá ao seu filho quando estava fugido do Egito por ter sido jurado de morte pelo Faraó: “a qual deu à luz um filho, a quem ele chamou Gérson, porque disse: Sou peregrino em terra estranha” (Êxodo 2:22). O nome desse filho de Moisés retrata que naquele momento Moisés era um estrangeiro em outras terras. Veja, por exemplo, um dos filhos de Abraão com Lia: “De novo concebeu e deu à luz um filho; então, disse: Esta vez louvarei o SENHOR. E por isso lhe chamou Judá; e cessou de dar à luz” (Gênesis 29:35). Judá significa “louvado”.

Ou, às vezes, o nome representava homenagens a Deus ou características Dele que os pais queriam enaltecer. Alguns nomes bíblicos, por exemplo, têm significados interessantes: Rafael (Deus cura), Ezequiel (Deus fortalece), Emanuel (Deus conosco), Miguel (Aquele que é semelhante a Deus), etc.

Por que Deus mudou o nome de pessoas na Bíblia?

(2) Uma das coisas interessantes que observamos é que geralmente, quando Deus muda nomes de pessoas na Bíblia, é com o objetivo de apontar para mudanças na vida daquela pessoa ou no futuro dela. Podemos ver, por exemplo, que Deus muda o nome de Abrão para Abraão. Abrão significa algo como “antepassado famoso” (uma referência a alguém do passado dele) e Abraão significa “pai de uma multidão” (uma referência a promessa de Deus de fazer dele uma grande nação). Também temos a mudança do nome de Jacó (Aquele que segura o calcanhar) para Israel (O que luta com Deus). Temos também várias outras mudanças de nomes na Bíblia: Sara para Sarai (Gênesis 17:15-16). Simão para Pedro (Mateus 16:16-18). Oseias para Josué (Números 13:16).

(3) Em outros casos, Deus não mudou nomes, mas Ele mesmo atribuiu nomes a pessoas que nasciam. Veja o caso de Jesus, onde o próprio Deus orientou José sobre qual nome deveria ter o menino: “Ela dará à luz um filho e lhe porás o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo dos pecados deles” (Mateus 1:21). Jesus significa “Jeová é salvação”. Ou quando Ele disse que o primo de Jesus, deveria se chamar João: “Disse-lhe, porém, o anjo: Zacarias, não temas, porque a tua oração foi ouvida; e Isabel, tua mulher, te dará à luz um filho, a quem darás o nome de João” (Lucas 1:13).

Por que pessoas mudavam os nomes de outras?

(4) Não é somente Deus que muda nomes na Bíblia. Temos também o relato de outras mudanças de nomes, feitas por autoridades. Veja, por exemplo, que o nome de Daniel, Hananias, Misael e Azarias é mudado pelo chefe dos eunucos na Babilônia, onde eles se encontravam cativos: “O chefe dos eunucos lhes pôs outros nomes, a saber: a Daniel, o de Beltessazar; a Hananias, o de Sadraque; a Misael, o de Mesaque; e a Azarias, o de Abede-Nego” (Daniel 1:7). Geralmente essas mudanças serviam para retratar a nova vida da pessoa, ou para demonstrar poder de uma cultura sobre a outra, no caso da cultura babilônica sobre a cultura judaica, que tinha muitos nomes exaltando o Senhor e, claro, não agradava os babilônicos que adoravam a diversos deuses.

(5) Temos ainda o uso de nomes diferentes do de “batismo” por escolha da própria pessoa. Por exemplo, Saulo, que era um nome de origem hebraica e que apontava para o passado de Paulo como perseguidor da igreja de Cristo, foi sendo menos usado por ele, que preferiu usar o nome “Paulo”, um nome mais comum entre os gentios: “Todavia, Saulo, também chamado Paulo, cheio do Espírito Santo, fixando nele os olhos, disse…” (Atos 13:9).

(6) Para finalizar, ainda sobre a questão de Deus e os nomes, temos Deus dando nomes um tanto estranhos para crianças para fazer do nome delas algo profético, enviando uma mensagem para as pessoas. Por exemplo, veja o nome que Deus manda que Isaías coloque em um de seus filhos: “Fui ter com a profetisa; ela concebeu e deu à luz um filho. Então, me disse o SENHOR: Põe-lhe o nome de Rápido-Despojo-Presa-Segura” (Isaías 8:3). Veja ainda o nome que Deus manda que Oseias coloque em uma de suas filhas: “Tornou ela a conceber e deu à luz uma filha. Disse o SENHOR a Oseias: Põe-lhe o nome de Desfavorecida, porque eu não mais tornarei a favorecer a casa de Israel, para lhe perdoar” (Oseias 1:6).

Mais Estudos Bíblicos (clique para ver):

Nenhum comentário:

Postar um comentário

?????

Redes Sociail

..