O grande pregador britânico John Wesley (1703-1791) e seu irmão Charles (1707-1788) tiveram
Leitura do dia (para ler a Bíblia inteira em 1 ano): Tito 2; Jeremias 16; Salmo 126
Reflexão do dia: Provérbios 14.29
“O homem paciente dá prova de grande entendimento, mas o precipitado revela insensatez”.
O grande pregador britânico John Wesley (1703-1791) e seu irmão Charles (1707-1788) tiveram uma mãe cuja paciência era notável. Certa vez, seu marido a elogiou: “Eu admiro sua paciência! Por vinte vezes você falou a mesma coisa para as crianças”. Ela respondeu: “Se eu tivesse falado apenas dezenove vezes, teria perdido todo o meu trabalho”. Essa pequena história demonstra que essa mãe, Susanna Wesley, tinha um objetivo a cumprir e isso valia ser paciente e lançar sobre si mesma o custo do desgosto de ter sua palavra desobedecida quase tantas vezes quanto pronunciada.
Salomão chamaria essa mãe de sábia. Isso porque as Escrituras associam a paciência à sabedoria. Por isso, diz o rei sábio, “o homem paciente” demonstra em suas ações ter um “grande entendimento”. Isso não significa que ele não tenha impulsos, mas que não age movido por eles. Se entendimento o faz meditar sobre as consequências não apenas de uma ação impulsiva e precipitada, mas sobre várias outras possibilidades de ação. Ele avalia cada uma delas e, conhecedor da Palavra de Deus e do coração dos homens, toma a decisão correta em cada situação, evitando problemas e obtendo o que planejou. É claro que para avaliar tanta coisa é preciso tempo. Mas o homem paciente não apenas aproveita o tempo que tem como também estende esse tempo ao evitar a precipitação. Ele só age quando sabe o que esperar e quando tem certeza de estar fazendo o certo. Até lá, ele simplesmente espera.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh_0d0xD3vj6Fx7oeC10fKOS8liROxJR4M75QnPbrKMAF1BnYgBtO3whDcUJlcOZe3ZSKyoFQheTfCRJee0JpjStqpfwfUYN8Td5lCKrCcoGmscXX_WUeus1YQ2TtNcQNafG1iy-dFyug/s200/ultimopastor.png)
Quantos problemas seriam evitados com um pouco de paciência e reflexão! O homem tolo não liga para isso. Liga apenas para o que quer fazer no momento. Por isso, costuma perder muita coisa, bem diferente daquela mãe que sempre esperava um pouco mais a fim de obter o que planejou. Qual desses dois é você? E, mais importante: qual desses dois você quer ser daqui para frente?
Pr. Thomas T
Nenhum comentário:
Postar um comentário